Nós sabemos que as primeiras impressões são as que ficam e quando o assunto é varejo, elas podem significar a diferença entre um novo cliente e uma venda perdida – e é aqui que entra em tema o visual merchandising, o VM.
Primeiro que, a sua loja precisa estar consistentemente em jogo, à frete da concorrência, oferecendo a melhor apresentação dos seus produtos, em todos os momentos!
Para um varejista, isso significa ter uma estratégia de visual merchandising, e aqui vai um dado estatístico realmente impressionante!
Cerca de 80% dos primeiros estímulos humanos, são puramente visuais — o que apenas reforça a importância das técnicas de visual merchandising, em nosso dia a dia.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
O que é visual merchandising?
O visual merchandising é uma ferramenta do marketing que atua dentro da arquitetura comercial, organizando de forma especial toda a apresentação visual de uma loja ou ponto de venda.
Tudo isso, afim de se criar e estabelecer uma identidade própria e poderosa para uma marca. De maneira que a mesma possa influenciar a maneira que o cliente pode a vê, e tira suas conclusões.
Ao contrário do que a maioria pensa, o visual merchandising não está relacionada apenas à decoração em vitrine de lojas, ela envolve um todo, ou seja, toda a sua estrutura é analisada e organizada, a fim de tornar o ambiente propício para a compra.
Tendo em vista que é ali que o cliente pode vir a conhecer todos os seus produtos e compreender os diferenciais que eles oferecem.
As boas práticas de visual merchandising envolvem a realização de experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente – como é o caso dos espaços instagramáveis.
Podemos dizer que o visual merchandising abrange tudo, desde vitrines, exibições de produtos até sinalização na loja, fluxo de clientes, colaboradores, etc.
Afinal das contas, proporcionar uma experiência visualmente agradável é o primeiro passo para estabelecer uma conexão poderosa com os clientes que vieram ao seu estabelecimento.
Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design por exemplo, contamos um com equipe de especialistas em projetos de arquitetura comercial, com especialização em técnicas de visual merchandising.
E tudo isso pode auxiliar na gestão de negócios da sua empresa, tornando ela altamente lucrativa, ao invés de estagnar no mercado e futuramente fechar as portas.
Garantir um ROI positivo é extremamente importante para garantir o sucesso da sua empresa e a arquitetura comercial pode te auxiliar!
Elementos chave para aumentar suas vendas
Além de entender o que é visual merchandising, é de extrema importância que conheça os elementos chave (que fazem parte do VM), essenciais para aumentar significativamente as vendas do seu negócio!
Vários componentes entram em cena ao criar e organizar o visual merchandising, mas os elementos listados abaixo são indiscutivelmente os mais importantes da lista. São eles:
O ponto focal
O ponto focal é a parte, do foco, no qual você deseja que os seus clientes se concentrem. Normalmente é colocado ao nível dos olhos, ou um item (ou grupo de produtos), que você deseja que o público perceba.
Vamos para um exemplo prático: Digamos que você tenha uma loja de roupas e deseja exibir as novidades. Uma técnica de visual merchandising que você pode fazer é criar um look, em um manequim no centro da vitrine. Veja um exemplo:
Seu espaço
A quantidade de espaço entre um produto e outro, pode transmitir a sensação de grande volume.
E aqui vai outra dica: No varejo, o público em geral, tem o costume de comparar “espaços” como referência em “luxo”, e é por isso que é tão comum que marcas sofisticadas coloquem muito espaço entre as mercadorias ao exibi-las em suas lojas.
Enquanto isso, os varejistas de descontos e promoções, procuram encher suas prateleiras ou cabides com uma quantidade maior de produtos, deixando menos espaço entre os itens – tornando ágil e de fácil visualização.
Por isso, é de extrema importância que adeque um conceito a sua empresa, pois se você está tentando posicionar um item como único ou exclusivo, faz muito sentido colocar mais espaço em torno dele.
Iluminação
Quando usada corretamente, a iluminação comercial pode ajudar a chamar a atenção dos seus consumidores, para partes específicas, por exemplo!
Se você deseja destacar determinados produtos, colocá-los sob uma iluminação mais forte é uma boa estratégia de visual merchandising.
Além de aumentar a visibilidade do seu ponto comercial, uma boa iluminação proporciona maior satisfação ao consumidor, gerando a partir daí, mais lucro para os seus negócios.
Posicionamento
Os clientes tendem a procurar nas prateleiras o que está ao nível dos seus olhos, em sua grande maioria, também se concentrarão mais nas coisas que estão à sua frente, ao invés vez de olhar para os lados ou para trás de uma tela, por exemplo.
Por isso, é de extrema importância que conheça a sua persona e entenda como posicionar e organizar seus produtos de acordo.
Caso tenha ficado com dúvidas, você também pode bater um papo no whatsapp, com nossos arquitetos comerciais!
A visibilidade da marca
Até mesmo – e principalmente – o embrulho faz parte da entrega do seu produto. Seu cartão de visita, aquele mimo a mais para o cliente se sentir mais próximo à sua marca.
Tudo isso faz parte da visibilidade da sua empresa e já que estamos neste assunto, atente-se à importância da profissionalização – essencial para se sobressair no seu nicho!
E aqui vai uma dica de ouro para aumentar a visibilidade da sua marca: criar um cenário instagramável, um espaço instagramável ou até mesmo uma parede instagramável – o que melhor se adequar para o seu tipo de estabelecimento.
Além de aumentar a visibilidade, estes pontos instagramáveis garantem um excelente retorno de investimento, e caso queira saber mais sobre este assunto, é só chamar nossa equipe de especialistas no whatsapp que eles te explicam melhor!
Conclusão
Além de entender o que é visual merchandising, o intuito deste conteúdo foi te preparar para o mundo dos negócios, onde segundo dados, aproximadamente 600 mil negócios fecham as portas, por ano!
É imprescindível inovar, se atualizar e incorporar técnicas que irão aumentar a eficiência e capital da sua empresa. Como?! Você já ouviu falar no Método AFL?
O escritório Sarah Penido Arquitetura e Design desenvolveu uma metodologia onde une a atratividade, a funcionalidade e a lucratividade, a fim de que o seu negócio se torne expansível ou franqueadora. Já imaginou?!
Vem bater um papo com nossa equipe de especialistas e saiba mais!
Até a próxima!