Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Arquiteto Comercial: Qual é a sua diferença?

Desde que abrimos a Sarah Penido Arquitetura e Design, em 2015 escutamos essa pergunta: Mas o que é um arquiteto comercial? Qual é a diferença entre um arquiteto, para um arquiteto comercial?

Já parou para pensar que é sempre possível lucrar mais? Pois é!

Segundo dados realizado pelo nosso escritório de arquitetura, nossos clientes – após implantação do projeto arquitetônico – conseguem faturar até 70% a mais.

grafico-lucrativo-sobre-contratar-arquiteto-comercial
Gráfico demonstrativo em relação ao percentual de lucros após contratar arquiteto comercial

Não podemos deixar de lado o fato de maximizar, em grande escala, a força da sua marca, em seu segmento de mercado.

Quer saber mais sobre arquiteto comercial? Vem comigo que eu explico!

O que faz um Arquiteto Comercial?

Assim como outras áreas, como a medicina por exemplo, a arquitetura tem suas especializações, e uma delas é a Arquitetura Comercial.

Ouvindo centenas de empresários ao longo desses anos, o que mais ouvimos foi:

  • Vou gastar reformando minha loja? E se ela fechar em seguida? 
  • Em quanto tempo esse investimento vai se pagar? 
  • Mas reformar para quê, o que isso vai mudar nas minhas vendas?

A resposta é: Arquitetura Comercial!

O arquiteto comercial é o profissional especializado ,que além de trazer beleza e destaque ao seu negócio, ele faz isso com uma base de estudo, que verifica cada estratégia que deverá ser usada, e qual delas vai te trazer mais rendimento.

É sobre inteligência comercial aplicada ao seu negócio! Querem um exemplo?

Em 2022 reformamos a Flakes Brazil e não para por aí! Agora em 2023, estamos juntos, realizando seus mais novos projetos: A primeira loja conceito e a primeira fábrica.

arquiteto-comercial-estudo-de-caso-flakes-brazil-0011
Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
arquiteto-comercial-estudo-de-caso-flakes-brazil-0012
Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
arquiteto-comercial-estudo-de-caso-flakes-brazil-0010
Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

O arquiteto comercial sempre inicia seu projeto através de um estudo, que conta com o conhecimento da sua marca, história, público alvo, rotina de trabalho e onde você sonha em chegar.

Realizado esse estudo adotamos a metodologia mais adequada para seu caso. A estratégia escolhida vai variar de acordo com o objetivo que se quer chegar.

Qual a importância de arquiteto comercial?

Seus clientes encontram os produtos com facilidade? Seu estabelecimento está passando a mensagem correta da sua marca? Uma coisa é certa, arquitetura comercial te ajuda a não ter nenhuma dúvida.

Feito isso iniciamos a etapa de ideias, que é a parte mais prazerosa! É aqui que o empresário consegue visualizar a teoria se aliando à arte, e tornando seu sonho realidade.

Cada elemento de decoração, iluminação, posicionamento de layout é milimetricamente pensado para chegar ao resultado que programamos desde o início. Veja um exemplo:

arquiteto-comercial-estudo-de-caso-cantinaghiotto-012
Cantina Ghiotto Restaurante – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
arquiteto-comercial-estudo-de-caso-cantinaghiotto-010
Cantina Ghiotto Delivery – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Realizamos o Método AFL na Cantina Ghiotto, e enxergamos uma grande oportunidade para multiplicarem seus lucros e o resultado foi um sucesso! Quer mais detalhes? É só clicar neste link.

Quer conhecer melhor sobre o Método AFL aplicado pelo nosso escritório de arquitetura? Mais pra frente iremos abordar este tópico, mas antes é preciso mencionar alguns detalhes sobre esta etapa.

Também é muito importante discutirmos o valor ideal de investimento na obra, e avaliarmos qual será o up grade no faturamento após as modificações, para saber o tempo que o investimento irá se pagar.

Se prepare para o sucesso!

São estudos envolvendo seus produtos ou serviços, apresentação visual do seu estabelecimento e o perfil de clientes que vão ajudar a sua empresa a crescer, ao invés de fechar em seguida por falta de estratégia.

Essa inteligência estratégica também é arquitetura comercial! Repito: não é somente deixar seu projeto lindo. É deixar lindo, inovador e altamente lucrativo.

A ideia é que você seja surpreendido na velocidade que o investimento vai se pagar. Se prepare para o crescimento!

ATENÇÃO! Arquiteto comercial, além de todo o estudo e consultoria do seu negócio, deve possuir domínio e especialidade em normas e legislações que variam para cada setor, nesse artigo mostramos quais os tipos.

como-contratar-seu-projeto-de-arquitetura-banner-cta

Conheça nosso Método AFL

Nós sempre explicamos aos nossos clientes, que o projeto de arquitetura comercial do seu negócio, com o Método AFL é um trabalho feito a “quatro mãos”, porque a participação de quem gerencia o negócio é fundamental. 

O Método AFL engloba 17 passos, unindo a atração, funcionalidade e lucratividade para a sua empresa! Porque afinal, este é o seu sonho, é o que você quer proporcionar ao seu cliente, que está em jogo. Concorda comigo?

Todas as etapas que avançamos e explicamos de forma detalhada devem ser validadas e aprovadas pelo dono do negócio.

O projeto está aprovado? Hora de organizar a execução.

E por fim finalizamos com a entrega total do seu projeto, desde a etapa de estudo de caso, até o projeto executivo detalhado e a planilha de custos da sua obra. 

Voltando ao começo dessa conversa rapidamente: o projeto é desenhado em cima do orçamento que o cliente planejou para a execução. É para você tirar o seu sonho do papel o mais rápido que conseguir!

Agora que te mostramos como que a arquitetura comercial vai mudar suas vendas, vamos mostrar mais alguns diferenciais que um arquiteto comercial possui:

  • Preocupação com cumprimento e otimização de prazos de entrega. Muitas empresas já vêm nos procurar com pontos locados e com tempo de carência ou aluguel correndo. E nesse caso, tempo é dinheiro!
  • Toda tomada de decisão e sugestão apontada em projeto possui uma justificativa que irá impactar seu faturamento. A arquitetura comercial preza sim pelo belo, mas desde que seja funcional e traga lucro! Eu já falei sobre isso, não é? rsrs
  • Cuidado redobrado na averiguação e aplicação das normativas. Assim como você não pode perder tempo para abrir seu negócio, ele estar totalmente regularizado é tão importante quanto a agilidade. Imagina como pode ser prejudicial à saúde do seu negócio ter de suspender a operação para arrumar alguma norma da legislação que não está em dia. 
  • Habilidade de programar a execução do seu projeto em partes ou que seja realizada uma reforma sem precisar fechar o estabelecimento enquanto isso. Sim, nós temos esse super poder;
  • Priorizar o quesito de maior importância analisando: o ponto, disponibilidade de orçamento, resultado esperado e conceito da marca.
  • Por último e não menos importante, tenha sua obra e seu resultado sem imprevistos. Nada mais frustrante que gastar energia e investimento em algo que não sabemos qual retorno vai dar ou ele sairá diferente do esperado.
banner-arquitetura-comercial-2

Conclusão

Imagine seu empreendimento mal organizado para o fluxo de trabalho dos seus funcionários, não estruturado para receber seus fornecedores.

Imagine seus clientes não encontrando os produtos dentro da sua empresa. Ou o seu cliente ideal que não vai no seu estabelecimento porque a comunicação não atrai esse perfil de cliente. 

A consequência é o pior: seu faturamento danificado porque o espaço físico não conecta o diálogo entre produto/serviço, o conceito e os clientes.

Entre em contato com o nosso escritório para contratar um arquiteto comercial especializado no ramo do seu negócio!

Essa é a especialidade de um arquiteto comercial: planejar e acompanhar o processo de reforma ou construção para uma entrega sólida da sua marca.

Você está pronto para crescer? Fale com um especialista.

sarah-penido-arquitetura-e-design-sublinhado-preto-001

Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

banner-newsletter