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Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Análise de Concorrência: Como fazer, ferramentas e exemplos

Você deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise.

Essa frase resume de forma simples os vários amplos aspectos que envolvem uma análise de concorrência, e sua definição por si só, já é o suficiente para mostrar a sua importância.

Ao realizar uma análise de concorrência você não está analisando somente o tamanho do mercado, seus concorrentes, ou preços praticados e costumes do consumidor. Você começa a aprofundar e entender melhor o seu negócio.

Pois somente após saber bem: qual o seu conceito, o que você vende e seu público alvo, é que se pode estudar o mercado e mapear seus reais concorrentes.

Por isso trouxemos 6 valiosas dicas que vão te ajudar a entender melhor esse processo!

Sempre lembrando que para realizar uma análise de concorrência mais completa, principalmente quando exige uma mudança no seu design interno e externo, a Sarah Penido Arquitetura e Design está aqui para te ajudar!

Como fazer análise de concorrência?

Analisar o que seus concorrentes oferecem, como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes é imprescindível para maximizar de forma escalável a sua lucratividade.

E a partir de uma análise de concorrência bem elaborada, que será possível dar a sua empresa a exata noção de posicionamento no mercado perante as outras empresas.

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Mapa de Posicionamento de Mercado

Com isso, será possível o gestor identificar oportunidades ou, até mesmo, necessidades de melhorias que, muitas vezes, podem ser alcançadas simplesmente por meio de ajustes nas estratégias.

Pensando nisso, compilamos um tutorial, contextualizando passo a passo, como fazer e quais ferramentas de análise de concorrência podem te auxiliar neste processo.

Qual é o conceito da sua empresa? Quem é a sua persona?

Pensando na análise de concorrência, o primeiro passo para estruturar estratégias de crescimento é o autoconhecimento. Por isso, conheça a fundo a sua marca!

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Bella Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Psicocenter – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Remanso dos Lagos- Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Muitos casos acontecem, onde nossos clientes nos remetem indicações de concorrentes, que na verdade, ao realizarmos uma análise de concorrência, identificamos que estavam equivocados e o foco deveria ser outro.

Você precisa, em primeiro lugar:

  1. Entender qual é o conceito do seu negócio;
  2. Qual é a imagem que deseja passar ao seu público;
  3. Que tipo de venda você pretende realizar (consultiva, auto atendimento, recorrente, personalizada, etc.);
  4. Onde sua loja física está localizada;
  5. E por fim quem de fato é seu público alvo – sua persona.

Não adianta de nada, por exemplo, você que possui uma gelateria e realizar sua análise de concorrência, com um estabelecimento de sorvetes, fast food – tendo em vista que o público que frequenta cada lugar é completamente diferente.

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O que é Persona?

Comece com uma visão geral da concorrência

Após a etapa anterior, com as informações já coletadas, é possível realizar a análise de concorrência, identificá-los e estudá-los.

Veja se você deseja buscar por concorrentes locais ou nacionais. Feito isso, pense em um produto ou serviço que ofereça as soluções para o problema que sua empresa tenta resolver.

Liste brevemente o perfil dos seus concorrentes. Contendo:

  • A receita e a participação do mercado dessas empresas;
  • Seu porte e se possível mais informações de gestão, como número de colaboradores e etc.;
  • Descrição dos pontos fortes e fracos, a nível comparativo (análise SWOT);
  • Por fim, como essa empresa é vista pelos clientes.

E lembre-se! As avaliações online além de serem muito úteis a fim de otimizar a experiência do cliente, auxiliam na organização e metas de uma empresa.

Faça uma pesquisa de mercado

Essa é a etapa onde você identifica o tamanho do mercado, a região que você quer atender e o quantitativo de clientes a serem alcançados.

Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Entretanto, existem técnicas sistematizadas para pesquisa de mercado, e formas super práticas de observação no dia a dia da empresa – como é o caso do BI.

Na parte de levantamento de dados o SEBRAE é um excelente aliado, com expertise em micro e pequenas empresas, eles possuem uma grande quantidade de dados atualizados anualmente.

Já para pesquisas de consumidor e definição de alcance de pessoas, ferramentas de marketing são ideais. Nossa expert no assunto Sofia Cortegana sabe muito bem como implantar.

Desde o analítico do google, até o facebook, você consegue identificar o número de pessoas alcançadas e pode realizar campanhas para participação de enquetes, coletas de dados e informações. 

Tenha bem definido sua listagem de produtos

Como já falamos lá no início, o autoconhecimento é a ferramenta principal para o sucesso desse processo. Não adianta em nada você querer comprar seu negócio no mercado, sendo que ainda tem muitos aspectos não definidos.

Por isso a listagem de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa é um passo muito importante!

Nessa etapa você consegue analisar se essa oferta atende de forma efetiva as necessidades do seu cliente, ou se tem itens em excesso ou faltando nessa lista.

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Curva ABC – Crédito: Umov.me

Isso é fácil de observar na análise de curva ABC do seu negócio e também do ticket médio dos produtos ofertados em comparativo com o que tem mais e menos saída.

Feito isso você pode comprar com o que é oferecido e cobrado pela sua concorrência e qual estratégia utilizam para ter ou não sucesso nas vendas.

Resuma seus pontos fortes e fracos com uma análise SWOT

Análise SWOT por definição é uma ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação ou empresa, produto, indústria etc.

Explicando é uma estrutura para avaliar sua posição competitiva, listando seus principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

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Forças: As forças do seu negócio são os pontos fortes da sua operação — o que você melhor faz e aquilo em que se destaca.

Fraquezas: Já as fraquezas do negócio são aqueles fatores que o destacam negativamente. Aspectos em que você ainda não tem total controle e que configuram como desvantagens.

Oportunidades: As Oportunidades, elas podem vir justamente das suas fraquezas, coisas que você não controla, mas que pode aproveitar. Ou seja, brechas que podem ser capitalizadas de alguma forma.

Ameaças: As ameaças são fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar o seu negócio. Uma crise política, econômica, problemas pessoais e etc.

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⬆ Salve esta imagem para editar e realizar sua Análise SWOT (é só clicar no link, esperar a imagem abrir e salvá-la em seus dispositivo)

Mostre onde você se encaixa no cenário competitivo e quais são os seus diferenciais

Essa é a etapa final da análise de concorrência.

Após o levantamento e estudo de todos os dados anteriores você já tem informação o suficiente para saber o que te diferencia dos seus competidores.

E mais! Se esses diferenciais são fortes o suficiente para o consumidor decidir comprar de você e não de seu concorrente.

Casos esses diferenciais não estejam bem definidos ou não demonstram muita força, é hora de rever essa estratégia e ver o que pode ser aprimorado a fim de atender melhor às necessidades do mercado, e sair na frente dos demais!

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Ferramentas para análise de concorrência

Atualmente existem muitas ferramentas para realizar uma análise de concorrência com perfeição. Mas é preciso atenção e sem sombra de dúvidas, registrar todas as informações compiladas!

A primeira que iremos comentar é sobre como descobrir quem é a persona (cliente ideal) da sua empresa. Pois é a partir daqui que começa a sua análise de concorrência.

Ferramentas para descobrir sua persona

Vamos explorar duas vertentes sobre o assunto. E a primeira delas é O Fantástico Gerador de Personas da RD, em parceria com a RockContent – duas big empresas de marketing.

Nele é possível descobrir quem é a persona do seu negócio, respondendo algumas perguntas – essenciais – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito!

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Como encontrar a persona do seu negócio – Fonte: RD, RockContent

Outra alternativa bem simples é responder e anotar as seguintes questões:

  • Qual é a sua idade (média)?
  • Qual é o seu nível de escolaridade?
  • Qual é a sua ocupação (trabalha? estuda?)?
  • Qual é a sua renda média mensal?
  • Qual é o seu estado civil?
  • Possui filhos?
  • Onde moram (nível com base em cidades, estados, países)?
  • Com quem moram?
  • Área urbana ou rural?
  • Quais são os seus principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
  • Por quais assuntos mais se interessam?
  • Quais são as suas principais fontes de informação?
  • Quais as suas redes sociais mais utilizadas?
  • O que faz nas horas vagas?
  • Quem sua persona considera um influenciador nas suas decisões de compra? Ou quais meios de comunicação acessa antes de decidir uma compra?
  • O que faz, esta persona, escolher a sua empresa?
  • Qual problema essa persona enfrentou e que levou a lhes procurar?
  • Quais benefícios dos seus produtos e serviços?
  • Com que frequência você utiliza os produtos ou serviços?

Ferramentas para pesquisa de mercado

A fim de realizar uma pesquisa de mercado com eficiência, é essencial compilar informações dos mais diversos ambientes – redes sociais, website, loja virtual, etc.

Para compilar dados demográficos e de empresas recomendamos que utilize a base de informações do DataSebrae, onde será possível:

  • Conhecer e identificar a realidade das empresas;
  • Conhecer os perfis de quem está por trás das empresas;
  • Conhecer diversos temas relacionados à situação das empresas no Brasil.
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Estudo e Pesquisa de Mercado – Fonte: DataSebrae

Uma das estratégias mais eficientes para uma pesquisa de mercado de alta qualidade, é receber feedback diretamente dos seus consumidores – caso você já tenha aberto a sua empresa.

Para isso, você precisa conduzir questionários orientados a obter os dados que precisa.

O Google Forms, por exemplo, é uma das boas opções que possibilitam fazer pesquisas gratuitamente com seus clientes. Além da possibilidade de integração com o Looker Studio.

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Crie formulários e compile insights para Pesquisa de Mercado – Google Forms

Outra ferramenta para análise de concorrência que auxilia na pesquisa de mercado é o Google Analytics, Google Trends, o Meta Business Suite (Facebook/Instagram).

No geral, as plataformas de redes sociais já possuem um gerenciador em seu sistema que auxiliam na visualização e compilamento de dados e insights (clique sobre a imagem para ampliar).

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Google Analytics – Crédito: Neil Patel
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Google Trends – Crédito: Google News Initiative
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Google Trends – Crédito: Mundo Conectado

Já o Looker Studio (Google Inc.) é uma plataforma corporativa, com tecnologia BI. Excelente para gerenciar aplicativos de dados, realizar e incorporar análises, que auxiliam você a explorar e compartilhar insights em tempo real – gratuitamente.

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Business Intelligence (BI) – Fonte: Looker Studio

Ferramentas para análise de marketing digital

Quando falamos em análise de concorrência é preciso também, compilar informações sobre todo o seu “universo digital”. Pois somente assim será possível alcançar os resultados!

Uma das ferramentas para análise de marketing digital que recomendamos é a SemRush, pois nessa plataforma será possível:

  • Visualizar o tráfego orgânico;
  • Principais produtos ou serviços;
  • Market share;
  • Estratégia orgânica;
  • Táticas de anúncios pagos;
  • Conteúdos e redes sociais.
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Ferramenta para Análise de Concorrência no Marketing Digital – Fonte: SemRush

Outra ferramenta para análise de concorrência que também recomendamos é o Ahrefs – na minha opinião um dos melhores – que além de realizar uma análise perfeita da sua concorrência, possibilita ter controle sobre a “saúde do seu site”, DA, DR, etc.

Entretanto, a ferramenta para análise de concorrência da Ahrefs é paga – custando aproximadamente U$82/mês. As demais ferramentas são gra­tu­itas, como: recomen­dações téc­ni­cas de SEO, back­links, análise para verificar e monitorar seu website.

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Ferramenta para análise de concorrência no marketing digital – Fonte: Ahrefs

Conclusão

Pode parecer uma lista meio grande, mas como visto anteriormente, a análise de concorrentes compõem uma etapa vital para traçar o rumo comercial.

É mais que entender quais são os seus adversários e como estão se colocando no mercado.

É identificar e viabilizar que melhorias sejam adotadas, novas ações fortalecedoras sejam postas em prática, assim como ideias inovadoras para a empresa.

Para realizar uma análise de concorrência mais completa, principalmente quando exige uma mudança no seu design interno e externo, a Sarah Penido Arquitetura e Design está aqui para te ajudar!

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Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

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