Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Vitrine de Loja Pequena: 5 Técnicas de Merchandising Visual para você aplicar

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Projeto de Arquitetura MDS Uniformes – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Com certeza, você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica!”. Ela é responsável por abrir portas e gerar oportunidades e, quando se trata do seu negócio, não é diferente.

A vitrine é o primeiro espaço que os clientes veem na loja, podendo ser responsável por até 75% das decisões de compra,  segundo fontes do Sebrae. Ela funciona como um vendedor, atraindo clientes que não planejaram fazer uma compra e podem acabar comprando algo apenas por impulso.

A organização adequada dos espaços é essencial para criar uma boa atmosfera na loja e atrair clientes.

Um layout bem pensado, com técnicas de arquitetura comercial e merchandising visual, ajuda a agregar valor a uma marca, e é crucial para capturar e prender a atenção dos clientes.

Se você quer aprender como montar uma vitrine de loja pequena moderna, atrativa, estratégica, com técnicas de arquitetura comercial e visual merchandising, saiba que é possível. 

Então, continue a leitura porque preparamos algumas dicas com o intuito de tornar isso muito mais fácil!

Qual a função de uma vitrine de loja?

A função da vitrine de loja pequena, embora possa parecer óbvia, é criar uma conexão entre a loja e o cliente, pois é necessário que o cliente veja pessoalmente a mensagem que a empresa deseja transmitir. 

Para uma loja, a vitrine é uma forma de moldar sua imagem e reforçar sua identidade.

Os profissionais que projetam vitrines são chamados de vitrinistas, mas o trabalho também pode ser feito por outros profissionais com conhecimento em beleza e vendas, combinados para alcançar os resultados certos para o público-alvo do negócio.

Existem alguns tipos de vitrines:

Vitrine Fechada

Esta vitrine é separada da loja e os clientes só podem ter contato visual com o que está exposto ao lado de fora do estabelecimento. É um espaço que, muitas vezes, expõe os produtos mais caros da loja, considerando que apenas pessoas autorizadas podem acessá-los.

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Projeto de Arquitetura Sonho de Criança – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Vitrine Aberta

A vitrine não é separada do interior da loja, em vez disso, é completamente exposta. Isso exige que o interior da loja seja sempre bonito e atraente, pois o público tem contato com os produtos.

A exposição de itens de alto preço não é sugerida, pelo possível contato do público com as mercadorias, e eles precisam de manutenção extra devido ao contato e manejo do cliente com o produto.

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Projeto de Arquitetura Chocolá – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Vitrine de Esquina

O principal objetivo da vitrine de esquina é atrair o consumidor para a entrada da loja, proporcionando uma visão panorâmica. Ela pode ser aberta ou fechada.

Para a exposição de produtos nessas vitrines, é aconselhável focar a exposição nos cantos ou agrupá-los ao longo do espaço, permitindo que o consumidor percorra toda a sua extensão.

Vitrine interna

Uma loja especializada em pequenos itens, como joias, costuma usar este tipo de vitrine. O mostrador – mesa ou balcão comercial – onde se expõem objetos é um exemplo de vitrine, e geralmente é colocado ao nível dos olhos para permitir uma análise cuidadosa do produto.

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Projeto de Arquitetura Bioflora – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Para saber qual melhor se encaixa no seu negócio é recomendado a orientação de um profissional de arquitetura. Saiba mais em como contratar seu projeto de arquitetura.

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Mas afinal, o que uma vitrine de loja pequena precisa?

A atualização frequente da vitrine de loja pequena é importante, pois a percepção da novidade desperta a curiosidade do consumidor. 

Geralmente, as datas comemorativas e/ou eventos regionais definem o calendário temático de uma vitrine.

  1. A iluminação focada é uma ótima estratégia quando você quer agregar valor ao seu produto. No caso dos displays, eles podem ser dispostos para melhorar a composição. A iluminação focada também pode ser direcionada de forma mais geral. Luzes de néon, abajures e outros tipos de iluminação são soluções criativas para montar diferentes vitrines.
  2. É preciso se posicionar do ponto de vista do consumidor e tentar entender o que agrada o público-alvo e capta sua atenção. Por exemplo, a escolha de um tema para uma vitrine de loja pequena pode estar associada a uma festa ou evento da cidade. Independentemente do tema escolhido, o objetivo é chamar a atenção do consumidor para os seus produtos e serviços instalados na vitrine da loja.
  3. Surpreender o cliente é importante, por isso, busque sempre apresentar novidades. Nesse sentido, o planejamento cuidadoso da montagem das vitrines, ao longo do ano, ajuda a avaliar melhor o potencial de cada produto ou coleção de forma criativa e econômica.
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Projeto de Arquitetura Fórmula Certa – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Agora que você já sabe qual a função e os tipos de vitrine, precisa conhecer algumas técnicas para chamar a atenção do consumidor e algumas dicas para aumentar suas vendas através da vitrine de loja pequena.

Então, siga para o próximo tópico que separamos algumas recomendações para o ajudar nessa tarefa!

Como montar uma vitrine para chamar a atenção

Para montar uma vitrine de loja pequena atrativa que capte efetivamente a atenção dos consumidores e agrade os clientes, vale a pena investir num projeto focado no uso do espaço de forma estratégica – merchandising visual-, a fim de fortalecer sua marca.

Primeiramente, conheça a fundo o perfil do cliente do seu negócio. Isso será muito útil ao planejar a decoração da vitrine. Se você tiver informações precisas e atualizadas sobre seus clientes – incluindo idade, escolaridade, poder aquisitivo e estilo de vida – será mais fácil montar uma vitrine com temas relacionados às preferências do seu público.

O cliente sempre gosta de pensar em como a peça que está adquirindo pode atender melhor às suas necessidades. No caso de roupas e sapatos, por exemplo, ele vai querer experimentar antes de comprar.

Uma estratégia interessante e atraente de vitrine de loja pequena é fazer uma combinação de mercadorias, a fim de oferecer ao seu cliente mais motivos para comprar.

Para facilitar esse processo, você pode organizar a decoração da vitrine de forma que sugira as condições de uso do produto, dando ao cliente a oportunidade de ver facilmente como sua mercadoria irá atendê-lo.

Ao vender móveis, crie um espaço;

Ao vender roupas, crie um clima ou tema para despertar a imaginação do comprador.

“Regra dos terços” em vitrines

A “regra dos terços” que aprendemos na escola não é apenas sobre matemática. Também pode ser usado para decorar uma vitrine de loja pequena, criando um grande apelo visual.

Ao planejar uma exposição você pode combinar mercadorias em três peças, ou seja, insira três peças da mesma temática ou que combine, lado a lado, em vez de expor apenas uma peça.

Se você estiver fazendo uma decoração de vitrine em altura, coloque um produto na parte inferior, um no meio, e outro na parte superior. 

Esse arranjo atrai mais atenção, pois, nossos olhos estão acostumados a se movimentar e olhar os elementos ao nosso redor, a fim de buscar equilíbrio no que vemos.

É importante estar ciente da quantidade de informações com as quais você está trabalhando na vitrine de loja pequena. Muitas coisas e produtos juntos causam poluição visual e confundem potenciais compradores.

Considere a possibilidade de deixar alguns espaços vazios, para destacar os produtos selecionados. Uma mensagem clara é mais atraente do que um monte de produtos juntos.

Ah, e dá só uma olhada neste artigo de iluminação para restaurante que listamos aqui. Dá para aproveitar muitas dicas também…

Como melhorar uma vitrine de loja pequena?

Pequenos ajustes e detalhes já são o suficiente para fazer um grande diferencial em uma vitrine, principalmente em uma vitrine de loja pequena. 

Tenha em mente o produto que você quer destacar, um erro comum é pensar que você tem de expor tudo que possui em sua vitrine. O objetivo principal de uma vitrine é aguçar a curiosidade de um consumidor ao entrar na loja. Exposições confusas geram justamente o efeito contrário. 

Crie diferenças de níveis, o olho humano é atraído por elementos multidimensionais e criar diferentes níveis de exposição faz com que o consumidor passe mais tempo em frente a sua vitrine lendo a mensagem e objetos que está sendo exposto. Dessa forma a curiosidade e imaginação do cliente é instigada e faz com que ele imagine aquele produto sendo usado por ele.

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Projeto de Arquitetura ConstrutorShop – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Seja claro e transparente nas mensagens que se quer passar. A vitrine é um grande chamativo para o que está acontecendo no interior da loja, ou seja promoções, novas coleções, saldões, datas especiais e por assim vai. Mas ao anunciar qualquer item em uma vitrine de loja pequena, tem de se certificar que isso esteja sendo feito de forma correta. Erros como exibir o que não está disponível ou precificar de forma confusa ou não precificar, são práticas que afastam o consumidor.

E por último mantenha a organização e limpeza, isso garante com que a vitrine se torne clara, pouco poluída e consiga passar a mensagem necessária ao cliente. Que é a verdadeira finalidade de qualquer vitrine.

Se a sua intenção é buscar inspirações para sua vitrine de loja pequena ou projeto de arquitetura comercial, visitar o nosso Instagram ou explorar outras mídias, é uma excelente dica!

Potencializando suas vendas

Falando em organização, isso vai muito além somente da exposição de produtos. Para ter uma vitrine de loja pequena eficaz durante o ano todo, o primeiro passo é fazer um cronograma de vitrine para potencializar as datas mais importantes e saber com qual frequência essa vitrine será renovada.

Geralmente, as datas comemorativas auxiliam na criatividade e trazem uma temática para as vitrines. Entretanto, é indispensável o cuidado com a quantidade de informações com as quais se expõe, visto que podem causar uma poluição visual e afastar seu futuro consumidor.

Para a fidelização dos seus clientes é essencial que uma vitrine de loja pequena seja atualizada frequentemente, a fim de despertar a curiosidade e a vontade do cliente em consumir determinado produto. Uma vitrine de loja pequena desatualizada, passa a impressão de que o estabelecimento está sem novidade, o que gera o desinteresse do consumidor.

Conclusão

Gostou do post?

Agora que você já conhece as boas práticas na hora de montar a sua vitrine de loja pequena e sabe o que é preciso para obter resultados de sucesso, que tal entrar em contato com o escritório Sarah Penido Arquitetura e Design e conhecer a metodologia de trabalho da nossa empresa, como podemos contribuir no seu projeto de Arquitetura Comercial e Merchandising Visual e aumentar suas vendas?!

Conte com a Sarah Penido Arquitetura e Design e contrate agora seu projeto de arquitetura online.

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Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

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