Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Arquitetura Comercial que proporciona experiências únicas!

Existem 7 pontos de atenção que diferem sobre o faturamento da sua empresa que em muitos casos são deixados para “escanteio” – e que provavelmente nunca ninguém te contou.

A partir da análise de sete pontos essenciais, desde a concorrência até a criação de pontos Instagramáveis, este artigo apresenta um guia abrangente sobre como a arquitetura comercial, alinhada com marketing, vendas e tecnologia, pode fortalecer a identidade visual e impulsionar o faturamento de qualquer empresa.

Se você busca prosperidade e sucesso para o seu negócio, mergulhe nos tópicos abordados, compreenda a relevância dos projetos de arquitetura comercial para a trajetória vitoriosa da sua empresa.

SEMPRE! Porque sempre é possível otimizar o espaço para faturar mais! E com a arquitetura comercial auxiliando nas estratégias da sua empresa, essa realidade pode estar mais perto do que você imagina.

Mas, quando é realmente necessário contratar um profissional de arquitetura comercial e, principalmente, quanto custa?

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Franquia Bob’s – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Seu objetivo é alcançar uma melhor lucratividade, prosperar e alcançar o tão sonhado sucesso, certo? Imagine, por exemplo, transformar cada metro² em espaço funcional, melhorando a experiência do cliente? 

É com estudos sobre o seu negócio que a arquitetura comercial auxilia a fortalecer a identidade visual e o caixa da sua empresa – focando na funcionalidade do espaço e experiência do cliente.

Quer entender melhor como a arquitetura comercial pode aumentar o faturamento da sua empresa entre 30% – 50%? Confira as dicas e observe os relatos!

7 Pontos de atenção onde a Arquitetura Comercial beneficia sua empresa

Primeiramente é importante que saiba que a arquitetura comercial – bem como outras vertentes da área – são alinhados com o marketing, vendas, tecnologia da informação, entre outros inúmeros departamentos.

Isso porque, para alcançar o tão sonhado sucesso – assim como as grandes empresas. Lembra sobre os “pontos cegos”? E a identidade visual? Pois é! Todas as partes integram o seu negócio!

Análise de concorrência

A análise de concorrência permite criar estratégias e implementar mudanças que serão capazes de: 

  • Aumentar as vendas; 
  • Impulsionar o faturamento; 
  • Posicionar melhor a sua marca em um determinado nicho de mercado.

E para uma arquitetura comercial bem elaborada, é essencial que a análise de concorrência seja levantada!

Recebemos muitos empresários que acabam se equivocando em que de fato é seu concorrente. 

Erro comum! Porque muitas vezes confundimos uma empresa que espelhamos, como um concorrente nosso – o que é totalmente diferente.

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Arquitetura Comercial – Panificadora Bruna – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Através da análise de concorrência, conseguimos identificar com o estudo da sua curva abc e estudo de listagem de produtos e serviços quem é de fato seu público-alvo

E com isso quem são seus reais concorrentes!

O escritório de arquitetura comercial, Sarah Penido Arquitetura e Design, vai em busca dessas informações, a fim de otimizar e escalonar as suas oportunidades de negócio. 

Porque afinal, tudo está integrado e a ideia é valorizar cada metro².  Mas como?

Fluxograma

Dentro da arquitetura comercial, um fluxograma possui a função de ilustrar as etapas, sequências e decisões de uma empresa ou de um fluxo de trabalho, por exemplo. 

Essa identificação é essencial para otimizar a distribuição de esforço realizada e, portanto, economizar gastos desnecessários.

O fluxograma é o estudo do percurso que tanto seu cliente como seus colaboradores fazem dentro do seu estabelecimento físico

E acredite! Um fluxo correto de pessoas dentro do seu negócio faz a diferença entre vender mais e menos no final do mês.

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Arquitetura Comercial – Panificadora Bruna – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Fluxo de colaboradores

O fluxo de colaboradores é um estudo realizado pela arquitetura comercial, onde analisa o caminho que seu colaborador percorre dentro do estabelecimento, enquanto realiza sua função.

Através desse estudo aliado à análise do seu layout, conseguimos ver os pontos de conflitos e também as falhas na disposição do mesmo.

Acredito que fazer os ajustes necessários faz com que você otimize seu time e corte gastos com excesso de mão de obra ou processos que não dão certo. 

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Arquitetura Comercial – Panificadora Bruna – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Fluxo do cliente

O fluxo do cliente é o estudo realizado para identificar os caminhos que um cliente realiza dentro do seu estabelecimento.

É neste ponto onde, por exemplo, o nosso escritório de arquitetura comercial, Sarah Penido Arquitetura e Design, estuda pontos estratégicos para impulsionar a venda de um produto ou serviço.

Acredite! Isso faz toda a diferença. Entenda como:

Dentro do estudo do fluxo do cliente é importante pautar dois pontos. São eles:

  • Visual Merchandising;
  • Sinalização/Setorização.

Visual merchandising

O visual merchandising é uma prática de marketing – dentro da arquitetura comercial – que utiliza o estudo de elaboração de layout, exposição de produtos, a iluminação, as cores, os displays, a tecnologia e outros elementos, a fim de atrair a atenção do cliente. 

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Projeto Arquitetônico com foco no Visual Merchandising – ConstrutorShop – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

É uma estratégia de varejo poderosa, porque o objetivo é utilizar o espaço para gerar mais vendas, destacando a loja e atraindo compradores. 

Você sabia que existe um cálculo de vendas por m²? Lembra que te falei dos “pontos cegos”? Sobre  estar tudo integrado? 

Você provavelmente está deixando dinheiro na mesa, por não expor seus produtos da forma correta!

Basicamente o visual merchandising atua sobre quatro áreas distintas que, ao serem integradas alcançam excelentes resultados – confira no final os estudos de caso!

  • Exterior: Fachadas, entradas, vitrines e marquises;
  • Layout: Espaço de venda, espaço do pessoal e espaço do merchandising
  • Interior: Design da loja como revestimentos de pisos e paredes, luminárias e iluminação, etc.;
  • Expositor: Exposição e destaque de produtos e serviços.
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Arquitetura Comercial aliado ao Visual Merchandising – Belle Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Arquitetura Comercial aliado ao Visual Merchandising – Belle Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

O visual merchandising cria a identidade da marca e quando alinhada com a arquitetura comercial, deixa o espaço físico pronto para o seu negócio funcionar.

E não para por aí! 

Existem inúmeros detalhes que somente um profissional de arquitetura comercial pode identificar como: quais produtos em cada prateleira e porquê, iluminação para produtos e iluminação para alimentos…

Uma infinidade de detalhes que devem ser pensados com extrema cautela e atenção! Já ajudamos mais de 500 empresas a faturar mais a partir da arquitetura comercial. 

Nesse case criamos uma estratégia de visual merchandising. As mudanças na loja aumentaram em 70% a lucratividade do negócio.

Case de Sucesso: Palácio das Bicicletas

Sinalização/Setorização

Apesar de serem dois estudos distintos, eles são complementares. Ou seja, um depende do outro. 

Deve sempre iniciar pela setorização do seu estabelecimento. Feito isso o arquiteto já consegue ver os pontos adequados para colocar, placas ou indicações de sinalização.

Estabelecer uma comunicação visual direta e objetiva é essencial para todo tipo de estabelecimento.

Isso porque, por mais que o cliente vá até um estabelecimento, em busca de um atendimento personalizado, ele está sempre em busca de uma sensação de “autonomia”.

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Setorização e sinalização – Mercado José – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Setorização e sinalização – Mercado José – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Acredito eu que ninguém gosta de entrar em um local e se sentir totalmente perdido, não é mesmo? 

Pois é! Essa sensação de “confusão” acaba gerando ansiedade e a primeira reação de um cliente, no caso, seria de ir embora.

Exemplo: Entrar em um estabelecimento pela primeira vez nos faz criar um mapa mental para que foquemos em nossos objetivos para com aquele local.

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Setorização e sinalização para Lojas – Ita Casa – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Setorização e sinalização para Lojas – Ita Casa – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Setorização e sinalização para Lojas – Ita Casa – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Nosso escritório de arquitetura comercial prioriza pontos de atenção, a fim de que o cliente possa identificar o caminho desejado, criar sua própria experiência, de maneira clara. 

É sobre guiar o seu cliente ao produto que ele quer, mas também ao que seu negócio quer oferecer ao cliente.

Passando muito mais tempo do que o planejado, neste local, e em sua grande maioria, realizando mais compras ou fazendo planos para comprar no futuro.

Pontos instagramáveis

Criar estímulos para que os clientes sintam-se atraídos para o seu estabelecimento é essencial e é exatamente esta a principal função de um ponto instagramável.

O termo instagramável pode ser caracterizado como algo visualmente atrativo e interessante – podendo ser atribuído em paredes instagramáveis, espaços instagramáveis, e por aí vaí…

A realidade mudou e empresas que não se adaptarem às tendências, podem ficar estagnadas ou acabarem fechando suas portas.

E amamos esse assunto! 

O essencial é que haja integração do seu ponto instagramável com a sua identidade de marca. Bora ver um “montão” de fotos do seu estabelecimento nas redes sociais dos seus clientes?

Vejam por exemplo, como nosso escritório de arquitetura comercial conseguiu criar 5 pontos instagramáveis para a Confeitaria Flakes Brazil, que se alinhem com a proposta da empresa.

+Que tipo de experiência você está promovendo para seu cliente? 

Hoje em dia, com a facilidade de compra que o online nos oferece – o que você quiser e no conforto de sua casa – os estabelecimentos físicos precisam se atentar em oferecer experiências únicas aos seus clientes.

Você sabe o que te torna diferente ou melhor que seus concorrentes, mas como você mostra isso ao seu cliente?

Escritório de Arquitetura Comercial: Sarah Penido Arquitetura e Design

Vamos supor que você empreendedor queira otimizar seu negócio, espaço, e ainda aumentar sua lucratividade, com base em uma estratégia otimizada.

Confira algumas análises essenciais que nosso escritório de arquitetura comercial irá providenciar:

  • O público-alvo: Segmentação de clientes que seu estabelecimento possui;
  • A sua localidade: Sua cidade, área do estabelecimento, clima;
  • O seu ambiente: Todas as áreas do seu estabelecimento;
  • Exposição de produtos/serviços: Com base no fluxograma e fluxo de clientes;
  • Fluxograma: Identificar falhas e oportunidades para o seu negócio;
  • Fluxo do Cliente: Identificar jornada do cliente para maior influência de compra;
  • Visual Merchandising: Otimizar espaço, layout e design de forma estratégica para o seu negócio;
  • Sinalização/Setorização: Facilitar mapa mental do cliente ao entrar no seu estabelecimento;
  • Pontos Instagramáveis: Fortalecer sua marca e aumentar engajamento de clientes dentro do seu estabelecimento;
  • Seu ticket-médio: Valor médio de vendas para analisar oportunidades e incrementar as melhores estratégias; 
  • Curva ABC: Elencar os dados com base em seu grau de importância;
  • entre outros detalhes específicos que você pode conferir em nosso artigo ou entrando em contato com um de nossos consultores.
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Além disso, realizamos uma reunião para levantarmos todas as suas necessidades normativas. 

Partimos para uma proposta de layout, com referências de inúmeros estilos arquitetônicos, baseados na sua identidade de marca e inspirações que viu e queira comentar.

Perceberam quantos detalhes podem ser deixados de lado sem um profissional que realmente se preocupe em alcançar o sucesso da sua empresa?

Estudo de Caso: Cantina Ghiotto

Além de atender para três lojas do Fábio, o escritório Sarah Penido Arquitetura e Design realizou o projeto arquitetônico da Cantina Ghiotto.

Situada na cidade Manaus – Amazonas, a Cantina Ghiotto que antes era uma pizzaria tradicional, hoje se tornou uma franquia de sucesso!

Tudo começou com um projeto arquitetônico para reforma comercial da sua pizzaria.

Após estudo realizado pelo nosso escritório de arquitetura comercial, foi possível observar uma oportunidade de lucrar ainda mais.

A pizzaria possuía um amplo, melhorou seu aproveitamento e otimização, a fim de que gerasse mais vendas, além de criar uma experiência única para seus clientes!

Resultado: Dois ambientes foram criados, sendo um deles um espaço para pizzaria delivery, onde os clientes montam sua própria pizza.

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Arquitetura Comercial da Cantina Ghiotto Delivey – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Arquitetura Comercial da Cantina Ghiotto Delivery – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

E um espaço de pizzaria, estilo pub, onde os clientes poderiam ir para degustar os diversos sabores, montar sua pizza e até mesmo, curtir um happy hour.

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Cantina Ghiotto Pizzaria – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Cantina Ghiotto Pizzaria – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Três meses após a realização do projeto arquitetônico, recebemos uma mensagem incrível dizendo que seus lucros aumentaram em mais de 50%.

Mais duas pizzarias delivery foram abertas e o início de um sonho está apenas começando! O projeto da fábrica Cantina Ghiotto vem por aí, e as franquias já estão disponíveis no mercado.

Considerações finais sobre projetos de arquitetura comercial

Conseguiu perceber como a arquitetura comercial é de extrema importância para aumentar a lucratividade da sua empresa?

Você hoje, por exemplo, consegue imaginar quais são os caminhos para aumentar expressivamente seus lucros em mais de 50% em três meses?!

Vem bater um papo com nossos especialistas e entenda como você pode alcançar o tão sonhado sucesso!

Até a próxima!

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Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

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