Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Decoração para Loja Instagramável + Visual Merchandising

Com certeza você já ouviu por aí, sobre o espaço instagramável! Mas e sobre a decoração para loja, totalmente, instagramável? Quantas você conhece?

Mas antes de tudo, vamos para uma pergunta chave para começarmos a ver os exemplos e técnicas de visual merchandising. Primeiro de tudo é imprescindível que faça um estudo sobre a sua empresa.

Conheça afundo o seu core-business, objetivos e metas. Afinal de contas, tornar-se uma loja conceito, não acontece do dia para a noite! É necessário planejamento, organização e muita vontade.

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Decoração para Loja de Materiais de Construção – ConstrutorShop – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Conte com a ajuda de profissionais que sejam especialistas em projetos comerciais, e que possam te trazem um excelente retorno de investimento.

Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design, desenvolvemos o Método AFL para aumentar a atratividade, funcionalidade e lucratividade da sua empresa.

Tornando o seu sonho em realidade e tornando possível, aumentar sua lucratividade em até 50% – conheça nossos estudos de caso.

Ok! Voltando para o tema em decoração para loja, trouxemos tendências e cenários instagramáveis que estão aumentando o número de vendas e otimizando os produtos em exposição – sem deixar de lado a funcionalidade do ambiente!

Decoração para Loja Instagramável

Os pontos instagramáveis estão por todas as partes e além de serem excelentes para renderem boas fotos, são incríveis para fazer seu consumidor ficar horas e horas explorando todos os seus produtos.

Criar um cenário instagramável, hoje em dia, faz parte das grandes empresas, dos mais diversos segmentos de atuação! Por exemplo…

Vamos falar sobre decoração para loja de cosméticos. Veja no projeto abaixo, como o nosso escritório, conseguiu trazer para a Bella Femme, um conceito exclusivo, atrativo e funcional, sem deixar de lado o fator lucratividade, onde o visual merchandising foi aplicado, com a intenção de promover mais vendas!

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Decoração para Loja de Cosméticos – Bella Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Loja de Cosméticos – Bella Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Fazer o consumidor passar horas e horas explorando a decoração para loja é uma tarefa do visual merchandising que vamos abordar um pouco mais à frente.

Mas por enquanto, notem como é possível levar o seu cliente até o final do corredor, criando, por exemplo, um cenário instagramável para lojas, onde possa ser alinhado o atrativo com o branding.

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Decoração para Loja de Materiais de Construção – Ita Casa Nova – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Loja de Materiais de Construção – Ita Casa Nova – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Caso a sua loja seja grande, não esqueça de atribuir fatores como a sinalização e a setorização para garantir uma excelente experiência de compra para o seu cliente!

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Mercado José – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Mercado José – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Agora, se a sua decoração para loja, comporta apenas um espeço médio ou pequeno. Confira como trouxemos a atratividade da identidade visual, a funcionalidade do espaço e a exposição das peças.

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Decoração para Loja – Madame Zen – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Loja – Madame Zen – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Utilize o Visual Merchandising à favor da sua loja

De forma resumida, o visual merchandising é a ação que une plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente, com a intenção de te fazer vender mais!

Uma estratégia de visual merchandising eficiente, procura transformar o processo de compra na melhor experiência de marca possível, para gerar vendas futuras e principalmente, fidelização.

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Para te auxiliar de maneira simples, compilamos uma regrinha com 8 passos:

1. Utilize a regra de três

Para exibir os produtos no PDV, a regra de três é uma das técnicas mais interessantes para o visual merchandising e claro, decoração para loja que você está investindo.

Trata-se da organização dos nichos de exposição, com conjuntos de três peças.

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Decoração para Loja – Chocolá – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

E aqui vai uma curiosidade: Nossos olhos estão propensos a perceberem o movimento. Por isso, quando os produtos aparecem estáticos e simétricos, as pessoas tendem a dar menos atenção.

Na hora de empilhar produtos ou mercadorias, pense no formato de uma pirâmide, colocando o objeto a ser destacado no topo. Isso ajuda a conduzir o olhar das pessoas para esse ponto, valorizando o produto.

2. Estimule os sentidos

Hoje em dia a experiência de compra está ligada a diversos fatores e um deles é a experiência sensorial, que permite estimular todos os sentidos.

Portanto, nada de focar apenas o que os clientes podem ver ou tocar. Que tal investir em um aroma exclusivo para sua marca? Dessa forma, além de ser uma excelente estratégia de branding, o visitante pode ficar inconscientemente mais atraído.

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Kaju Bistrô e Confeitaria – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Kaju Bistrô e Confeitaria – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Quando for decorar, tenha muito cuidado com o tom das cores que serão utilizadas, a fim de que não cause sensações indesejadas, pois elas têm o poder de estimular nossos sentidos. Por isso, cuidado na hora de escolher sua paleta de cores.

No caso dos alimentos, por exemplo, algumas cores, como o vermelho e o laranja, tendem a abrir o apetite.

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Crepelicious – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Crepelicious – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

A audição também merece atenção mega especial, por isso, na hora de selecionar as músicas para sua playlist, pense na relação com o produto a ser comercializado, e claro! No gosto do seu público-alvo.

Nos seres humanos, somos altamente associativos. Então, se você criar uma atmosfera prazerosa, terá uma conexão positiva com o produto e, consequentemente com o seu cliente. Incrível não é mesmo?

3. Garanta que o produto seja visto (várias vezes)

facing é uma das técnicas de visual merchandising mais conhecidas e consiste. Isso acontece quando o produto ou serviço é apresentado de forma estratégica e em repetidas vezes, a fim de que fique marcado na cabeça do cliente.

Vamos um exemplo prático: As lojas de roupas organizam seus cabides em araras, repetindo o mesmo modelo de peça, cerca de três, quatro, cinzo vezes, até que um novo item seja apresentado na arara e repetida esta ação.

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Decoração para Loja – Madame Zen – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Loja – Madame Zen – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Isso faz com que a loja, no caso, chame a atenção pela repetição, de modo que o produto seja realmente percebido. No entanto, cuidado para não acabar exagerando.

O ideal é encontrar uma medida interessante para essa repetição – nós recomendamos de 3-5 no máximo.

4. Faça o cross merchandising

A técnica de cross merchandising, consiste em induzir a venda de um produto que estava fora do interesse inicial do cliente. Mas que tenha algum sentido claro.

Para isso, mantenha itens relacionados em um local próximo ao produto principal. Isso vai facilitar que seus colaboradores sejam ágeis e eficientes!

Vamos para um exemplo: O consumidor está analisando modelos de tênis de corrida, e esbarra em sugestões de meias esportivas em oferta. A chance de se interessar e comprar o produto, é enorme.

E quer ver uma decoração para lojas instagramável que deu muito certo?! Veja como a loja Centauro, conseguiu trazer o modelo de vendas figital, conciliando a inovação, criatividade e interação direta com o cliente!

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Decoração para Loja Instagramável – Centauro – Crédito: Sofia Cortegana

Para aumentar a venda de produtos da sua loja. Sabe aqueles que não estavam programados? A melhor opção é apostar no estímulo por associação. Esse impulso ou conveniência contribuirá para que um outro produto seja levado.

5. Guie o cliente por meio da iluminação

A iluminação comercial pode ser a peça-chave para você vender muito! Pois através dela, é possível criar pontos focais através de luzes diferenciadas – destacando itens específicos e sugerindo compras.

Podemos afirmar que a iluminação é responsável por refletir não só no posicionamento da marca, mas também sobre a sensação que a loja quer emitir.

Ou seja, a iluminação em ambientes comerciais influencia diretamente as vendas, estando ela ligada à percepção psicológica capaz de induzir a compra, ou de percepção. Por isso, atenção!

Você estar perdendo dinheiro, por não adequar uma boa estrutura de iluminação em seu espaço comercial.

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6. Sinalize as promoções

Não adianta fazer uma grande ação promocional, se ela não está bem sinalizada e no local adequado!

A informação sobre a sua promoção, precisa chegar até os consumidores, de atrativa para que eles possam sentir o desejo necessária para comprar.

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Decoração para Loja de Materiais de Construção – ConstrutorShop – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Dessa forma, além do marketing digital que provavelmente você já faz, é preciso investir em pontos de destaque, somente para as promoções no interior da loja.

E aqui vai uma super dica: Quanto mais os seus clientes sentirem que estão diante de uma oportunidade única, maiores são as suas chances de venda.

7. Aproveite bem o espaço

Pode não parecer, mas a disposição dos produtos e toda a funcionalidade no interior das lojas, faz parte das técnicas de visual merchandising que você precisa conhecer.

É através deste estudo funcional que descobrimos os pontos estratégicos e também os cegos!

Fazendo com que os produtos que merecem maior destaque, fiquem nas áreas em que os clientes mais circulam, como a região do caixa e a parte da entrada, por exemplo.

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Decoração para Lojas – Wellington Pet Grommer – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Lojas – Wellington Pet Grommer – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

No entanto, não é por isso que você deve ignorar a parte dos fundos. Mas sim, vê-lo como uma oportunidade de manter o seu cliente, por um maior tempo na loja, observando e explorando seus produtos.

E como fazer isso? Contando com o auxílio de um profissional de arquitetura comercial, por exemplo. Somente este profissional irá estudar as particularidades do seu negócio, tornando possível otimizar e escalonar a quantidade de vendas.

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8. Aproveite para contar uma história

Hoje em dia, contar uma história e fazer com que o cliente se sinta parte, é essencial para que se crie uma experiência de compras inesquecível.

Mas como contar uma história dentro de uma loja? Que história contar? Em que cenário investir? Ok, vamos por partes!

Para contar uma história, é necessário que o seu cliente possa se sentir um dos personagens principais.

E aqui vão algumas sugestões: Conte a história da sua loja e crie um cenário instagramável, conte a história de um produto, crie uma storytelling sobre a moda em alguma época do ano. Solte a criatividade!

E lembre-se! Muitas vezes, o cliente compra um produto para o estilo de vida que ele gostaria de ter. Que tal investir em um cenário, que demonstre este estilo conceitual da sua marca?

Veja o exemplo abaixo, onde conciliamos a identidade da marca Flakes Brazil em um cenário totalmente instagramável. Detalhe: Este é o nosso segundo projeto juntos. Sem contar a fábrica de chocolate!

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Loja Conceito Flakes Brazil em SP – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Loja Conceito Flakes Brazil em SP- Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Aposto que ficaram com um gostinho de quero mais. Por isso vou deixar duas fotos – reais – do primeiro projeto realizado para a Confeitaria Flakes Brazil, lá em Porto Velho/RO.

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Decoração para Loja Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Decoração para Loja Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Conclusão

Curtiu nossas sugestões mais ainda falta ideia de por onde começar?

Vem bater um papo com nossos especialistas e dê o primeiro passo para começar a faturar mais!

E não se esqueça! A experiência do cliente não acaba na hora do pagamento. É preciso dar atenção a fatores como customer success, se deseja tornar a sua empresa em um negócio expansível, com franqueados ou à nível internacional.

Já pensou nisso?!

Até a próxima!

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Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.

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