Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Loja Conceito: Tendência que fortalece o poder da sua marca

Vamos concordar que os preços de produtos online superam o quesito economia, mas ainda não inventaram um robô que possa recriar o prazer de sentir e manusear o produto, antes de realizar uma compra!

E é exatamente disso que de que se trata as lojas conceito.

Além de oferecer somente seus produtos tradicionais, uma loja conceito engloba a generalidade do estilo de vida, ofertando produtos que atendem desejos do seu público-alvo.

Espaços modernos, espaços instagramáveis, e muitos likes são alguns dos sinônimos dessas lojas e mais abaixo você vai entender o por quê!

Reunimos uma série de dicas dos especialistas em varejo internacional: Smart Capital Mind, Unibox, Insider Trends, Brand Experts e Law Insider.

Tudo isso afim de manter você – empreendedor – sempre atualizado das tendências globais que realmente estão gerando resultados! Vamos juntos?

Loja Conceito o que é? Entenda seu conceito.

Loja Conceito em sua tradução ao pé da letra, significa ponto de venda utilizado para exibir toda a linha de produtos (licenciados) de forma a celebrar a história e o estilo de vida dos entusiastas do ar livre e determinada marca.

Podemos dizer que uma loja conceito abriga uma mistura eclética de produtos, como livros, beleza, moda, comida e até utensílios domésticos – todos selecionados porque acerca de um “globo” que possibilita atrair um público-alvo. 

Além disso, muitas lojas oferecem elementos experimentais como cafés ou espaços de exposição ou até mesmo espaços instagramáveis como forma de aumentar o poder da sua marca, para aqueles que buscam um estilo de vida único!

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Vejam neste exemplo acima como a marca 10 Corso Como – uma das grandes referências de Milão/Itália – criou sua loja conceito inspirada em uma linha de roupas “sem gênero, com muita identidade aberta e inclusiva.” (Stefano Seletti)

Exemplos de Lojas Conceito

Para que você, empreendedor, possa entender de mais ampla tudo o que engloba uma loja conceito. Reunimos as mais bem votadas para exemplificá-las.

Flakes Brazil (Confeitaria Instagramável em São Paulo/SP)

Desde a sua primeira reforma estivemos lado a lado da nossa parceira e cliente Flakes Brazil.

Nosso escritório foi responsável por toda parte arquitetônica, desde a primeira confeitaria instagramável, lá em Porto Velho/RO.

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Confeitaria Instagramável – Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Confeitaria Instagramável – Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Até a inauguração da Loja Conceito, em São Paulo/SP.

Para esta loja conceito, trouxemos ênfase na identidade visual da marca, a fim de fortalecê-la e criar uma relação mais próxima com os clientes.

Pois ao criar uma experiência única para o cliente, a loja conceito é capaz de criar uma conexão emocional com o público, o que pode levar a uma fidelização maior e a uma recomendação positiva da marca.

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Loja Conceito Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

No entanto, a criação de uma loja conceito requer um investimento significativo em termos de tempo, dinheiro e esforço, e é importante contar com arquitetos comerciais, especialistas em desenvolvimento de estratégias sólidas e consistentes.

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Qualquer marca pode criar uma loja conceito, desde que seja capaz de oferecer uma experiência única e diferenciada para o cliente.

Dificuldades para criar um conceito para a sua loja? Venha bater um papo com nossa equipe de especialistas em projetos comerciais. Juntos podemos criar um conceito único e ainda aumentar 30% do seu faturamento!

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Loja Conceito Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Uma loja conceito precisa ter um design inovador e atraente, que transmita a essência da marca, e seja capaz de criar uma atmosfera única e envolvente.

O design da loja deve ser planejado para criar uma jornada do cliente, que o leve a explorar diferentes áreas da loja e interagir com os produtos e serviços oferecidos.

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Loja Conceito Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Loja Conceito Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Outro aspecto importante é o atendimento ao cliente. A loja conceito precisa contar com uma equipe especializada e treinada para oferecer um atendimento personalizado e acolhedor, capaz de cativar e fidelizar os clientes.

Além disso, a loja pode oferecer eventos e atividades exclusivas para seus clientes, como lançamentos de produtos, palestras, workshops e outras atividades que gerem engajamento e interação com a marca.

10 Corso Como (Milão)

Além de ser uma famosa linha de roupas com estilistas SUPER famosos – como é o caso do Stefano Seletti e sua coleção ilustrada acima – a 10 Corso Como atende outros tipos de serviços.

Só para que vocês entendam melhor, dentro dessa loja conceito, mais especificadamente em seu pátio “atrás de uma fachada discreta de portões e jardins” há um café!

Cercado por um jardim de inverno e plantas perenes exuberantes com flores sazonais e projetado especialmente para que seu interior e jardim fluíssem em perfeita sintonia, esta loja proporciona um café, restaurante e bar.

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Confira a linha de produtos da 10 Cosmo Como:

  • Design de roupas;
  • Design de acessórios;
  • Design de bolsas;
  • Linha de perfumes;
  • Design de calçados;
  • Design de relógios;
  • Livraria;
  • Jornal de moda online;
  • Centro de Eventos;
  • Café;
  • Restaurante;
  • Bar;
  • e Hotel.
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Park-ing Ginza (Tokyo)

Quem é amante das tendências instagamáveis, com certeza já deve ter ouvido falar do bairro Ginza, em Tóquio.

Com base em dois andares, acerca de um estacionamento de vários andares, o Park-ing Ginza tem uma definição de beleza diferenciada.

Alguns o atribuem como shopping por possuir inúmeras marcas famosas em um “campo aberto”. E é justamente este o tema central! Uma loja conceito que engloba várias marcas famosas em um hall – despojado e único!

O neon e o concreto são seus principais elementos e seus produtos variam entre:

  • Design de moda de marcas famosas;
  • Design de calçados de marcas famosas;
  • Linhas de perfume de marcas famosas;
  • Discos (principalmente os raros);
  • Livros;
  • Bolsas de estilas famosos;
  • entre outros produtos.

Diferente da 10 Cosmo Como, o Park-ing Ginza não tem sua própria linha, mas oferece marcas famosas, com uma ampla variedade de produtos e serviços – incluindo o setor alimentício.

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No Youth Control (Paris)

Essa loja conceito é focada no público que gosta de se permanecer jovem no coração. Seja em:

  • Livros;
  • Design de moda;
  • Utilidades domésticas;
  • e acessórios.

Que contribuem para uma mistura de um espaço leve, claro e arejado. E tem mais! O No Youth Control ainda conta com um site virtual repleto de dicas de moda, estilo de vida e insights para o dia a dia.

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Couverture e The Garbstore (Londres)

Surpreendente por dentro e por fora, o Couverture e The Garbstore reúne:

  • Design de moda de marca própria e famosas;;
  • Design de acessórios de marca própria e famosas;;
  • Design de calçados de marca própria e famosas;
  • Utensílios domésticos;
  • Itens infantis;
  • e móveis.

Sua decoração é neutra e bem iluminada, utilizando técnicas de visual merchandising para expor suas peças em destaque!

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Além de operar em sua loja física, a Couverture e The Garbstore é uma loja conceito criativo com foco na defesa de marcas emergentes e independentes com histórias para contar, incorporadas ao estilo “loja independente”.

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Dicas para iniciar sua loja conceito

Primeiro de tudo escolha um tema!

Dê um segmento para o estilo da sua loja e incorpore produtos que tenham afinidade com o seu público-alvo!

Segundo! Aprenda com lojas conceito que são tendência e se possível incorpore novidades, tendências do seu nicho. Este é o momento de realizar uma pesquisa de mercado e englobar vertentes alinhadas com o seu segmento.

Terceiro e não menos importante está a contratação de um arquiteto especializado!

A construção deste tipo de loja requer um estudo estratégico – muito avançado – que somente um profissional especializado poderá te auxiliar.

Nossa recomendação é que encontre um arquiteto comercial que entenda o objetivo do seu business e alinhe a marca da sua empresa com o design da sua loja conceito!

Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design, por exemplo, atendemos projetos arquitetônicos de lojas, por todo o Brasil. E caso queira conferir nosso portfólio é só acessar o link!

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Conclusão

Se você está pensando em iniciar uma loja conceito, é de extrema importância que conte com um profissional especializado para este projeto.

Uma loja desta proporção requer cuidados específicos que somente um especialista poderá te auxiliar a criar esta imersão conceitual!

Venha bater um papo com nossos consultores, por WhatsApp, e alinhe a melhor estratégia para o seu negócio.

Até a próxima!

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Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.

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