Já parou para pensar quantas vezes nos pegamos olhando para as fachadas de restaurantes?
É aquela expressão, “comemos com os olhos”! E não serve apenas para o cardápio, mas se inicia pela fachada do seu restaurante.
A primeira coisa que olhamos quando estamos andando e vamos escolher um restaurante, é a fachada! E mesmo sem conhecer o cardápio, ela é o principal fator de decisão em entrar ou não naquele local.
Por isso, neste artigo vamos mostrar a importância de uma fachada de restaurante e os tipos diferentes delas.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
3 dicas fundamentais para seguir na sua fachada
Conheça a legislação da sua cidade
O primeiro passo para você criar a sua fachada de restaurante, impactante, é se atentar a legislação do município!
Mas como assim?
Toda cidade tem uma normativa que regulariza o tipo de exposição de estabelecimentos comerciais, como tamanho de marquise, tamanho e tipo da placa, onde e como ela pode ser colocada entre mais aspectos.
Parece complicado e muita burocracia né? Mas calma! Nós da Sarah Penido Arquitetura e Design conseguimos descomplicar todo esse processo.
Esse documento é obtido na prefeitura do seu município, onde contém o código de obras e zoneamento da cidade.
A partir daí, aproveitamos e verificamos a legislação da vigilância sanitária e fazemos tudo de acordo.
Em se tratando da aprovação da sua fachada de restaurante na prefeitura, é necessário a assinatura de um profissional de arquitetura ou engenharia, junto com uma RRT ou ART de projeto.
Iluminação e Segurança
Não é novidade como a iluminação faz toda a diferença em seu estabelecimento, e nesse artigo damos dicas de forma bem detalhada sobre o assunto p
Mas um aspecto muito importante é que a iluminação é um ponto chave para garantir a segurança do seu restaurante!
Pense comigo…
É muito mais difícil, um restaurante bem iluminado e visível aos seus clientes ser alvo de assaltantes, a um com pouca iluminação e exposição.
Destaque o que importa
A fachada de restaurante cumpre uma importante missão, que é a primeira de causa uma boa primeira impressão. É com ela que você vai mostrar em poucos segundos, qual o segmento, o conceito e a intenção do seu restaurante.
E é muito importante que o projeto arquitetônico seja pensado como um todo, que a mensagem passada na fachada possa ser entregue dentro do restaurante.
É imprescindível adotar todas as formas de atendimento possíveis dentro do seu estabelecimento!
Porque em uma fachada de restaurante que chame a atenção, o cliente pode até não entrar naquele momento, mas parte desse número pode consumir seu produto em casa pelo delivery.
Aí entra a importância de ter todas as estratégias do seu negócio bem alinhadas!
Investir em uma fachada de restaurante bem planejada e que converse com seu estabelecimento, pode te trazer inúmeras vantagens a curto, médio e longo prazo. Vantagens como:
- Maior visibilidade e atratividade para clientes que circulam no local;
- Deixar sua marca gravada na cabeça de seus consumidores;
- Aumento da atratividade de cliente, que com um bom atendimento se converta em uma venda ou fidelização;
- Tornar o local mais destacado e seguro para quem frequenta.
Mas com tantos benefícios assim, como saber qual a melhor fachada de restaurante para o meu negócio?
Bem, nada substitui um projeto de arquitetura comercial, personalizado para suas necessidades, como fazemos aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design, mas para te ajudar trouxemos algumas tendências de estilo para fachadas de restaurantes.
4 Tendências de Fachadas de Restaurantes
Fachada de Restaurante Moderno
A fachada de restaurante contemporâneo consegue passar elegância e simplicidade entrelaçados. Muito associado a restaurantes de alta gastronomia.
Geralmente com uso de linhas retas, sem excesso de cores e com a iluminação no ponto certo, esse estilo traz a elegância nos pequenos detalhes.
Em uma pegada mais monocromática, as fachadas de restaurantes modernos ou contemporâneos trazem o destaque para a logomarca e o acesso ao restaurante. Mas não se engane, nada de placas exageradas e extravagantes!
O minimalismo ou até falta de muitos elementos da fachada, faz com que o nome do estabelecimento se destaque por si só.
Fachada de Restaurante Caseiro
Esse estilo para fachada de restaurante, muitas vezes se confunde ou até se funde com o rústico. Isso porque, o restaurante de comida caseira quer passar justamente aquele aconchego de casa de avó.
Mas esse estilo pode ser explorado de várias outras formas, como o exemplo que temos da Kaju Bistrô e Confeitaria.
Projeto em que a prioridade foi garimpo de objetos exclusivos que tenham algum significado, fugindo justamente daquela pegada Fast Fashion.
Em um âmbito geral, a fachada de restaurante com esse estilo, tenta sempre passar aquela sensação de aconchego que você acaba entrando no lugar sem perceber.
Iluminação na medida, sem excessos, plaquinhas e cardápios sempre a vista de quem está na porta e uma arquitetura que lembra muito a de uma casa.
Fachada de Restaurante Rústico
Nesse tema nós temos um artigo totalmente dedicado a ele, que fez bastante sucesso rsrsrs.
A fachada de restaurante rústico é marcada por elementos mais próximos ao natural, com textura do barro no tijolo aparente, cimento queimado, concreto, ferro fundido e cores que compunham essa paleta.
A iluminação e a biofilia costumam ter um papel de destaque quando se trata de restaurantes rústicos e devem ser amplamente utilizadas desde a fachada do restaurante.
Sempre com bom gosto e sem excessos e para isso você pode contar com a gente!
O nome do estabelecimento também deve acompanhar essa arquitetura para que se destaque, mas sem destoar do contexto.
Fachada de Restaurante Pequeno
Por último e muito requisitado vem as fachadas de restaurantes pequenos. Esse tipo de estabelecimento tem se tornado cada vez mais popular para quem quer empreender em uma área muito concorrida ou está iniciando um negócio e quer sentir o mercado.
Aqui neste artigo explicamos como conseguir o melhor aproveitamento do seu espaço.
E na fachada de restaurante, não é diferente!
Se o restaurante pequeno estiver um um local muito concorrido de comércio, deve ter cuidado para se destacar sem poluição visual.
Na maioria das vezes menos é mais. Por isso, leve em consideração qual o conceito do seu restaurante e os estabelecimentos que estão à sua volta.
Com isso deve ser elaborado um design que passa a mensagem que se precisa, mas se destacando em meio a tanta concorrência.
Conclusão
Bem, agora acredito que não resta mais dúvidas sobre a importância da fachada de restaurante para o seu sucesso!
LEIA TAMBÉM:
Fachadas de lanchonetes modernas: Chame atenção e gere impacto para o seu negócio!
Acredite, todo o funcionamento do restaurante é um processo que tem de estar conectado desde o início e com um foco bem definido de onde se quer chegar.
Muitas vezes pode dar aquela ansiedade de não saber por onde começar, ou se está indo pelo caminho certo.
É por isso que nós da Sarah Penido Arquitetura e Design elaboramos e testamos um processo de sucesso que te mostra o caminho para chegar ao resultado que você precisa da estrutura física do seu restaurante.
Estamos ansiosos por conhecer a sua história e fazer parte dela!