Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Decoração de Restaurante Pequeno: Aprenda a tirar proveito de todo o espaço

Cada vez mais, por diversos motivos, os empresários do ramo alimentício vêm optando por pequenos espaços para abrir seus restaurantes, cafés, pizzarias e etc.

E essa tendência tem se mostrado muito vantajosa, devido ao alto preço dos imóveis, a dificuldade em encontrar bons pontos em locais concorridos e com a otimização do atendimento, restaurantes em espaços pequenos têm ganhado cada vez mais espaço.

Mas para que você consiga abrir seu restaurante pequeno com eficiência é muito importante que você se atente a esses detalhes que vamos mostrar a seguir.

1 . A importância de um layout estratégico

restaurantes-pequenos-projeto-la-parrilla-sarah-penido-arquitetura-e-design-001
Projeto de Arquitetura para Restaurante pequeno – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Talvez você não tenha tanta familiaridade com esse termo, mas o layout é a disposição interna dos espaços, mobiliários e equipamentos do seu restaurante.

Como estamos tratando de espaços reduzidos o número de funcionários consequentemente será menor. E para que a parte da cozinha consiga desempenhar um bom papel e os seus clientes fiquem bem acomodados na área de atendimento, cada espaço deve ser cuidadosamente planejado.

Na cozinha, por exemplo, deve ser respeitado um fluxo de preparação do alimento de forma que evite, ao máximo, a circulação cruzada entre os profissionais que trabalham ali dentro.

A parte de entrega dos pratos prontos e passagem dos pratos sujos também devem receber uma atenção redobrada para que não dificulte o trabalho no salão e nem gere atrasos.

Uma alternativa bem interessante é optar por uma cozinha semi aberta de forma que seu cliente possa ver o preparo em seu interior.

Já na parte de atendimento ou salão, que é onde ficam os clientes e o caixa, a regra é destacar de forma clara a parte de acesso ao restaurante e o trajeto que esse cliente deve percorrer, entre o local que irá sentar, se for o caso, fazer seu pedido e se servir e por fim o pagamento e sua saída.

Com esse estudo bem estruturado o foco é pensar na decoração.

2 . Comece pela fachada!

iluminacao-para-restaurantes-projeto-la-parrilla-sarah-penido-arquitetura-e-design-002
Projeto de Arquitetura para Restaurante La Parrilla – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

A fachada é a primeira impressão que seu cliente terá sobre seu restaurante, por isso é muito importante que você tenha o conceito da sua marca muito claro e que já na entrada consiga mostrar isso para quem vai frequentar o local.

Como o espaço é mais reduzido, as fachadas muitas vezes são bem pequenas e por isso é importante tirar o máximo proveito possível.

Em primeiro lugar destaque sua logo. Dessa forma, mesmo que pequeno o seu cliente terá mais facilidade em identificar o local.

A vegetação pode ser uma excelente aliada para criar uma composição bem harmônica.

Escolha plantas que sejam ornamentais, tomando cuidado para que sejam apropriadas ao clima de onde serão colocadas.

Invista na criatividade de materiais e revestimentos.

Dessa forma você consegue chamar a atenção visualmente para seu restaurante, mas sempre tomando cuidado com a harmonia e evitando excessos.

decoracao-para-restaurante-rustico-banner

3 . Projete seus móveis

Assim como em pequenos apartamentos, todo centímetro é preciso. Quando o ambiente não tem muito espaço temos de tirar proveito de cada cantinho e por esse motivo que móveis planejados acabam sendo a melhor solução para esses casos.

Com esse tipo de mobiliário seu arquiteto consegue aliar o atendimento das suas necessidades com o aproveitamento de espaço e tudo isso preocupado com a estética.

Muitos móveis podem ser multifuncionais, desempenhando mais de uma função, ou até mesmo servindo como espaço de almoxarifado, estoque ou apenas para guardar coisas.

projeto-executivo-para-projeto-arquitetonico-comercial
Projeto Executivo – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Um banco, por exemplo, pode servir também como baú para guardar utensílios que não precisam ser utilizados em horário de funcionamento. 

Um caixa pode conter também uma vitrine para doces ou salgados.

Outro ponto muito importante para se aliar nesse tema é o visual merchandising, trabalhar o estímulo visual do seu cliente de forma inteligente, posicionando estrategicamente produtos que vão despertar o gatilho de compra no momento em que ele passar por ali.

A escolha do material desse mobiliário também trará um considerável impacto no ambiente. Podendo deixar ele aconchegante, prático, limpo ou até lúdico.

artigo-vitrine-de-loja-pequena-tecnicas-de-visual-merchandising-banner

4 . Tenha espaços multiuso

Hoje já não é novidade para ninguém como a nossa vida física está totalmente interligada com a virtual através das redes sociais, então desconsiderar esse aspecto em seu restaurante é estar um passo atrás dos seus concorrentes.

Mas e agora, meu espaço é pequeno, vai caber tudo isso? Calma!

A versatilidade de espaços multiusos pode ser a solução que você busca.

espaco-instagramavel-interior-restaurante-kaju-bistro
Projeto de Arquitetura Kaju Bistrô Confeitaria – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Com essa integração com o meio digital, está cada vez mais comum a utilização de espaços instagramáveis ou cenográficos.

Uma solução bem interessante é aproveitar a fachada, por exemplo, para unir as duas coisas. Ou o local onde seus clientes ficam na fila aguardando para pagar, também pode ser bem aproveitado para selfies e publicidade indireta através das redes sociais.

Basta colocar a criatividade para trabalhar e buscar um olhar atento para todos os cantinhos do seu restaurante.

espaco-instagramavel-banner

5 . Escolha as cores com cuidado

Devido ao pouco espaço, a escolha das cores deve ser feita com muito cuidado.

Já é de informação de todos que cores claras e espelhos tendem a dar uma maior sensação de espaço.

Mas em um ambiente bem pensado você não precisa ficar preso a esse clichê, pode sim ter a versatilidade de um ambiente com estilo mais industrial ou rústico, que se utilizam de cores e materiais mais marcantes, mas sempre respeitando a clareza de informações que deseja passar ao seu cliente.

decoracao-rustica-para-restaurantes-001
Crédito: Adobe Stock

Se você utilizar uma cor mais escura ou um material mais bruto, contraponha com um espaço mais vazio nas paredes ou uma iluminação mais clara, de forma dar destaque ao local.

E por falar em iluminação, ela será sua maior aliada e isso que vamos falar a seguir.

6 . Crie uma iluminação estratégica

iluminacao-para-restaurantes
Crédito: Ledovet

A preocupação com a iluminação vem desde a fachada e a entrada do estabelecimento.

Destaque os pontos importantes como logo, acesso, portais e até mesmo vegetação se tiver alguma ali. Nessa parte é onde os arquitetos colocam a criatividade para trabalhar e fogem do óbvio, criando destaques e até mesmo cenários que gastando pouco geram um excelente resultado.

Já na parte interna vale reforçar que, em local de produção e cozinha a norma da vigilância sanitária deve ser seguida à risca para garantir a segurança de quem trabalha ali e também evitar futuros transtornos e multas.

No salão ou na área de atendimento é onde será passada a sensação que deseja ao seu cliente.

Tenha sempre em mente que tonalidades mais frias como azul e branco, trazem comumente a associação de higiene, modernidade, porém é mais indicado para locais que não se deseja grande permanência e queira destacar de forma clara a exposição de algum produto.

Já as lâmpadas mais quentes que vão de entre o amarelo ao vermelho, trazem a sensação de aconchego e proximidade, o que favorece a vontade de permanecer mais tempo no local.

O que cai muito bem em bistrôs e cafés a la carte, por exemplo.

💡 Leia mais em: Iluminação para restaurantes

7 . Faça a escolha correta dos objetos decorativos

decoracao-para-restaurantes-pequenos
Crédito: Baixo Copa Pub

A decoração é o fechamento para um ambiente perfeito, mesmo que todos os itens citados acima tenham sido executados com muito cuidado, se na escolha de elementos decorativos for feita de forma descuidada ou ausente pode colocar um trabalho a perder.

Listamos abaixo algumas dicas que vão ajudar a te orientar nesse processo.

  • Tenha a vegetação como uma aliada! Vegetação ornamental ou até mesmo flores podem ser usadas de diversas formas para criar os mais variados efeitos. Que vão desde a uma parede verde, a um canto com vasos, detalhes em luminárias pendentes ou arranjos de flores;
  • Quadros e objetos na parede. Crie composição com quadros de diversos tamanhos, com diversos temas. Seu cardápio pode estar na parede, por exemplo, através de um lettering ou um painel digital.
  • Faça uso da tecnologia, aproveite dispositivos tecnológicos, como tablets, monitores, totens e painéis para expor sobre seus produtos, sua história ou até mesmo sobre sua marca. Além de ser um item que facilita o dia a dia de atendimento, ele pode gerar integração e curiosidade do seu cliente.
  • Utilize objetos decorativos soltos. Você pode fazer itens personalizados ou até mesmo garimpar em feiras e brechós. O importante é dar um toque pessoal e diferenciado ao local, às vezes um simples objeto pode se tornar a estrela da decoração.

Bem, essas são apenas algumas dicas do que nós arquitetos levamos em consideração para poder elaborar um projeto, mas se colocadas em prática com atenção já conseguem dar um ótimo resultado.

Como vimos ao longo desse post, o tamanho do seu restaurante não é impeditivo para ter um ambiente charmoso e de destaque.

Coloque sua criatividade para trabalhar, teste combinações, pense em novas formas de atendimento, de apresentar seu serviço ao seu cliente e saiba que sempre pode contar com a ajuda de um profissional.

Por fim, uma observação importante: quando for pensar na decoração do seu restaurante saiba que pode contar com arquitetos com essa especialização.

Dessa forma você será apresentado a diversas alternativas personalizadas para seu espaço e característica do seu negócio.

Conclusão

Que tal? Gostou deste artigo? Então aproveite para acompanhar nosso blog que conta sempre com novidades sobre o assunto.

Se você está procurando evoluir o seu negócio de forma rápida, se interessou em ter o seu projeto, mas não sabe quanto custa nem por onde começar, confira nosso artigo que falamos do passo a passo de como contratar o seu projeto de arquitetura.

como-contratar-seu-projeto-de-arquitetura-banner-cta

sarah-penido-arquitetura-e-design-sublinhado-preto-001

Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

banner-newsletter