Procurando dicas e inspiração para arquitetura de pet shops?! Você veio ao lugar certo!
Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais pets? Segundo a revista Forbes em 2021, o faturamento do mercado de animais de estimação brasileiro, cresceu 27% na comparação anual, chegando a R$ 51,7 bilhões.
Mas nossa paixão nacional pelos amigos de quatro patas já é conhecida, temos até o famoso “vira-lata caramelo” como patrimônio brasileiro.
E junto com essa preferência nacional vem uma grande oportunidade, principalmente para você que está pensando em empreender.
Os pequenos e médios pet shops, foram responsáveis por 48% de toda a movimentação financeira do mercado de animais de estimação em 2021, chegando a um faturamento de R$ 24,8 bilhões.
Mas esse setor apesar de muito atrativo, possui suas particularidades que devem ser levadas em consideração, principalmente quando o tema é arquitetura de pet shops – onde envolve técnicas e pontos chave para aumentar as vendas.
Nesse artigo vamos te ajudar a entender quais os pré-requisitos básicos a se pensar na abertura de uma loja até os tipos e estilos de pet shop que fazem sucesso no mercado.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
4 dicas cruciais para montar um pet shop
Veja agora 4 dicas cruciais para montar um Pet Shop.
Leia também: Como abrir um Pet Shop?
Escolha do ponto
Antes de partirmos para a parte prática da arquitetura de pet shops, é preciso levantarmos, um primeiro ponto.
Esse eu diria que é um dos ou o requisito mais importante para abrir um pet shop. Para esse tipo de negócio a escolha do ponto é muito estratégica. Estude o público alvo que você quer atingir e com base nisso comece a buscar pela sua loja.
Sua busca é por clientes de bairro? Ou clientes que precisam de um local para deixar seus pets enquanto trabalham?
Lembre-se sempre que esse tipo de estabelecimento, a confiança é um quesito chave para que o consumidor te escolha.
Por isso o ponto além de ser de fácil acesso, deve ser um espaço bonito, uma arquitetura de pet shop com um bom suporte, e muito limpo, para passar a sensação de segurança e aconchego.
Definição dos serviços oferecidos
É claro que a arquitetura para pet shop é de extrema importância. Mas não tem como decidir, por exemplo, qual o melhor ponto, sem junto escolher quais os serviços serão oferecidos pelo seu espaço.
O pet shop é um negócio misto de oferta de produtos, serviços e essa definição está diretamente ligada ao público-alvo que você pretende atender.
Sempre tenha em mente que todos querem o melhor para seus bichinhos dentro das suas possibilidades financeiras.
Por isso, mesmo que seu foco seja uma oferta mais enxuta e econômica de serviços, faça com que eles sejam desempenhados com excelência.
Dentre alguns serviços oferecidos por pet shops temos o famoso banho e tosa, creche, recreação, atendimento veterinário e day care. Serviços hospitalares mais avançados já entram na categoria de legislação de clínicas e hospitais veterinários.
Quais produtos escolher?
Vamos deixar a arquitetura de pet shop um pouco de lado, e vamos falar sobre os produtos!
Ainda naquele mesmo princípio dos dois itens anteriores, a escolha dos produtos está diretamente relacionada ao tipo de público que você vai atender. Se é um público mais rural, urbano ou luxuoso.
A venda de ração sempre acaba entrando como carro chefe ou produto de entrada para sua loja, por isso escolha marcas que conversem muito com seu consumidor.
E através dessa busca com um bom layout definido por visual merchandising, você consegue fazer que os demais produtos do seu pet shop tenham um bom giro.
Arquitetura do local
E por fim chegamos ao item que vai colocar em prática todos os outros anteriores.
Um projeto de arquitetura de pet shop vai muito além que a questão estética, ele é o definidor de qual será o seu faturamento no final do mês.
Pense com tantas possibilidades de grandes redes e e-commerce o que faz com que seu cliente saia de sua casa para ir até sua loja é puramente a busca por uma experiência. E essa expectativa deve ser atendida com excelência.
O consumidor, que vai até seu estabelecimento em busca de um serviço de banho e tosa, atendimento veterinário ou simplesmente comprar uma ração, tem de ficar definitivamente encantado, a ponto de gastar o tempo dele explorando sua loja.
Mas como causar isso em meu cliente?
Através da arquitetura comercial, começando por fachada de pet shop bem estruturada, que comunique de forma clara e consiga expor os principais produtos e serviços.
Passando por um layout todo pensado em visual merchandising com iluminação e sinalização correta, para que seu cliente passe seu tempo explorando o local sem nem perceber a hora passar.
Crie espaços instagramáveis, experiências interativas e olfativas para seu cliente junto com seu pet.
Essas são apenas algumas das estratégias utilizadas para chegar ao resultado esperado, principalmente se o porte da sua arquitetura de pet shop for pequena.
Projetos Arquitetônicos para se inspirar: Estilos de Pet Shop
Bem nós já conversamos sobre como abrir seu pet shop e também já sabemos da importância do projeto de arquitetura em todo esse processo, agora é a hora de conhecer os tipos de loja para escolher a que melhor se adequa à sua realidade.
Pet shop pequeno
A arquitetura de pet shop, deste tipo de loja é ideal em dois aspectos: para quem está começando a empreender no ramo, ou para quem quer montar um ponto em um local muito concorrido.
A dica para o sucesso desse tipo de estabelecimento é: escolha os serviços e produtos que você tem de melhor e conte com um bom projeto de arquitetura.
Todos os espaços em lojas pequenas devem ser totalmente aproveitados e produtos estrategicamente posicionados.
A iluminação deve focar no necessário e a decoração deve utilizar de artifícios que deixam uma sensação de espaço mais amplo do que realmente é.
A fachada e principalmente a parte da vitrine deve destacar o que tem de mais importante, acesso, logomarca e produtos em destaque.
Pet shop in door
A arquitetura de pet shop das lojas in door, são aquelas dentro de outros estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados, galerias e lojas de departamentos.
Esse tipo de empreendimento vem com o objetivo de aproveitar clientes já cativos do local para chamar a atenção para seu produto.
Uma ideia que inicialmente parece boa, mas exige uma boa execução. Lembre-se, quem está frequentando aquele local não veio com o objetivo final no seu produto.
Por isso você tem de ser atrativo o suficiente para fazer com que a pessoa desvie sua rota e entre em seu estabelecimento. Para esse tipo de loja costumo falar que a exposição e iluminação são as peças chaves.
Lembre-se que você tem 15 segundos para prender a atenção de quem passa e fazer com que ele sinta vontade de entrar. Por esse motivo a fachada, vitrine e exposição inicial tem de ser muito bem arquitetada para causar esse impacto.
Pet shop em quiosque
A arquitetura de pet shop em quiosques, são muitas vezes utilizados quando se quer iniciar uma operação em determinado local, mas sem fazer todo o investimento de uma loja física.
Muitas vezes essas soluções provisórias e itinerantes trazem um bom resultado ao empresário, mas isso se forem bem executadas.
Lembre-se que no quiosque você não está apenas expondo seu produto e serviço, mas também o atendimento da sua marca.
E para quem trabalha no local consiga desempenhar uma boa performance é crucial que esse espaço tão restrito seja muito bem planejado! Quanto menor o espaço maior o desafio.
Por isso, um bom projeto de arquitetura de pet shop para quiosques, fará toda a diferença na sua operação no local escolhido.
Pet Shop mega store
Por último vêm a arquitetura de pet shop para as grandes lojas, estabelecimentos em que a oferta de produtos e serviços são inúmeras.
Nessa tipologia, na parte de produtos a estratégia é praticar bons preços, principalmente em maiores quantidades e em serviços uma maior variedade.
Muitas vezes essas mega stores vêm acompanhadas inclusive de clínicas ou hospitais veterinários, com o objetivo que o cliente encontre tudo em um único local e na maioria das vezes praticam horário de atendimento estendido.
Para essa tipologia a empresa já tem de ter uma operação estruturada e a arquitetura deve ser simples e clara. Geralmente com iluminação mais clara e forte principalmente nas circulações e tem como estrela principal a sinalização.
Devido ao tamanho da loja, é fundamental que o cliente consiga encontrar o que busca sem a necessidade de um atendente.
O trabalho de visual merchandising na distribuição de gôndolas e expositores, assim como o zoneamento de produtos nas prateleiras é fundamental para atingir o faturamento mensal esperado.
Nesse tipo de operação as vendas não estão somente nas mãos dos vendedores, mas também no projeto de arquitetura, que fará com a sinalização e exposição correta que as mercadorias se vendam por autoatendimento.
Considerações finais sobre Arquitetura de Pet Shop
Bem podemos ver o quanto o mercado pet é promissor e que está cada vez mais se expandindo, mas também vem aumentando a concorrência e por isso se diferenciar é primordial para se destacar.
Para conseguir um bom posicionamento de mercado, uma boa definição da sua operação aliada a um projeto de arquitetura de pet shop especializado, fazem com que seu negócio chegue ao objetivo esperado.
E nós da Sarah Penido Arquitetura e Design podemos te ajudar com profissionais especializados e conhecimento do mercado para direcionar e aplicar as melhores soluções para sua realidade.
Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento: