Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Fachada de Pet Shop Moderno: Dicas de Arquiteta Especialista

Existe aquele ditado muito popular em nosso país que é: a primeira impressão é a que fica. E é justamente essa primeira impressão que é o papel da fachada de pet shop. 

No Brasil, enquanto a economia sofria os efeitos da pandemia Covid-19, o mercado pet cresceu 13,5%, gerando R$40,1 bilhões em 2020. 

faturamento-por-segmento-grafico
Visualização em Gráfico sobre o Faturamento de Pet Shops

Segundo o Sebrae-SP – em parceria com integrantes do Programa Comércio Varejista, realizou uma pesquisa sobre a aparência dos comércios – uma fachada atraente para chamar mais clientes e aumentar as vendas entre 12% a 40%. 

crescimento-esperado-grafico
Visualização em Gráfico sobre o Crescimento Esperado após Pet Shops investirem em suas fachadas

Ou seja, uma fachada de pet shop bem elaborada, com técnicas de visual merchandising aplicadas faz a diferença no seu negócio.

artigo-vitrine-de-loja-pequena-tecnicas-de-visual-merchandising-banner

Chame a atenção do seu cliente

fachada-de-pet-shop-clinica-veterinaria-espaco-pet-banho-e-tosa
Fachada de Pet Shop – Wellington Pet Grommer

Uma fachada de pet shop bem feita tem o papel de atrair a atenção das pessoas. Mas tome cuidado, se destacar não significa somente encher sua fachada de informações. 

É importante fazer um estudo do seu público alvo, da região que o estabelecimento está inserido e aplicar a melhor técnica.

fachada-poluida-exemplo
Fonte: Pixabay

Veja esse exemplo, a fachada está em um comércio muito poluído visualmente e a simplicidade e clareza dos elementos foi justamente o que fez se destacar.

Destaque a sua marca

É de grande importância para seu negócio que sua marca e identidade esteja bem gravada na cabeça do seu cliente. 

Por isso a mensagem que você quer passar tem de estar sempre clara. Existem vários tipos de letreiros e placas para fachada de pet shop. O importante é ser criativo sem excessos!

A criatividade pode vir desde pintura , materiais naturais como madeira, concreto até o tão popular ACM. 

Para escolha do que usar é importante levar em consideração qual o conceito da sua marca e o quanto está disposto a investir nessa parte da obra.

Já que o letreiro e placas, são apenas uma parte da fachada de pet shop. Ainda conta com vitrines, acesso principal e outros elementos.

Exemplo de placa com mix de materiais como ACM e madeira. O projeto prezou pela evidência das cores da identidade visual da marca, com elementos neutros para complementar o design.

fachada-de-pet-shop-banho-e-tosa-clinica-veterinaria-animal-planet
Fachada de Pet Shop – Animal Planet/RO

Uma proposta que cumpre sua função com elegância e de forma clara para o consumidor!

A importância da iluminação

Você deve ter em mente que a fachada de pet shop é também um cartão de visita que funciona 24 horas/dia para o seu negócio?

Mesmo quando fechado o estabelecimento, a fachada de pet shop – por exemplo – ainda está lá e pode ser avistado por pessoas que transitam por aquele local neste período.

A iluminação tem várias funções, dentre elas destacar a marca, dar foco a aviso, ofertas e marcas que o local trabalha. 

Na vitrine ela serve para focar nos produtos expostos, tornando estes mais atrativos aos olhos do cliente – destacando acessos e direcionando rotas – que torna a fachada de pet shop ainda mais atrativa!

Além de possuir um bônus de trazer mais beleza ao local!

fachada-de-pet-shop-moderno-exemplos
Fachada de Pet Shop com vitrine – Animal Planet/SP

Uso da vegetação como sua aliada

Todo mundo já foi a algum lugar que passou aquela sensação de bem estar por causa de um paisagismo bem elaborado. 

A fachada de pet shop tem de ter a função de ser convidativa e fazer com o que o cliente tenha vontade de parar e entrar.

A vegetação utilizada de maneira correta, pode contribuir e muito para essa função.

Desde de paredes verdes até floreiras, cada uma pode contribuir com a sensação que você deseja passar.

Principalmente se o cliente estiver acompanhado de seu pet, já que esse tipo de elemento é muito atrativo aos bichinhos.

fachada-de-pet-shop-com-biofilia-001
Fachada de Pet Shop – Amor de Bicho

Seja assertivo e destaque suas ofertas

É na fachada de pet shop que você tem de passar as primeiras informações importantes do seu pet shop. Desde marcas parceiras, ofertas, novidades e diferenciais.

fachada-vitrine-com-promocao
Crédito: Staples

Muitas marcas parceiras de produtos utilizam isso como uma moeda de troca com seus lojistas. Dão algum tipo de auxílio em troca de destaque na fachada do pet shop.

Uma parceria que traz benefício às duas partes!

Mas muito cuidado na hora de expor esses itens, tenha sempre atenção na disposição das escritas e anúncios, para que não ofusquem sua marca e não fique confuso para leitura do seu cliente.

A importância da vitrine na fachada de Pet Shops

Essa junto com o letreiro da marca são as estrelas da fachada. É na vitrine que você expõe seus produtos, promoções e novidades. Por isso exigem vários pontos de atenção que devem ser levados em consideração desde o início.

Ao definir o local, tamanho e propósito da vitrine estude qual é o seu produto ou serviço de maior destaque.

Por exemplo, transformar seu banho e tosa em uma imensa vitrine é algo super chamativo para a clientela. 

espaco-banho-e-tosa-pet-shop-moderno
Espaço Banho e Tosa moderno – Wellington Pet Grommer

Quem não para quando vê um bichinho, seu cliente em potencial pode conhecer melhor do seu serviço prestado observando como é o dia a dia do banho e tosa.

Além disso, a vitrine de produtos deve ser atualizada em um prazo máximo a cada 15 dias, mas de preferência semanalmente.

Estar sempre apresentando novidades ao seu cliente, traz a sensação de atualização e ativa a curiosidade.

A fachada do Pet Shop é importante tanto em lojas de rua, como em lojas de shopping, galerias e etc, conhecidas como In door. 

Elas costumam ser mais trabalhosas, por isso a ajuda de um arquiteto comercial é imprescindível, devido às exigências e normativas do estabelecimento que estão inseridos.

Mas com criatividade e utilizando bem as dicas citadas acima, conseguimos chegar a lindos resultados.

como-contratar-seu-projeto-de-arquitetura-banner-cta

Conclusão

Com uma fachada bem feita, você consegue fazer com que seu cliente entre na sua loja e com um interior bem elaborado junto a um bom atendimento, você faz com que ele permaneça e compre.

Para não errar e ter um bom resultado sempre indicamos a contratação de um escritório de arquitetura. 

Nós da Sarah Penido Arquitetura e Design, estudamos seu negócio de maneira particular para criar uma solução única, que fuja do óbvio e traga um resultado para você atingir seus resultados.

Contamos com uma equipe para lhe proporcionar um atendimento rápido, especializado e eficiente. Fale agora com um profissional e comece a sua mudança!

sarah-penido-arquitetura-e-design-sublinhado-preto-001

Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

banner-newsletter