Umas das maiores dúvidas que recebemos é: “Mas todo investimento que vou fazer em minha obra, vai valer a pena?”
Bem essa preocupação se resume na preocupação com o ROI!
O ROI, em finanças, significa retorno sobre o investimento, também conhecido como “taxa de retorno”, “taxa de lucro” ou simplesmente “retorno”.
É a relação entre a quantidade de dinheiro ganho, como resultado de um investimento, e a quantidade de dinheiro investido.
Realmente realizar uma reforma sem ter um estudo prévio, é como dar um tiro no escuro, você fica mesmo à deriva da sorte para saber se isso foi ou não uma escolha acertada.
Mas nós da Sarah Penido Arquitetura e Design, através da criação do Método AFL, estruturamos um processo que inicia seu projeto através de um estudo do seu estabelecimento – de forma que toda e qualquer elaboração de projeto tem de partir desse estudo prévio.
Ou seja, sabendo o quanto o empresário almeja aumentar em seu faturamento com o capital que dispõe no momento para investimento, fazemos uma pesquisa para avaliar se esse resultado será possível com esse investimento ou qual o investimento ideal para alcançar esse resultado.
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Como calcular o ROI? Conheça a fórumula
O cálculo do ROI de projeto se baseia na estimativa de quanto tempo esse projeto vai te gerar ganhos.
A fórmula simples do ROI é: ROI = (Faturamento – Investimento total) / Investimento total
O faturamento é o seu faturamento total obtido após a implantação do projeto, já o investimento total é o montante investido em toda operação, desde projeto até execução da obra.
Caso você queira obter uma porcentagem, basta multiplicar esse resultado por 100.
De maneira simples, se o resultado do ROI for negativo significa que essa operação não gerou ganhos, apenas despesas. Se o número for positivo significa que os ganhos superaram os custos.
Segue um exemplo de como realizar esse cálculo. Se um projeto de arquitetura comercial e a implantação da obra gerou um faturamento total de R$ 80.000,00 e o investimento total foi de R$ 35.000,00:
Ou seja, essa operação gerou um retorno de 128%.
A importância do ROI para inovação do seu negócio
O ROI é uma métrica muito usada e super importante para todos os setores de uma empresa, como marketing, operações, RH e não seria diferente com o seu projeto.
No item anterior ensinamos como calcular esse índice de forma simples e descomplicada.
Agora para você conseguir realizar esse cálculo com clareza, e alcançar seus objetivos, você precisa ter suas metas claras e bem definidas!
Pois não adianta exigir resultados se você não sabe o que quer ou onde quer chegar. Concorda comigo?
Cenários a serem avaliados
Simular os possíveis cenários para uma operação é de grande ajuda para o cálculo do ROI.
Por exemplo, ao invés de tomar uma decisão no achismo, ou até mesmo ter de esperar para ver se a ação vai acarretar em lucro ou prejuízo.
Com a projeção de diversos cenários, você já consegue se preparar para diferentes ações, como também avaliar se o tempo e esforço gasto naquele tipo de operação vale a pena.
Um exemplo: Dentro de um projeto de arquitetura se define a operação de autoatendimento, mas não foi feita uma análise de cenários para implantação dessa ação dentro desse projeto. Isso pode impactar negativo ou positivo no ROI do seu projeto.
Essa estratégia nada mais é que uma precaução, de forma que se pode antecipar oportunidades ou prever riscos que impactarão diretamente na sua tomada de decisão e na performance do projeto.
Confira abaixo um exemplo, onde, após aplicar o Método AFL, foi possível aumentar o faturamento da empresa Cantina Ghiotto em mais de 50%.
Versatilidade e comprometimento com resultados
O objetivo de todo o projeto é alcançar resultados em um determinado período de tempo, com base em um orçamento destinado a isso. Essa busca pela satisfação da empresa que implanta e dos clientes que consomem.
Mas fazer isso sem uma base e planejamento pode tornar todo esse processo muito subjetivo, pois é aí que se aplica os indicadores de performance no seu projeto de arquitetura – também conhecidos como KPIs.
Tenha sempre cuidado em definir metas realistas e ter frequência no monitoramento delas, pois de nada adianta planejar algo e não implantar corretamente.
Entenda que esse é um trabalho em equipe, entre você e seu arquiteto, em que cada um é responsável pela sua parte, cumprindo prazos e objetivos.
Veja um exemplo onde foi aplicado o Método AFL e após um ano, foi possível ampliar a empresa Flakes Brazil – de Porto Velho/RO – tornando possível a realização de um sonho, a primeira loja conceito em São Paulo.
Com o ROI, todo esse planejamento se torna palpável e a definição de metas e objetivos mais clara e alcançável. Assim também facilita o acompanhamento do comprometimento em ambas as partes, no quesito desempenho de funções.
O ROI é uma métrica muito versátil e confiável. Com a vantagem de com o uso desse indicador trazer a segurança de saber: o investimento necessário para a execução, obra, tempo que irá se pagar – podendo ser a curto, médio ou longo prazo.
E com essas informações em mãos você consegue ter facilidade em definir qual decisão vai querer adotar. Apesar de uma ferramenta extraordinária, o ROI é apenas um indicador de resultado.
Para se alcançar o objeto por ele projetado, existem várias outras variáveis que devem ser levadas em consideração e seguidas conforme o planejado.
Como o comprometimento das partes, seguimento de cronograma, implantação do projetado e escolha por bons profissionais que tenham especialização na área.
Conclusão
Nós da Sarah Penido Arquitetura e Design estamos sempre buscando nos atualizar interna e externamente para trazer as melhores soluções e ferramentas para seu negócio.
Sabemos na prática a importância e responsabilidade em se manter um negócio operante e fazer com que ele siga em frente mesmo com ameaças externas.
E para minimizar esses riscos toda medida e técnica que puder ser adotada internamente é válida. Conte sempre conosco para fazer seu negócio crescer, seu crescimento é o nosso também!