Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Casos de Sucesso Sarah Penido Arquitetura e Design: 3 projetos de arquitetura para lojas

Você já se perguntou como o design arquitetônico pode influenciar o comportamento dos consumidores em uma loja? Se você é um empreendedor no ramo do varejo, você sabe que a aparência da sua loja é um fator determinante para atrair e fidelizar clientes. 

Por isso, investir em um bom projeto de arquitetura para lojas é essencial para se destacar no mercado e aumentar as suas vendas.

Neste artigo, eu vou te mostrar como a arquitetura de lojas pode melhorar a experiência do cliente, criar um ambiente instagramável, e gerar mais lucro para o seu negócio. 

Além disso, eu vou te contar um pouco da nossa trajetória como escritório especializado em projetos comerciais, e te mostrar alguns dos nossos casos de sucesso. Vamos começar? Veja agora como investir em um projeto de arquitetura para lojas com assertividade.

Por que pensar em um projeto de arquitetura para lojas?

A arquitetura de lojas é uma área que envolve o planejamento, o design, e a execução de espaços comerciais que sejam funcionais, estéticos, e adequados ao público-alvo e ao conceito da marca. 

Projeto: Casa do esporte (RO) – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Um bom projeto de arquitetura para lojas deve levar em conta diversos aspectos, como a iluminação, visual merchandising, layout, paleta de cores e fachada.

Mas qual é o impacto do projeto de arquitetura para lojas na experiência do cliente? Segundo dados do Sebrae, o design arquitetônico pode influenciar até 70% na decisão de compra dos consumidores. Isso significa que uma loja bem projetada pode estimular os sentidos, as emoções, e as percepções dos clientes, criando uma conexão positiva com a marca e aumentando as chances de conversão.

O que é visual merchandising e como ele pode ajudar a sua loja?

Visual merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações. Para isso, as lojas constroem uma apresentação de destaque que começa na arquitetura, mas também passa pela disposição e destaque dos produtos.

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Projeto: Erilar (PI) – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

O visual merchandising é uma forma de comunicar a identidade da marca, o conceito da loja, e o valor dos produtos, usando elementos como cores, formas, texturas, iluminação, som, aroma, e movimento. O objetivo é criar um ambiente que seja atraente, funcional, e coerente, e que estimule o cliente a entrar, permanecer, e comprar na loja.

O visual merchandising pode contribuir para o projeto de arquitetura para lojas na medida em que ele pode aumentar o faturamento de várias maneiras, como:

  • Aumentar o tráfego de clientes: Uma fachada e uma vitrine bem elaboradas podem chamar a atenção dos clientes que passam pela rua ou pelo shopping, despertando o seu interesse e curiosidade pela loja.
  • Aumentar o tempo de permanência: Um layout bem planejado pode facilitar a circulação dos clientes pela loja, criando um fluxo lógico e agradável. 
  • Aumentar a satisfação: Um ambiente bem iluminado, climatizado, sonorizado, e aromatizado pode criar uma atmosfera confortável e acolhedora para os clientes, fazendo com que eles se sintam bem-vindos e valorizados pela loja.
  • Aumentar a fidelização: Um ambiente que transmita a personalidade, os valores, e o propósito da marca pode criar uma conexão emocional com os clientes, fazendo com que eles se identifiquem com a loja e se tornem fiéis à ela.
  • Aumentar a lucratividade: Um ambiente que destaque os produtos mais rentáveis, que crie promoções e ofertas atrativas, e que gere valor agregado aos produtos pode aumentar as vendas e o retorno do investimento da loja.

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Uma disposição adequada dos produtos pode incentivar os clientes a explorarem mais as seções da loja, aumentando as chances de compras por impulso ou por sugestão.

Além disso, um projeto de arquitetura para lojas também pode contribuir para criar um ambiente instagramável, ou seja, um espaço que seja atrativo e inspirador para os usuários das redes sociais. 

Um ambiente instagramável pode gerar mais visibilidade e engajamento para a sua loja, pois os clientes tendem a compartilhar fotos e vídeos dos locais que eles visitam. Assim, você pode aproveitar o poder do marketing digital para divulgar o seu negócio e atrair novos clientes.

Se você quer saber mais sobre como criar um cenário instagramável para a sua loja, confira os meus artigos sobre decoração de loja pequena e cenário instagramável para lojas, onde eu dou dicas práticas e exemplos de projetos que eu fiz nesse sentido.

Mas, como fazer um projeto de arquitetura para lojas que atenda às suas necessidades e expectativas? Para isso, você precisa contar com o auxílio de um profissional qualificado e experiente na área de arquitetura comercial. E é aqui que a Sarah Penido Arquitetura e Design te ajuda!

Como me tornei especialistas em arquitetura de lojas?

O escritório Sarah Penido Arquitetura e Design iniciou sua trajetória em 2015 com projetos comerciais e hoje conta com mais de 500 projetos espalhados por todo país. 

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Arquiteta Sarah Penido – Crédito: Maiana Perdomo

Escolhemos esse nicho de atuação porque percebemos muitos estabelecimentos comerciais que faziam lindas reformas, mas após alguns meses fechavam.

Então pensamos: o que está acontecendo de errado que, mesmo com um estabelecimento tão bonito, o negócio não foi para frente?

Foi aí que com muita pesquisa e estudo identificamos que a arquitetura comercial vai muito além de um design. É um estudo e metodologia aplicado. E foi aí que surgiu o Método AFL.

O Método AFL, uma ferramenta exclusiva que eu desenvolvi ao longo da minha carreira como arquiteta comercial, e que se baseia em três pilares:

  • Atratividade: O objetivo é atrair o cliente para o seu estabelecimento, usando elementos como fachada, vitrine, sinalização e iluminação. O projeto deve ser chamativo, convidativo e alinhado com o seu público-alvo e o seu conceito de marca.
  • Funcionalidade: Através de técnicas aplicadas de Visual Merchandising, tornamos o seu ambiente mais atrativo e funcional. De forma que o cliente consiga ter um mapa mental total do seu estabelecimento e explorar da forma mais inteligente possível.
  • Lucratividade: Com resultados comprovados de aumento de pelo 30% do faturamento. 

 O layout deve facilitar a circulação, a exposição e a compra dos produtos. O ambiente deve transmitir os valores, a personalidade e o propósito da sua marca.

O Método AFL é aplicado em todos os meus projetos de arquitetura comercial, garantindo resultados surpreendentes para o seu negócio. 

3 Casos de sucesso em projeto de arquitetura para lojas

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Ao longo desses 7 anos de escritórios, muitos foram os casos de sucesso que passaram por nós. Fica até difícil escolher apenas três deles.

Mas esses são casos de sucesso em lojas que se destacaram muito ao seguir fielmente nossa metodologia para alcançar resultados acima do esperado no projeto de arquitetura para lojas. E aí, preparados para acompanhar essas histórias?

Barbara Melo 

O primeiro caso de sucesso em um projeto de arquitetura para lojas que eu quero te apresentar é o Atelier Barbara Melo, localizado na cidade de Vilhena, em Rondônia. A proprietária nos procurou, com foco em projeto de arquitetura para lojas, pois já possuía uma operação online muito bem sucedida. 

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Projeto: Barbara Melo (RO) – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Mas precisava de um espaço físico que além de atender suas necessidades também representasse toda a grandiosidade da marca. Foi aí que entramos!

Com nossa Metodologia AFL, realizamos um estudo inicial de todos os produtos ofertados, o conceito da marca e a previsão de onde ela gostaria de chegar.

Com isso pudemos definir quais os ambientes eram necessários e o layout mais rentável para aquele espaço. Como a marca já vinha com seu conceito muito bem definido, foi mais fácil conseguir imprimir isso no design do ambiente.

A empresária gostava de um estilo clássico tradicional, com tons de salmão, verde claro e dourado. Que foram mesclados com um tom off white a fim de não pesar o espaço e dar diferentes destaques ao ambiente.

O resultado foi um projeto de arquitetura para lojas que valorizou a proposta da marca, e criou um espaço que atendesse todas as necessidades da marca e ao mesmo tempo fizesse com o que o cliente percorresse todo o trajeto de forma agradável.

Palácio das Bicicletas 

Nosso segundo caso de sucesso em um projeto de arquitetura para lojas, foi um projeto que temos muito carinho. Ele foi realizado em 2016, na cidade de Jí-Paraná no estado de Rondônia.

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Projeto: Palácio das Bicicletas (RO) – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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O empresário chegou com o desafio, tinha uma loja de bicicletas que as vendas estavam baixas. E que apesar da qualidade dos produtos vendidos ele não sabia o que fazer para mudar essa realidade.

Foi aí que entramos com nossa expertise. O primeiro passo foi estudar quais os produtos que ele ofertava, o ticket médio e o público alvo que ele atendia. Foi então que identificamos que, pela qualidade das bicicletas vendidas e o valor, o seu cliente levava um período de 3 a 5 anos para trocar de bicicleta.

A solução? Oferecer serviços e produtos complementares e atrativos o suficiente para fazer esse cliente ir mais vezes à sua loja. E não em um período tão espaçado.

Sugerimos a implantação de uma oficina aos fundos da loja e também complementamos com espaços de vendas de vestuários, acessórios e produtos para manutenção em casa.

Resultado: A loja aumentou seu movimento significativamente devido a estes atrativos paralelos e ao aumentar sua frequência ao local o cliente que antes trocava sua bicicleta a cada 3, 5 anos começou a trocar em um espaço de tempo menor, porque estava sempre vendo as novidades que chegavam.

O Palácio das Bicicletas teve então um aumento de 70% em seu faturamento, com um caso de sucesso em lojas publicado pelo SEBRAE Nacional.

Agropecuária Santa Rita

O terceiro caso de sucesso em um projeto de arquitetura para lojas que eu quero te contar é projeto de arquitetura para loja Agropecuária Santa Rita. No município de Araguaia no estado de Goiás.

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Projeto: Agropecuária Santa Rita (GO) – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
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A cliente Rosângela chegou até nós com um desafio, abrir uma mega loja que atendesse as necessidades dos pequenos agricultores e pecuaristas da região.

A loja que possuía uma gama enorme de produtos tinha alguns pré-requisitos: 

  • Exper todos os produtos de forma inteligente a fim de resultar em um aumento de vendas;
  • Ter uma loja com um design rústico e bonito que o cliente frequentador se identificasse, mas sem excessos;
  • Ter uma iluminação adequada para destacar os pontos estratégicos e também marcar as circulações;
  • Possuir uma sinalização e setorização clara e bem visível ao cliente;
  • Layout otimizado atendendo as exigências de um estabelecimento com auto atendimento e atendimento guiado;
  • E por último e muito importante, uma fachada que vende!

Resultado? Um projeto que foi um sucesso desde sua abertura. Segundo palavras da própria empresária “A loja se tornou otimizada e atrativa aos clientes. Melhorou a forma de trabalho e atendimento dos seus funcionários e converteu isso em aumento de vendas!”

Veja o depoimento sobre projeto de arquitetura para lojas na íntegra e outros mais.

Considerações finais sobre projetos de arquitetura para lojas

Como você pode ver, um projeto de arquitetura para lojas é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas do seu negócio. Uma loja bem projetada pode melhorar a experiência do cliente, criar um ambiente instagramável, e gerar mais lucro para você.

Mas não basta apenas fazer um projeto arquitetônico uma vez e esquecer dele. Você precisa estar sempre atento às tendências do mercado, às preferências dos seus clientes, e às oportunidades de inovação. 

Por isso, é importante reformar a sua loja periodicamente, para criar engajamento com datas comemorativas e eventos especiais.

Se você quer saber como fazer isso, confira os artigos sobre decoração de dia dos pais para lojas, decoração de páscoa para lojas, decoração de carnaval para lojas, e decoração de natal para lojas, onde damos dicas e exemplos de como você pode transformar a sua loja de acordo com cada ocasião.

Espero que este artigo tenha te inspirado a investir em um projeto de arquitetura para lojas.  

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Ficaremos felizes em atender você para transformar o seu sonho em realidade com um projeto de arquitetura para lojas incrível. Um abraço!

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Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

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