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Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Fortalecimento de marca com uma arquitetura bem planejada

Uma pergunta que sempre recebemos de nossos clientes, junto com a preocupação de quanto vai investir em sua obra e o tempo de retorno, é como passar a imagem da empresa ao cliente.

O nome disso é fortalecimento de marca!

E esse fortalecimento de marca, deve ser feito através da identidade visual da sua empresa. Vamos te explicar como, mas antes, uma breve introdução.

 A identidade visual de uma empresa é um dos elementos mais importantes para a construção e fortalecimento de marca.

Quando bem definida e alinhada com a proposta da empresa, a identidade visual faz toda a diferença na forma como a sua empresa é percebida pelo público, ajudando a fidelizar clientes, gerar mais negócios.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

A arquitetura e design de ambientes comerciais, são elementos fundamentais para a construção da identidade visual de uma empresa, já que são responsáveis por transmitir a imagem e a proposta da marca para o público.

É por isso que a arquitetura de ambientes comerciais deve ser planejada de forma estratégica, buscando alinhar a identidade visual da marca com o layout e a decoração.

Neste artigo, vamos te mostrar dicas e estratégias para alinhar a identidade visual na arquitetura e decoração de ambientes comerciais de forma eficiente.

Acompanhe conosco e descubra como uma arquitetura bem planejada, pode garantir o fortalecimento de marca que a sua empresa precisa, e como esse alinhamento entre arquitetura e identidade visual, ajuda a conquistar mais clientes.

O que é identidade visual? Qual é a sua ligação na decoração de ambientes comerciais?

Bem vamos por partes. A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam a marca de uma empresa. Isso inclui o logotipo, as cores, as fontes, os padrões, as texturas e outros elementos que compõem a imagem da marca.

A identidade visual tem como objetivo transmitir a mensagem da marca de forma clara e coerente, ajudando a construir, garantir o fortalecimento de marca, além de fidelizar clientes.

A importância da identidade visual na construção da imagem da empresa é inquestionável. Quantas vezes você precisou comprar uma esponja de aço e o que veio em sua cabeça foi o nome daquela marca.

Então, é por meio da identidade visual que a empresa se apresenta ao público, transmitindo a sua proposta e os seus valores. A identidade visual é a primeira impressão que o público tem da marca, e pode ser determinante para a conquista de novos clientes.

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A identidade visual também afeta a percepção do cliente sobre a sua marca.

E quando bem trabalhada, transmite uma imagem de profissionalismo, seriedade e comprometimento, enquanto uma identidade visual mal planejada pode transmitir uma imagem negativa da empresa.

Também pode influenciar o comportamento de compra do cliente, criando uma conexão emocional com o cliente, despertando o seu interesse e levando-o a comprar os produtos ou serviços da empresa, por sentir que se identifica com ela.

Isso é o que chamamos de fortalecimento de marca! Além disso, a identidade visual pode ajudar a criar uma imagem de qualidade e confiança, o que é essencial para a fidelização de clientes.

Entendido o que é uma identidade visual e sua importância, vamos ao que interessa, qual a relação entre a identidade visual e arquitetura do seu ambiente comercial e como ela influencia no fortalecimento de marca?

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Dicas preciosas de como alinhar a identidade visual na arquitetura de ambientes comerciais

Para alinhar a identidade visual na arquitetura e decoração de ambientes comerciais de forma eficiente, a fim de garantir um fortalecimento de marca, é necessário seguir algumas estratégias importantes, que vamos listar a seguir:

Conheça a identidade visual da empresa

Antes de começar a trabalhar na decoração do ambiente comercial, é fundamental conhecer bem a identidade visual da empresa e com isso seu conceito.

Para garantir o fortalecimento de marca é preciso ter bem alinhado a proposta, os valores, a missão e os objetivos da sua empresa, bem como os elementos visuais que a compõem, como o logotipo, as cores e as fontes.

Esse passo é fundamental para a execução das próximas estratégias.

Defina um conceito para a decoração

Com base na identidade visual da empresa, é preciso definir um conceito para a decoração do ambiente comercial. Esse conceito deve ser coerente com a proposta da marca e ajudar a transmitir os seus valores.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com produtos naturais pode optar por uma decoração que transmita essa ideia, com elementos como plantas, materiais naturais e cores que remetam à natureza.

Além disso, a fim de garantir um fortalecimento de marca, uma paleta de cores bem alinhada e definida, pode fazer total diferença na hora de garantir o aumento de vendas do seu negócio. Confira mais detalhes no tópico à seguir.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Escolha as cores certas

As cores são elementos fundamentais da identidade visual e devem ser escolhidas com cuidado na decoração do ambiente comercial.

É importante optar por cores que estejam em harmonia com a identidade visual da empresa e que transmitam a mensagem desejada, a fim de garantir um fortalecimento de marca através das suas cores.

Além disso, as cores podem ser usadas para criar uma atmosfera específica no ambiente comercial, como uma sensação de conforto, elegância ou modernidade.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Use o logotipo de forma estratégica:

O logotipo da empresa é um dos principais elementos da identidade visual e deve ser usado de forma estratégica na decoração do ambiente comercial, caso o seu objetivo seja garantir o fortalecimento de marca da sua empresa.

Ele pode ser aplicado em diversas áreas, como paredes, sinalizações, móveis e fachadas, sempre de forma a destacar a marca e a transmitir a sua mensagem.

Mas tome sempre cuidado de fazer de forma harmoniosa, principalmente em estabelecimentos pequenos, pois o seu fortalecimento de marca pode levar a outros caminhos, nenhum pouco positivos!

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Crie uma experiência única para o cliente

A decoração do ambiente comercial deve ser pensada de forma a criar uma experiência única para o cliente, como sempre falamos hoje as pessoas não saem mais de casa em busca de um produto ou serviço e sim de vivenciar experiências.

Espaços instagramáveis cumprem muito bem essa função, que além de reforçar o nome da sua marca, podem proporcionar ao seu cliente uma experiencia em relação ao seu produto ou serviço.

E ainda trazer um bônus de um marketing indireto pelas redes sociais!

Mantenha a consistência da identidade visual

É importante manter a consistência da identidade visual em todos os aspectos da decoração do ambiente comercial, desde a escolha das cores até a aplicação do logotipo.

Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca e a torná-la mais reconhecida pelos clientes.

Pronto, anotado nossas dicas, vamos a alguns exemplos que mostraram na prática como o Fortalecimento de marca com uma arquitetura bem planejada fizeram a diferença no faturamento.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Marcas que alinham a identidade visual na decoração de seus ambientes comerciais

Alinhar a identidade visual com a decoração dos ambientes comerciais pode ter um impacto significativo no faturamento de uma empresa, pois ajuda a construir uma imagem forte e coesa da marca na mente dos consumidores.

Um exemplo disso é a loja de roupas H&M, que, ao renovar suas lojas com um design moderno e minimalista, conseguiu aumentar suas vendas em 10%.

Outro caso é a marca de roupas American Apparel, que utilizou em suas lojas a mesma paleta de cores e design presentes em seus anúncios publicitários, criando uma imagem forte e consistente da marca.

Com isso, a empresa viu um aumento de 15% nas vendas em suas lojas.

Mas queremos trazer esses exemplos para sua realidade de micro e pequeno empresário. E vamos te dizer o porquê!

Acreditamos que investir no fortalecimento de marca com um projeto de arquitetura bem planejado aliado à logomarca, mesmo que de início o recurso financeiro não seja muito, torna isso um diferencial para o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.

Uma marca forte e bem alinhada com a decoração do ambiente comercial pode fazer toda a diferença na percepção do cliente sobre a empresa, além de aumentar a sua fidelização e indicação para outras pessoas.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Além disso, um projeto de arquitetura bem planejado pode otimizar o espaço disponível e ajudar na disposição dos produtos de forma estratégica, o que pode levar a um aumento no faturamento, veja o nosso artigo “Quer um Negócio de Sucesso? Arquitetura Comercial te ajuda!”.

Pesquisas do Sebrae, revelam que, a identidade visual bem definida pode aumentar o faturamento em até 10%. Além disso, segundo a mesma pesquisa, 90% dos consumidores consideram a aparência da loja um fator importante na decisão de compra.

Pensar no seu consumidor sempre será um investimento em direção ao seu objetivo de sucesso, por isso tenha como prioridade esse investimento na arquitetura comercial do seu negócio.

Cases de sucesso

Hoje quando se fala em confeitaria no país, com certeza a marca Flakes Brazil é umas das primeiras que vem a sua mente. Isso se deve ao trabalho em diversos planos feito para reforçar a logomarca da confeitaria verdinha.

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Fortalecimento de Marca – Flakes Brazil antes da implantação do Projeto Arquitetônico

E para chegar em todo esse reconhecimento nacional, não bastou apenas produtos de excelente qualidade. Mas sim, conseguir que esse produto chegasse até vários consumidores.

E com certeza a inauguração da loja conceito de Porto Velho foi a chave de virada para gravar a imagem da loja na cabeça dos consumidores.

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Flakes Brazil após implantação do Projeto Arquitetônico em Porto Velho
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Flakes Brazil após implantação do Projeto Arquitetônico em Porto Velho
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Flakes Brazil após implantação do Projeto Arquitetônico em Porto Velho

Elementos instagramáveis, uso da paleta de cores verdes e dourado, junto com elementos que reforçam missão da marca, fez com que pudessem explorar todo esse material de forma digital afim de conseguir cada vez mais admiradores.

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Flakes Brazil – Projeto da Loja Conceito em SP – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Flakes Brazil – Projeto da Loja Conceito em SP – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design
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Flakes Brazil – Projeto da Loja Conceito em SP – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Conclusão

O que queremos mostrar nesse artigo pra você empresário, principalmente se está começando, é seja esperto nas estratégias e investimentos que você faz com seu capital.

De nada adianta ter um produto maravilhoso, mas que não chega até os olhos do seu consumidor.

Nós seres humanos somos muito visuais, temos que nos sentir atraídos para querer adquirir algo. Cabe a você, empresário, fazer que seu produto se torne um objeto de desejo. E uma das formas mais eficazes de se fazer isso é pelo design.

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Fortalecimento de marca – Projeto: Sarah Penido Arquitetura e Design

Nós da Sarah Penido Arquitetura e Design, somos especialistas em design e arquitetura comercial e estamos desde 2015 criando resultados de sucesso, garantindo um fortalecimento de marca real e alcançável!

O momento de crescer é agora, se hoje marcas grandes como a Flakes se destacam no mercado é porque quando começaram tomaram decisões inteligentes com seu capital.

Conte conosco para o que precisar e comece agora mesmo a mudança do seu negócio.

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Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

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