Atualmente o Brasil tem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos e não é inesperado que o setor pet esteja em elevado crescimento nos últimos 5 anos.
Nós somos o terceiro maior faturamento do mercado pet, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Por todos os benefícios que um pet shop móvel oferece, os serviços podem variar de R$60,00 a R$230,00, devido a toda comodidade e confiança que trás ao pet, e seu dono.
Além do fato que muito dificilmente o cliente irá escolher somente um serviço. Isso fará que em até 12 meses seu investimento se pague, e comece a gerar lucro com seu pet shop móvel!
E é imprescindível que comentemos! A arquitetura do seu pet shop móvel é totalmente diferente de uma arquitetura para pet shops em estabelecimentos fixos – como é o caso – além de toda parte legal, o layout, e as estratégias de visual merchandising são outras.
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Mas então, quão lucrativo é o negócio de um Pet Shop Móvel?
Bem vamos ao que interessa, falar de dinheiro! Um pet shop móvel pode ser uma unidade muito versátil, oferecendo desde atendimento banho e tosa, cuidados clínicos e venda de produtos.
Logicamente tudo isso está diretamente relacionado ao tamanho que vai possuir sua estrutura, quanto maior mais atividades comporta. Mas calma, mesmo começando pequeno já é garantia de faturamento. Comece com os pés no chão!
Pense em todas as vantagens que um negócio itinerante e compacto pode te trazer com os cortes de custos e possibilidades de atendimento a novos clientes. Mas também esteja atento às limitações que esse tipo de estrutura oferece.
De todo modo ao nosso ver essa é uma excelente alternativa para iniciar seu negócio ou uma estratégia de expansão visando novas localidades.
Dito isso, qual o passo a passo para abrir seu pet shop móvel. Bem, vamos lá!
Como iniciar um negócio móvel de cuidados com animais de estimação em 6 etapas
O sonho de ter seu próprio negócio pode estar mais perto de se realizar, E ainda com uma série de benefícios juntos, como flexibilidade de horários, liberdade para fugir da monotonia e ainda poder ter os clientes mais fofos do mercado.
Mas como aquela máxima, todo benefício é acompanhado de muita responsabilidade e organização. Por isso é importante estudar muito bem a operação do negócio e isso inclui principalmente como será o projeto para evitar surpresas futuras.
Tenha claro qual tipo de operação você vai oferecer e quantas pessoas irão ficar à frente do negócio.
Você vai trabalhar sozinho ou terá alguém para lhe auxiliar? Irá realizar um treinamento e deixará pessoas tocando sua operação. Não esqueça os limitadores de espaço.
Leve em consideração a sua rotina diária para que possa implementar detalhes arquitetônicos que facilitem sua jornada. Como espaço de descanso, nos intervalos de horas em pé trabalhando.
Ou até mesmo suportes de segurança em situações que seu cliente pode demonstrar algum tipo de recreatividade.
Outra curiosidade são elementos de segurança do trabalho, você sabia que existe um termo chamado “pulmão de tosa”, para alta ingestão de micro pêlos, durante a jornada de trabalho?
Por isso é possível prever equipamentos de segurança como máscaras e até anteparos de acrílico que auxiliem essa diminuição.
Proporcionar conforto e cuidados básicos é imprescindível – principalmente no quesito circulação de ar – para seus colaboradores! Afinal, eles ficarão boa parte do dia, dentro do seu pet shop móvel! Veja um exemplo:
Então, pronto para começar seu novo negócio? Aqui estão 6 dicas de ouro que vamos dar para te ajudar:
Conhecendo seu público alvo
O primeiro passo é você entender seu público alvo e a localização que esse se encontra.
Já que se trata de um pet shop móvel, é muito importante que você tenha seu itinerário traçado para poder planejar gastos com combustíveis, e também calcular tempo entre os atendimentos.
Outra importância em saber seu público alvo é a definição de produtos e serviços que você irá oferecer. E analisar o que sua unidade móvel irá comportar por dia. O reabastecimento deve ser no mínimo diário, mas pode variar conforme a operação.
Por menor que seja o espaço, a criatividade na exposição dos produtos aliado a técnicas de visual merchandising como o explicado nesse artigo podem fazer milagres pelo seu negócio.
Agora, antes de iniciar já comprando sua unidade móvel e colocando ela nas ruas, saiba das normativas legais que deverão ser seguidas para seu negócio operar.
Burocracia legal para o negócio
Antes que você saia ansioso atrás de papelada e insumos, o primeiro passo é desenvolver um plano de negócios sólido. Assim você saberá como e quanto ganhará de dinheiro.
Ele deve ser dividido em etapas a fim de te guiar em cada estágio, como um roteiro de como administrar seu negócio.
Faça sua planilha de custos fixos x variáveis. Contabilizando cada despesa envolvida nessa operação. Um exemplo prático é:
- Manutenção de veículos;
- Custo de deslocamento (combustível mais depreciação do veículo);
- Aquisição e manutenção dos equipamentos de trabalho (tesouras, shampoos, condicionadores e tudo necessário para o funcionamento operacional);
- Despesas com softwares e marketing digital. Hoje em dia é impossível ter um negócio sem que estejamos conectados.
- Folhas de pagamentos, pró labores e contabilidade (despesas administrativas do seu negócio)
Etapa concluída e tento a viabilidade do negócio atestada, vamos para a burocracia legal. Bem nesse negócio em específico teremos alguns níveis de legislações.
A visão do motorista deve ser clara, sem elementos que atrapalhem a direção e caso sua escolha seja um automóvel como o motorhome, vale investir em um espaço para cozinha. Quer um exemplo? Veja este projeto arquitetônico que criamos!
No quesito sanitário, para funcionamento de clínicas, consultórios e atendimentos como pet shop móvel, existe um código Nacional da Vigilância Sanitária, mas você também deve pesquisar e se atentar ao código do município em que pensa atuar.
Resolvida essa etapa, vamos para o código municipal para funcionamento e alvarás de unidades móveis.
Esse tipo de legislação varia totalmente de município para município, por esse motivo é imprescindível que você avalie isso na prefeitura da sua cidade, antes de abrir seu pet shop móvel!
Até mesmo porque seu veículo vai ter de passar por uma inspeção do Detran, para poder rodar de forma regularizada.
Ufa, essa etapa parece muita coisa né? Mas fique tranquilo, que nós da Sarah Penido Arquitetura e Design estamos aqui para te ajudar com toda essa documentação, para tornar seu pet shop móvel, totalmente regularizado!
Equipamentos necessários
Bem aqui já começa seu planejamento arquitetônico do negócio, e não somente a preocupação com a listagem de equipamentos e mobiliários. Mas também a forma que irão se encaixar no local e qual o jeito mais funcional de se fazer isso.
Quanto menor o espaço, mais complexa é a parte de criação do projeto para o pet shop móvel. A fim de conseguir fazer com que todos os itens caibam no local, desempenhem com sucesso sua função e nesse caso mais um agravante, que seja seguro!
Em unidades de locomoção, como é o caso do pet shop móvel, é preciso em mente que quando esse veículo estiver em trânsito, nenhum dos equipamentos e mobiliários pode se desprender do seu lugar.
E mais ainda, estar preparado para adversidades. De fato ninguém quer enfrentar algum acidente pelo caminho, mas caso isso ocorra, seus equipamentos devem estar assegurados para gerar o menor dano possível a quem estiver dentro do veículo.
Por esse motivo, um projeto de arquitetura de carretas e motorhome – como é o caso do pet shop móvel – também deve estudar o código de segurança do trabalho.
Para além dessas preocupações, o importante é ter as etapas anteriores muito bem definidas e organizadas. Se não o seu pet shop móvel, pode acabar nem saindo do papel…
Assim sabendo qual o tipo de operação irá comportar o veículo, pode iniciar a escolha do tamanho e modelo do veículo, como a listagem de todos os equipamentos e mobiliários que esse irá comportar.
Design do seu negócio
O design do seu estabelecimento, já é de conhecimento de todos, o quão importante é, veja o artigo. Mas em uma unidade de pet shop móvel, essa máxima se aplica mais ainda.
Você é a sua própria propaganda ambulante do seu negócio! Por isso a importância de ter sua parte externa super bem planejada.
Nela deve conter alguns aspectos cruciais. Pense que seu potencial cliente tem 5 segundos iniciais para ter sua atenção captada pelo seu pet shop móvel.
Ou seja, na carcaça do seu pet shop móvel deve conter os seguintes elementos:
- Ponto de captação de atenção (uma imagem, lettering ou algo no sentido) atrelado a sua logomarca. Opte por fontes de fácil leitura e compreensão, como cores que facilitem o entendimento da escrita ou desenho se for o caso.
- Espaço de destaque para sua logomarca. é de extrema importância que o nome do seu negócio fique gravado na mente do seu cliente;
- Espaço para marcas colaboradoras. Item muito importante, mas que tem de ser utilizado com cautela a fim de não gerar confusão visual e ofuscar sua logo. Mas pode chamar muita atenção de clientes que já são adeptos da marca que você oferece.
- Deixe claro o que seu negócio faz. É um banho e tosa? Uma clínica pet? Loja Pet? Isso tem de estar bem claro no exterior do veículo. Muitos clientes podem se sentir constrangidos de ir até o atendente perguntar do que se trata o negócio.
DICA EXTRA: Tire proveito do seu design externo, para criar cenários instagramáveis e ajudar os registros por onde você passa!
Aprenda a se anunciar
Já dizia aquele velho ditado, a propaganda é a alma do negócio. Invista nisso e principalmente em marketing digital. Nossa especialista Sofia Cortegana, irá trazer umas dicas para vocês.
- Tenha organização e faça um plano estratégico de todas as suas ações;
- Conheça a fundo o seu negócio e tenha bem definido: o segmento da sua empresa, a persona do seu negócio, quem são seus concorrentes diretos e indiretos, metas, objetivos (se possível construa um roadmap para suas enumerar suas ações;
- Estude os canais digitais e não foque apenas no Instagram, explore oportunidades dentro do seu nicho em plataformas como: PInterest, LinkedIn, TikTok, YouTube, Facebook, WordPress (para criação de sites);
- Faça um planejamento estratégico de cada conteúdo que você irá veicular em suas redes sociais. Lembrando que o conteúdo deve ser apropriado para aquele canal! Dica de ouro: Evite utilizar o mesmo vídeo do tiktok, caso contenha marca d’água do app, isso vai diminuir a sua taxa de entrega no Instagram, por exemplo;
- Aposte em parcerias de co-marketing para aumentar o engajamento nas suas redes sociais;
- Conte com ferramentas automatizadas para facilitar o seu trabalho, e não se esqueça de mensurar as estratégias que vem fazendo, para replicá-las ou otimizá-las.
Qualidade de atendimento ao seu cliente pet
Por último, mas não menos importante, preze pela qualidade de atendimento ao seu cliente. Cada vez mais os donos têm se tornado exigentes, em relação ao tratamento que seus pets recebem.
Assim como o pet shop móvel pode ter um grande benefício, justamente pelo fato de ir até o cliente, atender animaizinhos que possuem reatividade ao sair de suas residências, traumas de espaço com muitos pets, além de proporcionar aos donos, a oportunidade de participar desse momento.
O seu processo de atendimento e carinho pelos clientes de 4 patas, fará a diferença final no seu crescimento de mercado!
Conclusão
Bem, esperamos que esse post tenha te ajudado a iniciar o sonho do seu negócio e ter seu pet shop móvel!
Quer saber o quanto vai custar seu pet shop móvel ou abrir seu negócio com a nossa ajuda? Acesso o link e calcule o seu orçamento, com base na sua área e fale com um especialista para iniciarmos a sua jornada de sucesso!
Embora possa ser muito desafiador no início, ter seu próprio negócio com flexibilidade e fazendo o que ama pode ser muito gratificante!
Boa sorte com o seu novo negócio e conte com a gente com o que precisar!