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Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Visual Merchandising: O que é? Confira exemplos estratégicos!

Na Arquiter, acreditamos no impacto transformador do visual merchandising para impulsionar as vendas e fidelizar clientes!

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Projeto: For Me (SP) – Crédito: Arquiter

As técnicas de exposição de produtos, quando bem aplicadas, podem aumentar as vendas em até 200%, como demonstrado em diversas indústrias ao redor do mundo.

A integração de elementos digitais, como displays interativos e realidade aumentada, também tem se mostrado altamente eficaz para converter clientes e mantê-los engajados – especialmente em lojas físicas que adotam uma abordagem omnichannel!

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Projeto: Bella Femme (AM) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Bella Femme (AM) – Crédito: Arquiter

Além disso, cerca de 80% dos primeiros estímulos humanos são puramente visuais — o que apenas reforça a importância das técnicas de visual merchandising, em nosso dia a dia.

Estatísticas recentes reforçam a importância dessas práticas:

  • 91% dos consumidores afirmam que estão mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas e relevantes;
  • lojas que adotam uma boa estratégia de visual merchandising relatam um aumento médio de 16% no preço premium de seus produtos, devido à qualidade da experiência oferecida;
  • além disso, estratégias eficazes de retenção de clientes – com ações de visual merchandising – são capazes de aumentar os lucros em até 75% com apenas um incremento de 5% na retenção de clientes.
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Projeto: La Bella (RN) – Crédito: Arquiter

Com o Método AFL da Arquiter, nosso foco está em criar ambientes atrativos, funcionais que, consequentemente se tornam lucrativos!

São mais de 500 projetos ajudando nossos clientes a conquistar resultados concretos como o aumento de no mínimo 30% no faturamento, através de soluções inteligentes e personalizadas de design e merchandising.

Continue a leitura e confira detalhes!

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O que é visual merchandising? Qual é o seu papel na dentro da arquitetura comercial?

O visual merchandising, ou VM, é uma ferramenta do marketing que atua dentro da arquitetura comercial, organizando de forma estratégica toda a apresentação visual de uma empresa ou ponto de venda.

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Projeto: Material de Construção (MA) – Crédito: Arquiter

Com o objetivo de criar e estabelecer uma identidade própria e poderosa para uma marca, as técnicas de VM, quando estrategicamente bem alinhadas com o branding, influenciam a maneira que o cliente a vê, e tira suas conclusões!

Ao contrário do que a maioria pensa, o visual merchandising não está relacionada apenas à decoração em vitrine de lojas!

Ela envolve um todo, ou seja, toda a sua estrutura é analisada e organizada para tornar o ambiente propício para o estímulo de compras – tendo em vista que é ali que o cliente pode vir a conhecer todos os seus produtos e compreender os diferenciais que eles oferecem.

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Projeto: Material de Construção (MA) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Material de Construção (MA) – Crédito: Arquiter

As boas práticas de visual merchandising envolvem experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente – como é o caso dos espaços instagramáveis.

Podemos dizer que o visual merchandising abrange tudo, desde vitrines, exibições de produtos até sinalização na loja, fluxo de clientes, etc. 

Afinal das contas, proporcionar uma experiência visualmente agradável é o primeiro passo para estabelecer uma conexão poderosa com os clientes que vieram ao seu estabelecimento. 

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Projeto: Pet Grommer (RO) – Crédito: Arquiter

E tudo isso pode auxiliar na gestão de negócios da sua empresa, tornando ela altamente lucrativa, ao invés de estagnar no mercado e futuramente fechar as portas.

Garantir um ROI positivo é extremamente importante para garantir o sucesso da sua empresa e a arquitetura comercial pode te auxiliar!

Elementos chave para aumentar suas vendas

Além de entender o que é visual merchandising, é de extrema importância que conheça os elementos chave (que fazem parte do VM), essenciais para aumentar significativamente as vendas do seu negócio!

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Projeto: Malu Papelaria (TO) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Malu Papelaria (TO) – Crédito: Arquiter

Vários componentes entram em cena ao criar e organizar o visual merchandising, mas os elementos listados abaixo são indiscutivelmente os mais importantes da lista!

O ponto focal

O ponto focal é a parte do foco no qual você deseja que os seus clientes se concentrem!

💡 Normalmente o ponto focal é colocado ao nível dos olhos, ou um item (ou grupo de produtos), que você deseja que o público perceba.

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Projeto: Mari Moda (AM) – Crédito: Arquiter

💡 Vamos para um exemplo prático: Digamos que você tenha uma loja de roupas e deseja exibir as novidades.

Uma técnica de visual merchandising que você pode fazer é criar um look, em um manequim no centro da vitrine. Veja um exemplo:

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Projeto: Bárbara Melo (RO) – Crédito: Arquiter

Seu espaço

A quantidade de espaço entre um produto e outro, pode transmitir a sensação de grande volume!

💡 E aqui vai outra dica: No varejo, o público em geral, tem o costume de comparar “espaços” como referência em “luxo”, e é por isso que é tão comum que marcas sofisticadas coloquem muito espaço entre as mercadorias ao exibi-las em suas lojas.

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Projeto: Meio Século (PR) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Meio Século (PR) – Crédito: Arquiter

Enquanto isso, os varejistas de descontos e promoções, podem encher suas prateleirasde forma organizada – ou em cabides com uma quantidade maior de produtos, deixando menos espaço entre os itens – tornando ágil e de fácil visualização.

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Projeto: Supermercado José & Mayra (AM) – Crédito: Arquiter

Por isso, é de extrema importância que adeque um conceito à sua empresa, pois se você está tentando posicionar um item como único ou exclusivo, faz muito sentido colocar mais espaço em torno dele. 

Lembre-se de que a escolha das cores das paredes, do piso e dos móveis devem estar em harmonia com a identidade visual da marca, a fim de transmitir a sensação desejada!

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Projeto: Bidu Brasil Uniforme (RO) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Bidu Brasil Uniforme (RO) – Crédito: Arquiter

Além disso, a escolha móveis deve ser funcional com design atraente, como araras, manequins, provadores e prateleiras.

Por isso, utilize acessórios como espelhos, plantas e quadros para personalizar o ambiente!

Iluminação

Quando usada corretamente, a iluminação comercial pode ajudar a chamar a atenção dos seus consumidores, para pontos focais, por exemplo!

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Projeto: Bioflora (TO) – Crédito: Arquiter

Se você deseja destacar determinados produtos, colocá-los sob uma iluminação mais forte é uma boa estratégia de visual merchandising.

Ao criar contrastes de luz e sombra, é possível realçar as formas e texturas de um produtotornando-o mais atraente!

E não se esqueça de que a temperatura da cor da luz (quente, fria ou neutra) influencia a percepção dos produtos.

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Projeto: Mari Moda (AM) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Mari Moda (AM) – Crédito: Arquiter

Tons quentes, por exemplo, transmitem aconchego e são ideais para alimentos, enquanto tons frios podem ser utilizados para produtos tecnológicos, que exigem uma visão mais minuciosa.

Além de aumentar a visibilidade do seu ponto comercial, uma boa iluminação proporciona maior satisfação ao consumidor, gerando a partir daí, maior lucro para o seu negócio!

Posicionamento

Os clientes tendem a procurar nas prateleiras o que está ao nível dos seus olhos, por isso, se concentrarão mais nas coisas que estão à sua frente, ao invés vez de olhar para os lados ou para trás de uma tela, por exemplo. 

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Projeto: ConstrutorShop (RJ) – Crédito: Arquiter

Por isso, é de extrema importância que conheça a sua persona e entenda como posicionar e organizar seus produtos de acordo. 

Caso tenha ficado com dúvidas, você também pode bater um papo no whatsapp, com nossos arquitetos comerciais!

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A visibilidade da marca

Até mesmo, e principalmente, o embrulho faz parte da entrega do seu produto!

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Projeto: Flakes Brazil (SP) – Crédito: Arquiter

Seu cartão de visita, aquele mimo a mais para o cliente se sentir mais próximo à sua marca.

Tudo isso faz parte da visibilidade da sua empresa e já que estamos neste assunto, atente-se à importância da profissionalização – essencial para se sobressair no seu nicho!

💡 E aqui vai uma dica de ouro para aumentar a visibilidade da sua marca: criar um cenário instagramável, um espaço instagramável ou até mesmo uma parede instagramável – o que melhor se adequar para o seu tipo de estabelecimento.

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Projeto: Rio Negro (AM) – Crédito: Arquiter
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Projeto: Rio Negro (AM) – Crédito: Arquiter

Além de aumentar a visibilidade, estes pontos instagramáveis garantem um excelente retorno de investimento!

E caso queira saber mais sobre este assunto, é só chamar nossa equipe de especialistas no whatsapp que eles te explicam melhor.

Conclusão

Além de entender o que é visual merchandising, o intuito deste conteúdo foi te preparar para o mundo dos negócios, onde segundo dados, aproximadamente 600 mil negócios fecham as portas, por ano!

É imprescindível inovar, se atualizar e incorporar técnicas que irão aumentar a eficiência e capital da sua empresa!

A Arquiter desenvolveu uma metodologia exclusiva que une a atratividade, a funcionalidade e lucratividade, a fim de que o seu negócio se torne expansível ou franqueadora – já imaginou?!

Vem bater um papo com nossa equipe de especialistas e saiba mais!

Até a próxima!

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Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.