Na Arquiter, acreditamos no impacto transformador do visual merchandising para impulsionar as vendas e fidelizar clientes!
As técnicas de exposição de produtos, quando bem aplicadas, podem aumentar as vendas em até 200%, como demonstrado em diversas indústrias ao redor do mundo.
A integração de elementos digitais, como displays interativos e realidade aumentada, também tem se mostrado altamente eficaz para converter clientes e mantê-los engajados – especialmente em lojas físicas que adotam uma abordagem omnichannel!
Além disso, cerca de 80% dos primeiros estímulos humanos são puramente visuais — o que apenas reforça a importância das técnicas de visual merchandising, em nosso dia a dia.
Estatísticas recentes reforçam a importância dessas práticas:
- 91% dos consumidores afirmam que estão mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas e relevantes;
- lojas que adotam uma boa estratégia de visual merchandising relatam um aumento médio de 16% no preço premium de seus produtos, devido à qualidade da experiência oferecida;
- além disso, estratégias eficazes de retenção de clientes – com ações de visual merchandising – são capazes de aumentar os lucros em até 75% com apenas um incremento de 5% na retenção de clientes.
Com o Método AFL da Arquiter, nosso foco está em criar ambientes atrativos, funcionais que, consequentemente se tornam lucrativos!
São mais de 500 projetos ajudando nossos clientes a conquistar resultados concretos como o aumento de no mínimo 30% no faturamento, através de soluções inteligentes e personalizadas de design e merchandising.
Continue a leitura e confira detalhes!
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O que é visual merchandising? Qual é o seu papel na dentro da arquitetura comercial?
O visual merchandising, ou VM, é uma ferramenta do marketing que atua dentro da arquitetura comercial, organizando de forma estratégica toda a apresentação visual de uma empresa ou ponto de venda.
Com o objetivo de criar e estabelecer uma identidade própria e poderosa para uma marca, as técnicas de VM, quando estrategicamente bem alinhadas com o branding, influenciam a maneira que o cliente a vê, e tira suas conclusões!
Ao contrário do que a maioria pensa, o visual merchandising não está relacionada apenas à decoração em vitrine de lojas!
Ela envolve um todo, ou seja, toda a sua estrutura é analisada e organizada para tornar o ambiente propício para o estímulo de compras – tendo em vista que é ali que o cliente pode vir a conhecer todos os seus produtos e compreender os diferenciais que eles oferecem.
As boas práticas de visual merchandising envolvem experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente – como é o caso dos espaços instagramáveis.
Podemos dizer que o visual merchandising abrange tudo, desde vitrines, exibições de produtos até sinalização na loja, fluxo de clientes, etc.
Afinal das contas, proporcionar uma experiência visualmente agradável é o primeiro passo para estabelecer uma conexão poderosa com os clientes que vieram ao seu estabelecimento.
E tudo isso pode auxiliar na gestão de negócios da sua empresa, tornando ela altamente lucrativa, ao invés de estagnar no mercado e futuramente fechar as portas.
Garantir um ROI positivo é extremamente importante para garantir o sucesso da sua empresa e a arquitetura comercial pode te auxiliar!
Elementos chave para aumentar suas vendas
Além de entender o que é visual merchandising, é de extrema importância que conheça os elementos chave (que fazem parte do VM), essenciais para aumentar significativamente as vendas do seu negócio!
Vários componentes entram em cena ao criar e organizar o visual merchandising, mas os elementos listados abaixo são indiscutivelmente os mais importantes da lista!
O ponto focal
O ponto focal é a parte do foco no qual você deseja que os seus clientes se concentrem!
💡 Normalmente o ponto focal é colocado ao nível dos olhos, ou um item (ou grupo de produtos), que você deseja que o público perceba.
💡 Vamos para um exemplo prático: Digamos que você tenha uma loja de roupas e deseja exibir as novidades.
Uma técnica de visual merchandising que você pode fazer é criar um look, em um manequim no centro da vitrine. Veja um exemplo:
Seu espaço
A quantidade de espaço entre um produto e outro, pode transmitir a sensação de grande volume!
💡 E aqui vai outra dica: No varejo, o público em geral, tem o costume de comparar “espaços” como referência em “luxo”, e é por isso que é tão comum que marcas sofisticadas coloquem muito espaço entre as mercadorias ao exibi-las em suas lojas.
Enquanto isso, os varejistas de descontos e promoções, podem encher suas prateleiras – de forma organizada – ou em cabides com uma quantidade maior de produtos, deixando menos espaço entre os itens – tornando ágil e de fácil visualização.
Por isso, é de extrema importância que adeque um conceito à sua empresa, pois se você está tentando posicionar um item como único ou exclusivo, faz muito sentido colocar mais espaço em torno dele.
Lembre-se de que a escolha das cores das paredes, do piso e dos móveis devem estar em harmonia com a identidade visual da marca, a fim de transmitir a sensação desejada!
Além disso, a escolha móveis deve ser funcional com design atraente, como araras, manequins, provadores e prateleiras.
Por isso, utilize acessórios como espelhos, plantas e quadros para personalizar o ambiente!
Iluminação
Quando usada corretamente, a iluminação comercial pode ajudar a chamar a atenção dos seus consumidores, para pontos focais, por exemplo!
Se você deseja destacar determinados produtos, colocá-los sob uma iluminação mais forte é uma boa estratégia de visual merchandising.
Ao criar contrastes de luz e sombra, é possível realçar as formas e texturas de um produto – tornando-o mais atraente!
E não se esqueça de que a temperatura da cor da luz (quente, fria ou neutra) influencia a percepção dos produtos.
Tons quentes, por exemplo, transmitem aconchego e são ideais para alimentos, enquanto tons frios podem ser utilizados para produtos tecnológicos, que exigem uma visão mais minuciosa.
Além de aumentar a visibilidade do seu ponto comercial, uma boa iluminação proporciona maior satisfação ao consumidor, gerando a partir daí, maior lucro para o seu negócio!
Posicionamento
Os clientes tendem a procurar nas prateleiras o que está ao nível dos seus olhos, por isso, se concentrarão mais nas coisas que estão à sua frente, ao invés vez de olhar para os lados ou para trás de uma tela, por exemplo.
Por isso, é de extrema importância que conheça a sua persona e entenda como posicionar e organizar seus produtos de acordo.
Caso tenha ficado com dúvidas, você também pode bater um papo no whatsapp, com nossos arquitetos comerciais!
A visibilidade da marca
Até mesmo, e principalmente, o embrulho faz parte da entrega do seu produto!
Seu cartão de visita, aquele mimo a mais para o cliente se sentir mais próximo à sua marca.
Tudo isso faz parte da visibilidade da sua empresa e já que estamos neste assunto, atente-se à importância da profissionalização – essencial para se sobressair no seu nicho!
💡 E aqui vai uma dica de ouro para aumentar a visibilidade da sua marca: criar um cenário instagramável, um espaço instagramável ou até mesmo uma parede instagramável – o que melhor se adequar para o seu tipo de estabelecimento.
Além de aumentar a visibilidade, estes pontos instagramáveis garantem um excelente retorno de investimento!
E caso queira saber mais sobre este assunto, é só chamar nossa equipe de especialistas no whatsapp que eles te explicam melhor.
Conclusão
Além de entender o que é visual merchandising, o intuito deste conteúdo foi te preparar para o mundo dos negócios, onde segundo dados, aproximadamente 600 mil negócios fecham as portas, por ano!
É imprescindível inovar, se atualizar e incorporar técnicas que irão aumentar a eficiência e capital da sua empresa!
A Arquiter desenvolveu uma metodologia exclusiva que une a atratividade, a funcionalidade e lucratividade, a fim de que o seu negócio se torne expansível ou franqueadora – já imaginou?!
Vem bater um papo com nossa equipe de especialistas e saiba mais!
Até a próxima!