ARQUITER

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Cenário Instagramável para Lojas: Tendências em alta

Se o seu desejo é faturar MUITO, investir em um cenário instagramável para lojas, é uma excelente sugestão.

Isso porque, o principal objetivo de um cenário instagramável para lojas, é render boas fotos e divulgar a sua marca nas redes sociais.

instagramavel-o-que-e
Fonte: Infopédia

Pensando nisso, reunimos as melhores dicas e tendências para te inspirar a criar um cantinho exclusivo da sua marca! Porque afinal das contas, encontrar a foto perfeita para o Instagram é uma necessidade moderna.

Anteriormente, o objetivo anterior das lojas era o de estocar e vender. Na era digital, isso já não é mais suficiente. As lojas agora devem ser um lugar de experiências – de preferência únicas e marcantes.

Vamos juntos?!

espaco-instagramavel-banner

Cenário Instagramável para Lojas

Criar um cenário Instagramável para lojas, também requererem estratégias de visual merchandising. Claro! Também não podemos deixar de lado questões como: espaço, fluxo de clientes e colaboradores.

artigo-vitrine-de-loja-pequena-tecnicas-de-visual-merchandising-banner

Um cenário Instagramável para lojas, deve, antes de mais nada, ter alinhamento com a proposta da sua marca!

O que isso quer dizer?

Não adianta criar um espaço Instagramável, fazer um investimento que de nada vai ajudar a fortalecer a sua marca, por exemplo.

É preciso, antes de mais nada, criar uma estratégia de investimento, que realmente faça sentido, tenha valor e agregue a sua marca! Como?!

Você pode contar com o auxílio de um arquiteto comercial.

Esse profissional vai te orientar e dar o direcionamento necessário para fazer com que esse canto Instagramável, seja, um verdadeiro chamariz de clientes e lhe traga muitas vendas!

arquiteto-comercial-banner-01

Tendências em alta para se inspirar

Pensando em cenário Instagramável para lojas, trouxemos as tendências em alta mais hypadas da internet. O objetivo do cenário é criar um espaço criativo, único e viral! Por isso, solte a imaginação.

Biofilia como aliada

A biofilia pode ser uma excelente alternativa para você que está pensando em criar um cenário instagramável para lojas, principalmente quando aliada a identidade visual da sua marca.

cenario-instagramavel-para-lojas_3
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest, Crédito: Beatriz Luiza
cenario-instagramavel-para-lojas_1
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest

Uma tendência muito forte atualmente é incrementar a biofilia com uma composição em neon, sejam através de: letreiros, iluminação, ou até mesmo enfeite.

cenario-instagramavel-deleitegourmet
Cenário Instagramável – Deleite Gourmet – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

A parede instagramável é muito utilizada em locais com pouco espaço – valorizando cada m² através de um cenário único e viral! Já imaginou?!

cenario-instagramavel-para-lojas_4
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest, Crédito: Fashion Bubbles
cenario-instagramavel-para-lojas
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest, Crédito: Valeria Otto

Se a sua loja tem espaço, investir em um balanço pode ser uma excelente sugestão. E a criatividade aqui, não tem limite. Imaginem só, criar um cenário instagramável, com um balanço exclusivo da sua marca! UAU!

cenario-instagramavel-remansodoslagos
Cenário Instagramável – Remanso dos Lagos – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
cenario-instagramavel-biofilia-010
Cenário Instagramável – Remanso dos Lagos – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

Vejam como, no exemplo acima, nosso escritório trouxe a biofilia, bem distribuída, criando harmonia entre o ambiente, proposta da marca e experiência do cliente.

Invista em pontos estratégicos

Sabe aquele cantinho, parado, na sua loja? Ou até mesmo aquele espaço que não vai ninguém?

O que você, empreendedor, está utilizando de estratégia para levar o seu cliente até o final do corredor? Ou fazer com que este consumidor que nem sabe o que procura, passe horas e horas explorando a sua loja?

Um cenário instagramável pode ser a solução!

cenario-instagramavel-para-lojas_2
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest, Crédito: Lu

Vejam, por exemplo, como esta loja conseguiu alinhar um espaço instagramável – incrível – e ainda conseguiu otimizar seu espaço. Outra dica é criar cenários exclusivos, com composições alinhadas a proposta da sua marca.

cenario-instagramavel-para-lojas-capa-010_1
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: Behance, Crédito: Hello Girl Store
cenario-instagramavel-para-lojas-capa
Cenário Instagramável para Lojas – Fonte: Behance, Crédito: Hello Girl Store

Notem este exemplo abaixo, onde o nosso escritório de arquitetura, conseguiu alinhar o Método AFL – alinhando a alta atratividade, funcionalidade e lucratividade do espaço – sem deixar de lado os pontos chave e cegos.

cenario-instagramavel-para-lojas-0010
Cenário Instagramável para Lojas – Bella Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
cenario-instagramavel-para-lojas-0011
Cenário Instagramável para Lojas – Bella Femme – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design

É imprescindível que, neste momento, sejam levantadas questões como: quem é a sua persona, nível de atendimento (local, regional, online), e principalmente, alinhar as estratégias para fortalecer e expandir a marca da sua empresa.

Alinhe uma proposta

Não adianta “sair por aí”, e tentar criar um cenário que não faz sentido com a sua proposta de marca, muito menos com o core-business da sua empresa.

É preciso ter harmonia entre o cenário e proposta. O que isso significa?!

Não adianta querer colocar um balanço, por exemplo, se o seu espaço não comporta o fluxo de consumidores e colaboradores. Como também não adianta criar um espaço todo instagramável se o local escolhido não possui visibilidade.

É necessário alinhar: espaço, proposta, objetivo, investimento necessário e principalmente, planejamento. Nada funciona sem um bom planejamento.

E lembre-se! O seu cenário deve ser um investimento que te trará – realmente – um retorno positivo, a fim de que não seja um local “flopado”.

Que tal investir em uma fachada totalmente instagramável para a sua loja?! Querem um exemplo?

Vejam como a composição de flores fica elegante, sofisticada e charmosa! Ou quem sabe investir em uma pintura totalmente exclusiva, com a cara da sua marca?!

cenario-instagramavel-para-lojas010
Fachada Instagramável para Lojas – Fonte: PInterest, Crédito: Sophie Tea
cenario-instagramavel-para-lojas010_1
Fachada Instagramável para Lojas – Fonte: Vogue

Algumas outras ideias incluem composições temáticas, como é o caso das lojas conceito.

Pois além de oferecer seus produtos tradicionais, este tipo de loja engloba a generalidade do estilo de vida, ofertando produtos que atendem desejos do seu público-alvo – criando portanto, cenários únicos e exclusivos da marca.

cenario-instagramavel-para-lojas020_1
Cenário Instagramável para Lojas Conceito – Fonte: PInterest
cenario-instagramavel-para-lojas020
Cenário Instagramável para Lojas Conceito – Fonte: PInterest
cenario-instagramavel-para-lojas020_2
Cenário Instagramável para Lojas Conceito – Fonte: PInterest, Crédito: hellomissjordan

Vejam este exemplo, onde juntos com a Flakes Brazil, criamos uma loja conceito totalmente instagramável e tendencial! Percebam que a composição de elementos e cores são totalmente alinhados com a proposta da marca.

cenario-instagramavel-para-lojas1_1
Cenário Instagramável – Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
cenario-instagramavel-para-lojas1
Cenário Instagramável – Flakes Brazil – Crédito: Sarah Penido Arquitetura e Design
banner-arquitetura-comercial-2

Conclusão

O objetivo de um cenário Instagramável para lojas é criar um espaço totalmente dedicado a render boas fotos e viralizar a sua marca na internet.

Pode ser uma tarefa meio complicada. Mas não se assuste! Você pode contar com o auxílio de profissionais de arquitetura comercial, por exemplo.

Aqui no escritório Sarah Penido Arquitetura e Design, por exemplo, utilizamos o Método AFL, onde reúne a atratividade, funcionalidade e lucratividade de um ambiente comercial.

Agregar a beleza e sofisticação de uma loja com o aumento das suas vendas, é possível sim!

Quer mais detalhes?! Vem bater um papo com nossa equipe de especialistas que a gente te explica!

Até a próxima!

sarah-penido-arquitetura-e-design-sublinhado-preto-001

Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.

banner-newsletter