Se o seu desejo é faturar MUITO, investir em um cenário instagramável para lojas, é uma excelente sugestão.
Isso porque, o principal objetivo de um cenário instagramável para lojas, é render boas fotos e divulgar a sua marca nas redes sociais.
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas e tendências para te inspirar a criar um cantinho exclusivo da sua marca! Porque afinal das contas, encontrar a foto perfeita para o Instagram é uma necessidade moderna.
Anteriormente, o objetivo anterior das lojas era o de estocar e vender. Na era digital, isso já não é mais suficiente. As lojas agora devem ser um lugar de experiências – de preferência únicas e marcantes.
Vamos juntos?!
>> Confira e navegue através dos tópicos:
Cenário Instagramável para Lojas
Criar um cenário Instagramável para lojas, também requererem estratégias de visual merchandising. Claro! Também não podemos deixar de lado questões como: espaço, fluxo de clientes e colaboradores.
Um cenário Instagramável para lojas, deve, antes de mais nada, ter alinhamento com a proposta da sua marca!
O que isso quer dizer?
Não adianta criar um espaço Instagramável, fazer um investimento que de nada vai ajudar a fortalecer a sua marca, por exemplo.
É preciso, antes de mais nada, criar uma estratégia de investimento, que realmente faça sentido, tenha valor e agregue a sua marca! Como?!
Você pode contar com o auxílio de um arquiteto comercial.
Esse profissional vai te orientar e dar o direcionamento necessário para fazer com que esse canto Instagramável, seja, um verdadeiro chamariz de clientes e lhe traga muitas vendas!
Tendências em alta para se inspirar
Pensando em cenário Instagramável para lojas, trouxemos as tendências em alta mais hypadas da internet. O objetivo do cenário é criar um espaço criativo, único e viral! Por isso, solte a imaginação.
Biofilia como aliada
A biofilia pode ser uma excelente alternativa para você que está pensando em criar um cenário instagramável para lojas, principalmente quando aliada a identidade visual da sua marca.
Uma tendência muito forte atualmente é incrementar a biofilia com uma composição em neon, sejam através de: letreiros, iluminação, ou até mesmo enfeite.
A parede instagramável é muito utilizada em locais com pouco espaço – valorizando cada m² através de um cenário único e viral! Já imaginou?!
Se a sua loja tem espaço, investir em um balanço pode ser uma excelente sugestão. E a criatividade aqui, não tem limite. Imaginem só, criar um cenário instagramável, com um balanço exclusivo da sua marca! UAU!
Vejam como, no exemplo acima, nosso escritório trouxe a biofilia, bem distribuída, criando harmonia entre o ambiente, proposta da marca e experiência do cliente.
Invista em pontos estratégicos
Sabe aquele cantinho, parado, na sua loja? Ou até mesmo aquele espaço que não vai ninguém?
O que você, empreendedor, está utilizando de estratégia para levar o seu cliente até o final do corredor? Ou fazer com que este consumidor que nem sabe o que procura, passe horas e horas explorando a sua loja?
Um cenário instagramável pode ser a solução!
Vejam, por exemplo, como esta loja conseguiu alinhar um espaço instagramável – incrível – e ainda conseguiu otimizar seu espaço. Outra dica é criar cenários exclusivos, com composições alinhadas a proposta da sua marca.
Notem este exemplo abaixo, onde o nosso escritório de arquitetura, conseguiu alinhar o Método AFL – alinhando a alta atratividade, funcionalidade e lucratividade do espaço – sem deixar de lado os pontos chave e cegos.
É imprescindível que, neste momento, sejam levantadas questões como: quem é a sua persona, nível de atendimento (local, regional, online), e principalmente, alinhar as estratégias para fortalecer e expandir a marca da sua empresa.
Alinhe uma proposta
Não adianta “sair por aí”, e tentar criar um cenário que não faz sentido com a sua proposta de marca, muito menos com o core-business da sua empresa.
É preciso ter harmonia entre o cenário e proposta. O que isso significa?!
Não adianta querer colocar um balanço, por exemplo, se o seu espaço não comporta o fluxo de consumidores e colaboradores. Como também não adianta criar um espaço todo instagramável se o local escolhido não possui visibilidade.
É necessário alinhar: espaço, proposta, objetivo, investimento necessário e principalmente, planejamento. Nada funciona sem um bom planejamento.
E lembre-se! O seu cenário deve ser um investimento que te trará – realmente – um retorno positivo, a fim de que não seja um local “flopado”.
Que tal investir em uma fachada totalmente instagramável para a sua loja?! Querem um exemplo?
Vejam como a composição de flores fica elegante, sofisticada e charmosa! Ou quem sabe investir em uma pintura totalmente exclusiva, com a cara da sua marca?!
Algumas outras ideias incluem composições temáticas, como é o caso das lojas conceito.
Pois além de oferecer seus produtos tradicionais, este tipo de loja engloba a generalidade do estilo de vida, ofertando produtos que atendem desejos do seu público-alvo – criando portanto, cenários únicos e exclusivos da marca.
Vejam este exemplo, onde juntos com a Flakes Brazil, criamos uma loja conceito totalmente instagramável e tendencial! Percebam que a composição de elementos e cores são totalmente alinhados com a proposta da marca.
Conclusão
O objetivo de um cenário Instagramável para lojas é criar um espaço totalmente dedicado a render boas fotos e viralizar a sua marca na internet.
Pode ser uma tarefa meio complicada. Mas não se assuste! Você pode contar com o auxílio de profissionais de arquitetura comercial, por exemplo.
Aqui no escritório Sarah Penido Arquitetura e Design, por exemplo, utilizamos o Método AFL, onde reúne a atratividade, funcionalidade e lucratividade de um ambiente comercial.
Agregar a beleza e sofisticação de uma loja com o aumento das suas vendas, é possível sim!
Quer mais detalhes?! Vem bater um papo com nossa equipe de especialistas que a gente te explica!
Até a próxima!