A inauguração de loja é uma questão fundamental para alcançar o sucesso do seu negócio!
E é extremamente importante, pois qualquer erro durante o seu planejamento, pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento da sua loja.
E não se esqueça! “A primeira impressão é a que fica”!
É preciso sair fora da caixa e tentar enxergar os pontos-cego da sua loja, para alinhar um maior destaque para aqueles produtos ou serviços, que são carros-chefes do seu negócio.
Leu tudo isso e ainda está perdido e não sabe como começar a planejar a inauguração de loja? Quer que esse momento seja um sucesso, mas está com medo de fazer alguma coisa errada? Calma, que a gente te ajuda!
Trouxemos as melhores dicas e tendências em 2023 para inauguração de loja – nacional e internacional.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
Tudo começa no marketing digital
Muitos pensam que começa na decoração, mas é aí que se enganam sobre a inauguração de loja – se é que você pensa em alcançar o tão sonhado sucesso.
Isso porquê, o marketing digital é essencial para sua estratégia de lançamento! Principalmente porquê, além dos seu consumidores, lembre-se que seus futuros parceiros e concorrentes, já estão ali – presentes no meio digital.
Faça um bom agito em suas mídias, do início da arquitetura até o estágio de construção, e por aí vai! E acredite, toda jornada é de extrema importância para a fortalecer sua marca!
Já parou para pensar que você pode ser inspiração para alguém que está pensando em começar sua loja?
Um dos nossos clientes mais “hypados”, que BOMBAM na internet, é a Flakes Brazil! Vejam por exemplo, como eles conseguiram criar vídeos incríveis para deixar com aquele gostinho de QUERO MAIS!
Como está o seu visual merchandising?
Durante a construção da sua loja foi planejado o visual merchandising? Qual a estratégia da sua loja para fazer o seu cliente ir até o final do corredor? Ou quem sabe, passar mais tempo explorando seus produtos nos cabides e prateleiras?
Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design, além do projeto arquitetônico, realizamos um plano estratégico para aplicar a melhor exposição do seu produto ou serviço, além de:
- Estudar a sua concorrência: O que influencia no seu posicionamento de marca;
- Fluxograma: Onde criamos escalabilidade sobre os gastos e energias que podem ser reduzidas (o que gera economia para o seu bolso);
- Estudo do fluxo dos colaboradores e clientes: O que influencia diretamente em suas vendas;
- Criação de pontos instagramáveis: Para atrair mais clientes, além de ser uma excelente estratégia de branding – e se um excelente elemento em sua decoração;
- além de outros serviços que envolvem a arquitetura comercial, a fim de maximizar os seus lucros em até 50% – conheça nossos cases.
O visual merchandising é um importante ponto a ser pautado, por isso atenção em como está exposto os seus produtos e serviços! E se precisar, venha bater um papo com nossos especialistas, que a gente te ajuda!
Crie promoções, ofertas e kits exclusivos
Se está com a intenção de arrasar, já na sua inauguração de loja, comece a pensar em promoções, ofertas ou kits exclusivos para seus clientes.
Nos dias atuais, estamos acostumados a receber presentes, brindes e fazer um story. E além de ser uma excelente publicidade, é ótimo para fidelizar os clientes!
E aí curtiu essas dicas?! Então fica com a gente que têm mais!
Fidelize clientes na inauguração da sua loja
Que tal criar um programa de fidelidade? Quer exemplos?
- Cartões de fidelização: São aqueles cartões que recebem carimbos quando realizam compras;
- Programa de pontos: Basicamente quanto mais o cliente gasta, mais pontos ele recebe;
- Programa pago: São planos onde os membros VIP receberem benefícios exclusivos;
- Programa de caridade: Tendência em alta, são planos onde o consumidor além de receber benefícios, podem escolher entre trocar os pontos ou cashback por uma ação social;
- Programa de níveis: Quanto mais os clientes forem fieis a sua marca, maiores são seus benefícios;
- Programa de parceria: Que tal começar a inauguração de loja com uma parceria? Além de engajar novos leads quentes, aumenta a exposição da sua marca.
Layout e decoração
Na sua loja foi pensado como está o layout? Qual foi a estratégia utilizada para fazer com que seu cliente passe mais tempo em sua inauguração de loja?
Pois é! São pontos extremamente importantes para que seu produto não fique ali parado no cabine ou nas prateleiras! E não foi pra isso que você está investindo, não é mesmo?
Veja por exemplo como o nosso escritório conseguiu alinhar uma excelente exposição para a MDS Uniformes.
Neste projeto arquitetônico, foi priorizado um mobiliário que possibilite uma melhor exposição de produtos, a fim de auxiliar na organização da venda e melhor assimilação do produto pelo cliente.
Na parte interna, propomos como destaque uma iluminação por spots no espaço, sendo que este tipo de iluminação traz sombra e luz, embelezando os produtos expostos.
Que tal realizar a inauguração de loja na sua cidade e incorporar balões, faixas e cartazes? Entrar no clima TOTAL de inauguração é o “ponto chave” para fidelizar clientes, não se esqueça!
Convite para inauguração de loja
É exatamente por isso que a inauguração de loja começa no marketing digital!
Se não, pra quem serão enviados os convites para sua inauguração?! Parentes e amigos próximos são excelentes como marketing de influência, mas são apenas 20% de todo o seu potencial de atração.
A inauguração de loja é um momento de destaque que precisa ser levado passo a passo, de maneira estratégica – a não ser que você queira estagnar no seu mercado de atuação.
O convite para inauguração de loja pode ser na sua rede social, e existem milhões de ideias criativas no Canva – e o melhor de tudo, ele ainda te da um suporte de como criar seu convite para inauguração de lojas, dos mais variados segmentos!
Foi pensado na data com cuidado?! Você já levantou uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência, público-alvo e curva ABC do seu negócio?
Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design além de levantarmos trazermos todas as respostas para essas perguntas, estudamos a melhor estratégia para o posicionamento da sua loja – em todo o Brasil.
Temos casos onde, por exemplo, após estudos realizados pelos nossos especialistas em arquitetura comercial, conseguiram notar oportunidades, corte de gastos, além de possibilitar um aumento de 50% na lucratividade da Cantina Ghiotto.
Dê play nas melhores playlists
Para arrasar a inauguração de loja precisa vir acompanhada de uma boa playlist!
Com o auxílio da música é possível incentivar o impulso das compras, isso acontece por conta do bem-estar que acaba sendo gerado automaticamente.
Quando se trata de uma inauguração de loja é recomendado que inclua uma estratégia de programação repleta de sons significativos faz muita diferença nos resultados – o segredo está em pesquisar por músicas que influenciam na compra.
No âmbito geral algumas playslists que recomendamos no Spotify são:
- Playlist com músicas pop;
- Playlist com músicas ao som de um bom jazz;
- Que tal músicas clássicas?
A variedade é ampla e além do spotify, a deezer, a apple music e outros tantos apps oferecem milhões de playlists incríveis!
Marketing sensorial e olfativo
Além de escolher uma boa playlist, para deixar marcada a inauguração de loja, as grandes marcas investem no marketing sensorial e olfativo.
Há cerca de 2,4 milhões de lojas no Brasil. O que a sua inauguração de loja vai fazer para se destacar e sair da zona de conforto?!
Vamos para um exemplo prático!
- Realidade Aumentada: Permite transportar o cliente para um ambiente onde ele possa experimentar o produto em sua realidade;
- Visual Merchandising: Organizar os produtos de maneira que chame a atenção do cliente, como separação por cores, tipos, tamanhos;
- Aromatizador de Ambiente: Cada segmento de mercado possui um tipo específico que impulsiona venda e aumenta o engajamento de clientes;
- Totens: Produtos ou elementos para que o público possa interagir de várias maneiras personalizadas;
- Música: A fim de oferecer uma atmosfera agradável, aumentar as chances de identificação do cliente e também com a proposta da sua marca;
- Iluminação: Aumentar o destacar de alguns produtos ou pontos da loja.
Imagine andar pelo shopping e “dar de cara” com um cartaz GIGANTE e o melhor, interativo!
Foi essa a proposta que a inauguração da loja – RiHappy – está proporcionando na cidade de Umuarama-PR, e olha quem foi parar para interagir com a novidade…
As lojas centauro também trouxeram uma novidade incrível! Imagine fazer a inauguração da sua loja de calçados e colocar uma esteira para que os seus consumidores possam testar o produto? É uma ideia genial que a Centauro criou, vejam!
Crie uma ação social
Além de ser uma tendência em alta é uma excelente ação humanitária – que amamos fazer parte e super recomendamos!
O nosso escritório de arquitetura comercial possui parceria com a MRSC Beagá, que transforma o Brasil dedicando-se a levar doações e serviços aos cães, e seus tutores na condição de moradores de rua.
Os consumidores têm buscado cada vez mais por marcas que estão engajadas em causas de ação social, e que realmente se preocupem e se posicionam frente de determinadas ações.
Mas para que isso possa ser realizado é preciso que estude o orçamento da sua empresa, e entenda o que pode ser feito para promover essa questão.
Em sua grande maioria, a inauguração de lojas destinam parte de suas vendas do dia para alguma ONG ou projeto que exerça um papel importante em sua região.
Customer Success
O customer success, ou em sua tradução, “sucesso do cliente” é a área da sua empresa pelo qual fica responsável por garantir que o primeiro contato até o final do pós-venda, seja capaz de tornar a experiência do cliente a mais agradável possível!
Além de fidelizar o cliente é muito provável que o consumidor faça aquilo que chamamos de marketing por indicação, super poderoso – é aquele boca a boca de casos comprovados, onde o consumidor conhece, gosta e indica.
Como fazer o customer success na inauguração da sua loja?! A gente te explica passo a passo!
- Tenha uma equipe de qualidade ao seu lado;
- Defina o perfil ideal do colaborador que você irá contratar baseado em suas funções;
- Treine seus colaboradores e se possível crie um padrão para otimizar o atendimento;
- Crie carteiras de clientes para cada colaborador e incentive com benefícios, bonificações;
- Oriente-se por dados;
- Uso um fluxo de conversa natural para engajar com seus consumidores nas redes sociais – e nada de ficar empurrando produtos ou serviços na DM;
- Mantenha seus consumidores atualizados em suas redes sociais;
- Deixe seus melhores clientes nos melhores amigos e vá incluindo benefícios e ofertas exclusivas;
- Hoje em dia existem muitos aplicativos, softwares e sites que podem te auxiliar na automatização de muita coisa – dê uma olhada no Capterra para encontrar e comparar esses apps.
Conclusão
Viu como a inauguração de loja precisa ser seguida passo a passo, de maneira estratégica para que a sua loja não precise fechar as portas por estoque parado?
Aqui na Sarah Penido Arquitetura e Design, além de realizarmos o seu projeto arquitetônico, levantamos todas essas questões para viabilizar a melhor escolha e oportunidade para o seu negócio.