Sarah Penido Arquitetura e Design

Arquitetura Comercial que aumenta o seu faturamento!

Vitrine na Black Friday: Ideias, dicas e tendências em 2022

Ter uma estratégia de vendas é essencial! Mas uma vitrine atrativa e um visual merchandising bem alinhado, são pontos importantíssimos a serem pensados.

Principalmente quando o assunto é maximizar o número de vendas.

💡 Confira nosso conteúdo completo sobre técnicas de Vitrine e Visual Merchanding para Lojas Pequenas.

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Quando bem elaborada, uma vitrine pode chamar a atenção de consumidores que nem se quer planejavam visitar tal estabelecimento.

Por isso, o “vitrinismo” é um recurso essencial, estratégico e fundamental para que empreendedores possam impulsionar suas vendas!

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Crédito: Sebrae

E na Black Friday não poderia ser diferente!

Muitas promoções, kits e produtos que realmente valem a pena esperar para ganhar “aquele descontão”.

A data está chegando e pensando nisso, reunimos as melhores ideias para destacar sua vitrine!

E claro! Não podemos deixar de comentar sobre como criar um visual merchandising estratégico para a Black Friday. Confira!

Quando vai ser a Black Friday em 2022?

A Black Friday em 2022 acontecerá no dia 25 de Novembro (sexta-feira).

E em 2023, quando vai ser? Entenda como saber em que data cai a Black Friday

A Black Friday acontece um dia após o Dia de Ação de Graças – Thanksgiving, comemorado nos EUA – data esta, comemorada na última quinta-feira do mês de Novembro.

Podemos afirmar, portanto, que a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de Novembro.

E subsequente a esta data, na segunda-feira comemora-se a Cyber Monday. Data esta, voltada para as compras online.

Ideias criativas de vitrine para se inspirar

Veja como a Imaginarium, criou faixas de acordo com o tom da sua marca, possibilitando que a vitrine na Black Friday tenha um contraste chamativo e harmonioso.

Outra ideia sensacional é a vitrine Black Friday, criada pela Art. Renda que se inspirou nas famosas hashtags e criou um contraste espetacular com seus produtos.

E que tal inovar os adesivos e incorporar um desenho atrativo?! Um formato de presente, por exemplo?

Você também pode despertar a curiosidade dos seus consumidores deixando apenas uma parte à mostra. Confira esta segunda imagem da loja Harvey Nichols.

As plaquinhas ainda são tendência e você pode inovar a decoração da sua loja na Black Friday para criar uma vitrine super atrativa!

Confiram essas imagens abaixo e vejam como a Stefanel “saiu fora da caixa” e utilizou placas, formando a palavra “SALE” – em inglês – ou promoção – em português.

Já a segunda imagem foi um pin que encontramos no PInterest e se alguém souber o nome da loja é só mandar um direct para nossa equipe!

Os balões não poderiam ficar de fora dessa lista, pois além de fácil manuseio é uma ideia muito criativa e não custa caro…

Notem como a Atuendo criou uma decoração em sua vitrine Black Friday, inspirada em festas temáticas, na parte frontal de sua loja. Agregando o fator atenção e destaque para seu empreendimento!

Já na segunda imagem, é possível notar a criatividade com balões – Loja Anchieta Center.

Que tal buscar inspirações no PInterest?!

Uma dica é utilizar expressões ou palavras em outras línguas – como o Inglês, por exemplo – para realizar buscas e encontrar tendências do mundo!

Como otimizar o Visual Merchandising da sua loja na Black Friday

Além de uma boa vitrine na Black Friday o visual merchanding da sua loja deve estar alinhado com a promoção na hora de expor seus produtos.

O principal objetivo do visual merchanding é atrair, envolver e motivar seus consumidores a realizarem uma compra, por isso, muita atenção!

Agora que você já teve boas inspirações de vitrine na Black Friday, confira esses passos para otimizar o merchandising da sua loja:

  • Faça um esboço no papel alinhando suas prateleiras, balcões e expositores para melhor distribuir seus produtos.
  • Seus melhores produtos devem ficar na frente para ganhar destaque.
  • Utilize a técnica do merchandising cruzado para colocar produtos que se relacionam, um perto do outro, pois assim existe a possibilidade de seus consumidores comprarem produtos adicionais.
  • Adicione quebras de velocidade como mesas, prateleiras e puffs – por exemplo – para dar aos seus clientes uma pausa de grandes corredores ou locais muito grandes.
  • Utilize os sinais com sabedoria e não permita que seus consumidores fiquem perdidos na loja.
  • O caixa é também um excelente aliado na hora de exibir “aquele produto” de preço baixo.
  • Otimize a experiência sensorial e estimule sensações completas para seu consumidor.
  • Crie uma história com seus produtos e guie seu cliente através da iluminação – por exemplo.
  • Sinalize as promoções e dê destaque para os produtos que são tendência.

Criar uma Campanha, em especial, para a Black Friday é uma excelente alternativa se o seu empreendimento já possui uma larga escala!

Confira as dicas:

  • Aguce a curiosidade dos seus clientes possibilitando “uma espiadinha” sobre o que vem de promoção;
  • Lance um produto ou combo especial para a Black Friday;
  • Interaja com seus consumidores nas redes sociais e crie promoções especiais, brincadeiras, sorteios, cupons, brindes, etc;
  • Que tal um desconto VIP para clientes da madrugada?;
  • Parceria com influencers pode ser uma boa estratégia;
  • Crie publicações com produtos e preços disponíveis “SOMENTE NA BLACK FRIDAY”;
  • Os vídeos são excelentes aliados na hora de chamar a atenção do consumidor no meio digital;
  • Descontos variados como: descontos progressivo, compre 1 leve 2, 50% no segundo produto, etc;
  • Você também pode criar descontos exclusivos para cada hora do dia.

Conclusão

Aproveite o Black Friday para emendar com a Cyber Monday e entre no clima da Copa do Mundo!

São tantas datas comemorativas que você pode juntar tudo e inovar…

Um exemplo?!

Que tal criar um espaço instagramável com o tema copa do mundo, aproveitar o clima, criar uma decoração de Natal na sua vitrine e ainda incluir plaquinhas anunciando a Black Friday?

Sair fora da caixa vai depender do seu nicho de atuação, mas utilizar da criatividade para inovar é essencial!

Por isso, mãos à obra e até o próximo artigo!

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Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.

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