Franquia é um tema muito extenso e que rende bastante. Com uma alta procura entre os buscadores online, muito se deve ao fato que a transformar seu negócio em franquia, além de prometer resultados lucrativos, mexe com os sonhos de muitos pequenos empresários.
Existem dois caminhos para quem quer entrar nesse mundo e transformar seu negócio em franquia.
O primeiro é para o empresário iniciante, que quer abrir seu próprio negócio, mas não tem muito conhecimento burocrático.
Uma franquia já possui todo o processo mapeado, assim como treinamento de equipe e seleção de produtos já pré-testados. O que em um primeiro momento, se apresenta como uma solução ideal.
Existe também o empresário, mais experiente, que montou o seu negócio, viu ele dar certo e agora tem a possibilidade de expandir. Bem, é com você que queremos falar.
Nesse artigo vamos te apresentar o processo arquitetônico de formatação de uma franquia. Desde o mapeamento do manual arquitetônico até a formatação das lojas tipos.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
6 passos para transformar seu negócio em franquia
1. Considere a demanda por seu produto ou serviço
O primeiro passo para transformar seu negócio em franquia, é pensar no potencial de expansão da marca.
Conheça seu negócio e questione-se “o que você oferece é demandado pelo mercado”?
Há muitas empresas ou poucas oferecendo o mesmo que você? Qual seu diferencial em relação a elas? Elas já suprem a necessidade do mercado local?
Após análise destas perguntas, vêm a resposta se pode fazer sentido ter outras unidades da sua marca.
2. Tenha todos os seus produtos mapeados
Transformar seu negócio em franquia, requer estudos. Por isso, conheça sua marca a fundo e para isso a organização é crucial!
Você precisa mapear todos os produtos e serviços oferecidos por sua marca, fazer um estudo dos que realmente tem demanda o suficiente para justificar outras unidades.
Visto isso deve-se pensar na logística de produção e definição de produtos e serviço por tipologia de loja.
3. Levantamento da estrutura da loja existente
Como estamos falando de um negócio já existente, toda a estrutura da loja piloto deve ser mapeada.
Dessa forma nós, enquanto arquitetos especialistas, conseguimos identificar o que funcionou e o que não deu certo nessa unidade e não deve ser replicado nas demais.
Pense que é muito mais fácil solucionar problemas, e pensar em melhores soluções antes da implantação, do que arrumar várias unidades posteriormente.
4. Criação do manual arquitetônico
Em se tratando de transformar seu negócio em franquia, essa é a etapa mais completa, onde todo o passo a passo da sua marca, arquitetura e construção das lojas estarão catalogadas.
Esse manual é um guia do que pode ou não ser feito na execução e abertura de cada unidade. É através dele que seu franqueado vai se guiar para como executar sua unidade e mensurar o investimento a ser realizado.
Todo o processo que envolve o conceito, design, logomarca e arquitetura da marca deve estar especificado nesse documento. Ele também servirá como uma garantia de que os termos estabelecidos em contrato sejam seguidos.
5. Definição do tamanhos das lojas
Antes de pensar em sair anunciando sua franquia e buscando por leads e futuros franqueados, é importante ter todas as diretrizes definidas e mapeadas. E uma muito importante são as tipologias e tamanhos de loja permitidos.
Não é novidade que o ponto é umas premissas mais importantes no sucesso da implantação de uma loja de franquia. Por isso a importância da pré-definição das tipologias de lojas e seus tamanhos permitidos.
Assim seu franqueado, setor de expansão ou arquiteto da sua marca não perderão tempo buscando e analisando pontos que não poderão suportar uma loja.
6. Peça ajuda
Sim, eu sei que parece muita coisa e muitas vezes é difícil saber até por onde começar. Por isso essa etapa é a mais importante de todas!
Após ter o conhecimento das principais etapas para transformar seu negócio em uma franquia, conte com a ajuda e mentoria de um profissional de arquitetura qualificado.
Nós da Sarah Penido Arquitetura e Design temos a expertise necessária para te auxiliar do início ao fim, desde a análise da sua marca e conceito até a formulação de um manual arquitetônico e auxílio na implantação das lojas.
Fale com um dos nossos especialistas e entenda melhor como podemos transformar sua marca!