A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) estima que o mercado de beleza no Brasil alcance R$54,6 bilhões em 2024 – um crescimento de 5% em relação a 2023.
E você sabia que o Brasil se destaca como o 3º MAIOR mercado de cosméticos do MUNDO, atrás apenas dos Estados Unidos e da China?!
Pois é! O mercado de maquiagem no Brasil é um gigante em constante crescimento!
Mas com alta competitividade, planejar abrir uma loja de maquiagem pequena, pode ser um grande desafio…
E para te ajudar a conquistar o tão sonhado sucesso, e os desafios desse segmento, nós, da Sarah Penido Arquitetura e Design, preparamos um panorama completo com dados e estatísticas atuais!
Vamos juntos?!
> > Sumário
Qual é o lucro de uma loja de maquiagem?
Bem como comentamos anteriormente, uma loja de maquiagem pequena, hoje, mesmo que “pequena”, é um grande potencial de lucros.
Para que você tenha uma noção mais real, a margem média de lucro de uma loja de maquiagem pequena varia entre 20% e 30%, podendo chegar a 50% em alguns casos.
Mas para que a sua loja de maquiagem pequena chegue a esse patamar (ou maior), é de extrema importância considerar fatores como:
- Localização;
- Mix de produtos;
- Estratégias de marketing/vendas;
- Fidelização de clientes;
- Gestão eficiente.
O sucesso por trás dos bastidores
Muitos empresários varejistas subestimam o poder de um bom projeto de arquitetura comercial…
Por isso, se você está planejando abrir ou reformar uma loja de maquiagem pequena – ATENÇÃO!
Confira o exemplo abaixo para compreender como este investimento inteligente traz um grande retorno financeiro a longo prazo.
Dados do SEBRAE revelam que o faturamento médio de lojas entre 50 m² – 100 m² é de R$ 50.000,00 por mês.
Com um investimento de R$ 150,00 por metro quadrado em um projeto personalizado, você pode agregar até R$ 15.000,00 a mais no seu faturamento mensal.
Em um ano, esse valor se traduz em um incrível acréscimo de R$ 180.000,00!
Um retorno de investimento notável que comprova o poder transformador da arquitetura comercial – concordam comigo?!
Agora imagine multiplicar o faturamento da sua loja de maquiagem pequena em até 30%!
Essa é a realidade para quem investe em um projeto de arquitetura comercial com a Sarah Penido Arquitetura e Design.
Mas como?!
Contextualizamos em detalhes no próximo tópico!
Como abrir um pequeno negócio de maquiagem?
Aqui, te guiaremos passo a passo nessa jornada!
Desde a pesquisa, até a inauguração da sua loja de maquiagem pequena – com um toque especial de design assinado pela Sarah Penido Arquitetura e Design.
1. A base para o sucesso começa no planejamento
Antes de se aventurar, é crucial mergulhar em um profundo estudo de mercado.
Por isso, é de extrema importância que seja realizada a análise de concorrência, identificação do público-alvo (persona) e suas preferências.
Além de explorar nichos promissores, como maquiagem vegana ou natural.
O ideal é que seja mapeado todos os custos envolvidos, desde aluguel até impostos, e que assim, possa definir um plano de negócios sólido, com metas e estratégias bem definidas.
“Ah, mas dá muito trabalho, e eu nem sei por onde começar…”
Calma que eu, Sofia, já passei por isso, e a Sarah Penido Arquitetura e Design foi quem me salvou!
Por isso, antes de eu partir para o número 2, é importante que saiba…
A Sarah Penido Arquitetura e Design caminha junto com você para o desenvolvimento eficaz, não somente do seu projeto, mas da sua loja de maquiagem pequena, como um todo.
Para resumimos as partes, e este texto não ficar tão extenso, vou lhes contextualizando – por partes – como a Sarah Penido Arquitetura e Design é um escritório de arquitetura comercial estratégico, COMPLETO!
Exemplo: Você sabia que a Sarah Penido Arquitetura e Design realiza todo o estudo de pesquisa de mercado antes de iniciar o seu projeto arquitetônico?!
Dessa forma, você otimiza o seu tempo, preocupando-se somente com a grande inauguração!
2. Localização estratégica
A escolha do ponto ideal, é crucial para o sucesso da sua loja de maquiagem pequena!
Por isso, leve sempre em consideração um ponto de fácil acesso, com boa visibilidade e fluxo de pessoas.
Não esqueça de que é de extrema importância avaliar a acessibilidade para clientes com deficiência, investir em um ambiente seguro e convidativo.
Mas calma lá!
Saiba você, que a Sarah Penido Arquitetura e Design auxilia no processo de escolha da localização – tornando dessa forma, um local estratégico e próspero para o seu negócio!
3. A arte de encantar com a arquitetura e design
Aqui entra a expertise da Sarah Penido Arquitetura e Design!
Nossa equipe especializada transformará seu espaço em um verdadeiro oásis da beleza.
Criaremos um layout atrativo, funcional e lucrativo, com iluminação estratégica, mobiliário contemporâneo, expositores inovadores que valorizem seus produtos e convidem à compra.
Somos um escritório de arquitetura comercial, líder, quando o tema é espaço instagramável, e vamos auxiliar você a alcançar o tão sonhado sucesso!
4. Móveis para loja de maquiagem pequena
Os móveis são a alma da sua loja de maquiagem pequena!
Por isso, sempre opte por investir em peças que combinam com a funcionalidade, design e praticidade.
Prateleiras, balcões e vitrines bem organizadas facilitam a visualização dos produtos e a experiência de compra do cliente.
E atenção!
O design dos móveis, e todo o contexto de interiores, vai atrair um determinado tipo de cliente.
Por isso, muita atenção com a escolha dos móveis.
Mas lembre-se!
A Sarah Penido Arquitetura e Design é uma empresa de arquitetura e interiores que caminha junto com você, e criamos – de forma personalizada – cada um dos móveis, com a essência e personalidade do seu negócio!
5. Expositores para deixar tudo no lugar certo
Com experiência e resultados comprovados, todo o projeto arquitetônico com a Sarah Penido Arquitetura e Design, é alinhado para atender as reais necessidades/oportunidades da sua loja de maquiagem pequena.
Você sabia que a Sarah Penido Arquitetura e Design lista todos os produtos da sua loja de maquiagem, com o objetivo de criar a melhor estratégia de vendas para o seu negócio?!
Isso é o que chamamos de estratégia de visual merchandising.
E com a ajuda de grandes nomes da arquitetura, como Sarah Penido Arquitetura e Design, sua loja de maquiagem pequena se tornará atrativa, funcional e o mais importante, altamente lucrativa!
6. Legalização: Deixando tudo em ordem
Para operar com tranquilidade, é primordial que regularize sua loja de maquiagem pequena!
Por isso, obtenha todas as licenças e alvarás necessários junto à prefeitura, e órgãos competentes.
O ideal é que consulte um contador para te auxiliar nas questões fiscais e contábeis.
Quanto ao alvará, e licenças necessárias para a prefeitura e órgãos competentes (como a vigilância sanitária), a Sarah Penido Arquitetura e Design pode te ajudar!
É de extrema importância citarmos que além da entrega do projeto arquitetônico, a Sarah Penido Arquitetura e Design fica responsável por conseguir todas as licenças necessárias para abrir a sua loja de maquiagem pequena.
7. Estoque: Surtindo a paixão pela beleza
Lembre-se de negociar com fornecedores confiáveis e garanta um mix de produtos que atenda às necessidades e desejos do seu público.
Por isso, varie entre marcas renomadas e opções mais acessíveis, sempre priorizando a qualidade.
“Ok! Mas estou começando agora! Quanto de estoque devo ter em minha loja de maquiagem pequena?!”
A quantidade ideal de produtos (mesmo que em uma loja de maquiagem pequena) depende do:
- Público-alvo (perfil, demanda);
- Tamanho da loja;
- Capital de giro (investimento inicial, rotatividade);
- Fornecedores (prazo de entrega, condições de pagamento);
- Analisar histórico de vendas (se disponível);
- Priorizar produtos mais vendidos;
- Criar kits e combos;
- Incluir novidades, preços e promoções.
8. O tal do marketing digital
Criar uma marca forte para sua loja de maquiagem pequena, e investir em estratégias de marketing eficientes, é crucial para o sucesso do seu negócio!
Por isso, utilize as redes sociais, crie conteúdo relevante e engajador, participe de eventos da área, crie promoções/ofertas e inove, de forma estratégica.
Sei que este é um tópico que gera muitas dúvidas, mas lembre-se!
O marketing digital hoje anda de mãos dadas com o SEO, e o customer success (sucesso do cliente) – estude, entenda e aplique no negócio.
E acredite em mim, não é um bicho de sete cabeças dar os primeiros passos!
Comece aos poucos fazendo o básico (mas sempre faça bem feito). No decorrer dos meses, você mesmo vai perceber que está se tornando um expert em marketing digital.
9. Atendimento ao cliente como prioridade no dia a dia
Claro que manter uma loja de maquiagem pequena, sempre bem organizada e limpa é de extrema importância, mas nada se compara a um estabelecimento com um péssimo atendimento!
O atendimento impecável é essencial para fidelizar clientes, mas aposto que você já sabia disso.
Mas não custa relembrarmos que é sempre necessário ser atencioso(a), educado(a) e demonstrar conhecimento sobre seus produtos.
Quer uma dica incrível?! Ofereça consultoria personalizada, ajudando na escolha dos itens e faça com que cada cliente se sinta especial (ou você também pode cobrar e gerar uma renda extra).
10. Gestão eficiente para alcançar o sucesso
Sabemos que gerenciar um negócio exige organização e disciplina.
Por isso, garanta sempre o controle das suas finanças, monitore periodicamente seu estoque, invista em ferramentas de gestão e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado.
O que não pode faltar em uma loja de maquiagem?
Como dissemos anteriormente, ter uma gestão eficiente é crucial para o sucesso da sua loja de maquiagem pequena!
E para respondermos essa pergunta, sobre o que não pode faltar em uma loja de maquiagem, mesmo que pequena, precisamos pontuá-las por tópicos, a fim de otimizar a visualização e por fim, a prática no dia a dia.
Por isso, além da dedicação, para garantir o sucesso da sua loja de maquiagem pequena, alguns itens são de extrema importância – e prepare o print para não esquecer!
Produtos:
- Base: Em diversas cores, tons e texturas para atender a diferentes tipos de pele e necessidades.
- Corretivo: Para esconder imperfeições e uniformizar o tom da pele.
- Pó compacto ou solto: Para matificar a pele e controlar o brilho.
- Blush: Para adicionar cor e realçar as maçãs do rosto.
- Bronzer: Para dar um bronzeado natural à pele.
- Iluminador: Para destacar pontos altos do rosto e criar um efeito glow.
- Sombra: Em pó, cremosa ou líquida, em variadas cores e acabamentos (matte, cintilante, metálico).
- Delineador: Para definir os olhos, em diferentes cores e formatos (lápis, caneta, em gel).
- Rímel: Para alongar, definir e dar volume aos cílios.
- Máscara de cílios: Em diversas opções para diferentes efeitos (alongamento, volume, definição).
- Batom: Em bala, líquido, gloss, em tons nude, vibrantes, com diferentes acabamentos (matte, cremoso, cintilante).
- Lápis de boca: Para definir o contorno dos lábios.
- Demaquilante: Para remover a maquiagem de forma suave e eficaz.
- Pincéis e esponjas: De diferentes tamanhos e formatos para aplicação precisa dos produtos.
- Acessórios: Espelho, curvex, pinça de sobrancelha, aplicador de cílios postiços.
Mobília e organização:
- Prateleiras e expositores: Para organizar e apresentar os produtos de forma atrativa.
- Balcão de atendimento: Para receber os clientes e realizar vendas.
- Iluminação adequada: Para destacar os produtos e criar um ambiente agradável.
- Espelhos: Para que os clientes possam se maquiar e experimentar os produtos.
- Área de teste: Um espaço para que os clientes testem os produtos antes de comprar.
Adereços e funcionalidades:
- Equipamento de pagamento: Para facilitar as transações financeiras.
- Embalagens para presente: Para oferecer aos clientes a opção de embrulhar seus produtos.
- Material de divulgação: Cartões de visita, folhetos, cartazes promocionais.
- Software de gestão: Para controlar estoque, vendas e finanças.
Por fim, lembre-se sempre:
- Público-alvo: Adapte o mix de produtos da sua loja de maquiagem pequena, e a organização do ambiente de acordo com o perfil dos seus clientes. Ex.: Para o público jovem, busque criar ambientes instagramáveis.
- Tendências: Mantenha-se sempre atualizado(a) sobre as últimas tendências de maquiagem para oferecer produtos inovadores.
- Qualidade: Invista em produtos de qualidade para garantir a satisfação dos clientes.
- Atendimento personalizado: Ofereça um atendimento atencioso e personalizado para fidelizar os clientes.
- Promoções e ofertas: Crie promoções e ofertas para atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Conclusão
O mercado de beleza está em constante crescimento e as oportunidades para empreendedores como você, são promissoras!
Mas para se destacar nesse universo competitivo, ter um projeto de loja de maquiagem estratégico, é fundamental – e é aí que a Sarah Penido Arquitetura e Design entra em cena!
Com o Método AFL (Atratividade, Funcionalidade e Lucratividade), desenvolvido por nossa equipe de especialistas, transformamos sua loja de maquiagem pequena em um verdadeiro oásis da beleza, atraindo clientes e impulsionando suas vendas.
Transforme sua paixão por maquiagem em um negócio de sucesso!
Entre em contato com a Sarah Penido Arquitetura e Design para receber o seu orçamento.
Pois juntos, vamos construir a loja dos seus sonhos e conquistar seus objetivos – sua chave para o sucesso está aqui!