Sabemos que todo negócio possui desafios, mas você já parou pra pensar que certos detalhes impedem o sucesso de padarias, da maneira como gostariam?
Separamos aqui os erros mais comuns entre os empreendedores desse nicho, que podem estar colocando sua lucratividade ladeira abaixo, chegando até mesmo a levar o seu estabelecimento à falência.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
Deixar o cliente de lado
É muito comum que ao abrir um estabelecimento do setor alimentício o dono opte por produtos que sejam de seu apreço, acreditando que seu gosto pessoal seja comum aos consumidores que frequentam o local, mas o resultado muitas vezes não é o esperado.
É aí que entra o papel do empreendedor como ouvinte e investigador, dar voz ao seu cliente é uma maneira eficaz de descobrir potenciais produtos para venda, encontrar brechas para melhorias e de criar uma relação de confiança, que resultará em melhora nas vendas.
Em consonância a essa hipótese, um estudo realizado pelo SEBRAE demonstrou que cerca de 77% dos consumidores afirmam que comprariam mais se as empresas buscassem entender suas necessidades.
Conhecer o público é algo fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
Falta de controle
O sucesso de uma padaria/cafeteria depende diretamente do constante monitoramento e controle dos números da empresa, como fluxo de caixa, produtos com melhores margens de vendas, custos fixos e variáveis, períodos sazonais, entre outros
Na maioria das vezes o empreendedor não tem conhecimento pleno ou tempo para lidar com tais circunstâncias, e acaba se sobrecarregando e/ou tomando decisões fatais para o negócio, tendo que recorrer a empréstimos financeiros.
O problema pode ainda se estender para o âmbito pessoal, visto que, por falta de tempo, a pessoa se priva de momentos com familiares e pode até desenvolver problemas de saúde relacionados à fadiga e stress.
Estratégia de produção
Um plano estratégico de produção é fundamental para qualquer ramo de negócios, e em padarias/cafeterias isso não é diferente. Um bom empreendedor no nicho precisa ter clareza em que produtos serão comercializados, qual é o público que ele é dirigido e como a venda será efetivada na prática.
Uma padaria/cafeteria de sucesso tem conhecimento sobre sua demanda ao longo do ano – em especial nas datas comemorativas – além de ter ciência dos produtos que dão a maior margem de lucro.
Por exemplo, em véspera natalina é comum que haja uma demanda maior por tortas, mas isso não pode ser motivo para que sua padaria deixe de fazer as demandas cotidianas. Os colaboradores precisam saber exatamente o que precisa ser produzido, e em que momento.
É aqui que entram as boas práticas de produção para padarias e cafeterias e sugerimos que dê atenção à este tópico!
Estagnação
Um dos maiores pecados que uma padaria/cafeteria pode cometer é “cair no passado”.
Como sabemos, o perfil do consumidor está sempre mudando e não acompanhar essas tendências pode ser um erro fatal para seu estabelecimento.
Não é sobre começar algo do 0, mas sim sobre inovar, arriscar coisas novas, e isso pode ser feito de diversas formas: desde o modo como você recepciona o seu cliente, o arranjo do layout de sua padaria/cafeteria ou até mesmo na criação de uma página do seu negócio na internet.
Não sinta medo em tentar algo diferente, como diz aquele famoso ditado, MUDAR FAZ BEM!
Espaço Físico
Essa aqui é para quem acha que precisa apostar tudo no cardápio: saiba que seu cliente, antes mesmo de entrar no seu estabelecimento, já faz uma análise do espaço e se relaciona com ele.
A fachada da sua padaria/cafeteria, por exemplo, é o fator principal que vai levar o seu cliente sentir desejo de entrar no seu estabelecimento.
Um ambiente mal planejado coloca o conforto dos clientes por água abaixo além de dificultar o processo de produção dos alimentos, fazendo com que a lucratividade do negócio caia drasticamente.
Se você está procurando evoluir o seu negócio de forma rápida, se interessou em ter o seu projeto, mas não sabe quanto custa nem por onde começar, confira nosso artigo que falamos do passo a passo de como contratar o seu projeto de arquitetura.