Você deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise.
Essa frase resume de forma simples os vários amplos aspectos que envolvem uma análise de concorrência, e sua definição por si só, já é o suficiente para mostrar a sua importância.
Ao realizar uma análise de concorrência você não está analisando somente o tamanho do mercado, seus concorrentes, ou preços praticados e costumes do consumidor. Você começa a aprofundar e entender melhor o seu negócio.
Pois somente após saber bem: qual o seu conceito, o que você vende e seu público alvo, é que se pode estudar o mercado e mapear seus reais concorrentes.
Por isso trouxemos 6 valiosas dicas que vão te ajudar a entender melhor esse processo!
Sempre lembrando que para realizar uma análise de concorrência mais completa, principalmente quando exige uma mudança no seu design interno e externo, a Sarah Penido Arquitetura e Design está aqui para te ajudar!
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Como fazer análise de concorrência?
Analisar o que seus concorrentes oferecem, como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes é imprescindível para maximizar de forma escalável a sua lucratividade.
E a partir de uma análise de concorrência bem elaborada, que será possível dar a sua empresa a exata noção de posicionamento no mercado perante as outras empresas.
Com isso, será possível o gestor identificar oportunidades ou, até mesmo, necessidades de melhorias que, muitas vezes, podem ser alcançadas simplesmente por meio de ajustes nas estratégias.
Pensando nisso, compilamos um tutorial, contextualizando passo a passo, como fazer e quais ferramentas de análise de concorrência podem te auxiliar neste processo.
Qual é o conceito da sua empresa? Quem é a sua persona?
Pensando na análise de concorrência, o primeiro passo para estruturar estratégias de crescimento é o autoconhecimento. Por isso, conheça a fundo a sua marca!
Muitos casos acontecem, onde nossos clientes nos remetem indicações de concorrentes, que na verdade, ao realizarmos uma análise de concorrência, identificamos que estavam equivocados e o foco deveria ser outro.
Você precisa, em primeiro lugar:
- Entender qual é o conceito do seu negócio;
- Qual é a imagem que deseja passar ao seu público;
- Que tipo de venda você pretende realizar (consultiva, auto atendimento, recorrente, personalizada, etc.);
- Onde sua loja física está localizada;
- E por fim quem de fato é seu público alvo – sua persona.
Não adianta de nada, por exemplo, você que possui uma gelateria e realizar sua análise de concorrência, com um estabelecimento de sorvetes, fast food – tendo em vista que o público que frequenta cada lugar é completamente diferente.
Comece com uma visão geral da concorrência
Após a etapa anterior, com as informações já coletadas, é possível realizar a análise de concorrência, identificá-los e estudá-los.
Veja se você deseja buscar por concorrentes locais ou nacionais. Feito isso, pense em um produto ou serviço que ofereça as soluções para o problema que sua empresa tenta resolver.
Liste brevemente o perfil dos seus concorrentes. Contendo:
- A receita e a participação do mercado dessas empresas;
- Seu porte e se possível mais informações de gestão, como número de colaboradores e etc.;
- Descrição dos pontos fortes e fracos, a nível comparativo (análise SWOT);
- Por fim, como essa empresa é vista pelos clientes.
E lembre-se! As avaliações online além de serem muito úteis a fim de otimizar a experiência do cliente, auxiliam na organização e metas de uma empresa.
Faça uma pesquisa de mercado
Essa é a etapa onde você identifica o tamanho do mercado, a região que você quer atender e o quantitativo de clientes a serem alcançados.
Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Entretanto, existem técnicas sistematizadas para pesquisa de mercado, e formas super práticas de observação no dia a dia da empresa – como é o caso do BI.
Na parte de levantamento de dados o SEBRAE é um excelente aliado, com expertise em micro e pequenas empresas, eles possuem uma grande quantidade de dados atualizados anualmente.
Já para pesquisas de consumidor e definição de alcance de pessoas, ferramentas de marketing são ideais. Nossa expert no assunto Sofia Cortegana sabe muito bem como implantar.
Desde o analítico do google, até o facebook, você consegue identificar o número de pessoas alcançadas e pode realizar campanhas para participação de enquetes, coletas de dados e informações.
Tenha bem definido sua listagem de produtos
Como já falamos lá no início, o autoconhecimento é a ferramenta principal para o sucesso desse processo. Não adianta em nada você querer comprar seu negócio no mercado, sendo que ainda tem muitos aspectos não definidos.
Por isso a listagem de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa é um passo muito importante!
Nessa etapa você consegue analisar se essa oferta atende de forma efetiva as necessidades do seu cliente, ou se tem itens em excesso ou faltando nessa lista.
Isso é fácil de observar na análise de curva ABC do seu negócio e também do ticket médio dos produtos ofertados em comparativo com o que tem mais e menos saída.
Feito isso você pode comprar com o que é oferecido e cobrado pela sua concorrência e qual estratégia utilizam para ter ou não sucesso nas vendas.
Resuma seus pontos fortes e fracos com uma análise SWOT
Análise SWOT por definição é uma ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação ou empresa, produto, indústria etc.
Explicando é uma estrutura para avaliar sua posição competitiva, listando seus principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Forças: As forças do seu negócio são os pontos fortes da sua operação — o que você melhor faz e aquilo em que se destaca.
Fraquezas: Já as fraquezas do negócio são aqueles fatores que o destacam negativamente. Aspectos em que você ainda não tem total controle e que configuram como desvantagens.
Oportunidades: As Oportunidades, elas podem vir justamente das suas fraquezas, coisas que você não controla, mas que pode aproveitar. Ou seja, brechas que podem ser capitalizadas de alguma forma.
Ameaças: As ameaças são fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar o seu negócio. Uma crise política, econômica, problemas pessoais e etc.
Mostre onde você se encaixa no cenário competitivo e quais são os seus diferenciais
Essa é a etapa final da análise de concorrência.
Após o levantamento e estudo de todos os dados anteriores você já tem informação o suficiente para saber o que te diferencia dos seus competidores.
E mais! Se esses diferenciais são fortes o suficiente para o consumidor decidir comprar de você e não de seu concorrente.
Casos esses diferenciais não estejam bem definidos ou não demonstram muita força, é hora de rever essa estratégia e ver o que pode ser aprimorado a fim de atender melhor às necessidades do mercado, e sair na frente dos demais!
Ferramentas para análise de concorrência
Atualmente existem muitas ferramentas para realizar uma análise de concorrência com perfeição. Mas é preciso atenção e sem sombra de dúvidas, registrar todas as informações compiladas!
A primeira que iremos comentar é sobre como descobrir quem é a persona (cliente ideal) da sua empresa. Pois é a partir daqui que começa a sua análise de concorrência.
Ferramentas para descobrir sua persona
Vamos explorar duas vertentes sobre o assunto. E a primeira delas é O Fantástico Gerador de Personas da RD, em parceria com a RockContent – duas big empresas de marketing.
Nele é possível descobrir quem é a persona do seu negócio, respondendo algumas perguntas – essenciais – e o melhor de tudo, é totalmente gratuito!
Outra alternativa bem simples é responder e anotar as seguintes questões:
- Qual é a sua idade (média)?
- Qual é o seu nível de escolaridade?
- Qual é a sua ocupação (trabalha? estuda?)?
- Qual é a sua renda média mensal?
- Qual é o seu estado civil?
- Possui filhos?
- Onde moram (nível com base em cidades, estados, países)?
- Com quem moram?
- Área urbana ou rural?
- Quais são os seus principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
- Por quais assuntos mais se interessam?
- Quais são as suas principais fontes de informação?
- Quais as suas redes sociais mais utilizadas?
- O que faz nas horas vagas?
- Quem sua persona considera um influenciador nas suas decisões de compra? Ou quais meios de comunicação acessa antes de decidir uma compra?
- O que faz, esta persona, escolher a sua empresa?
- Qual problema essa persona enfrentou e que levou a lhes procurar?
- Quais benefícios dos seus produtos e serviços?
- Com que frequência você utiliza os produtos ou serviços?
Ferramentas para pesquisa de mercado
A fim de realizar uma pesquisa de mercado com eficiência, é essencial compilar informações dos mais diversos ambientes – redes sociais, website, loja virtual, etc.
Para compilar dados demográficos e de empresas recomendamos que utilize a base de informações do DataSebrae, onde será possível:
- Conhecer e identificar a realidade das empresas;
- Conhecer os perfis de quem está por trás das empresas;
- Conhecer diversos temas relacionados à situação das empresas no Brasil.
Uma das estratégias mais eficientes para uma pesquisa de mercado de alta qualidade, é receber feedback diretamente dos seus consumidores – caso você já tenha aberto a sua empresa.
Para isso, você precisa conduzir questionários orientados a obter os dados que precisa.
O Google Forms, por exemplo, é uma das boas opções que possibilitam fazer pesquisas gratuitamente com seus clientes. Além da possibilidade de integração com o Looker Studio.
Outra ferramenta para análise de concorrência que auxilia na pesquisa de mercado é o Google Analytics, Google Trends, o Meta Business Suite (Facebook/Instagram).
No geral, as plataformas de redes sociais já possuem um gerenciador em seu sistema que auxiliam na visualização e compilamento de dados e insights (clique sobre a imagem para ampliar).
Já o Looker Studio (Google Inc.) é uma plataforma corporativa, com tecnologia BI. Excelente para gerenciar aplicativos de dados, realizar e incorporar análises, que auxiliam você a explorar e compartilhar insights em tempo real – gratuitamente.
Ferramentas para análise de marketing digital
Quando falamos em análise de concorrência é preciso também, compilar informações sobre todo o seu “universo digital”. Pois somente assim será possível alcançar os resultados!
Uma das ferramentas para análise de marketing digital que recomendamos é a SemRush, pois nessa plataforma será possível:
- Visualizar o tráfego orgânico;
- Principais produtos ou serviços;
- Market share;
- Estratégia orgânica;
- Táticas de anúncios pagos;
- Conteúdos e redes sociais.
Outra ferramenta para análise de concorrência que também recomendamos é o Ahrefs – na minha opinião um dos melhores – que além de realizar uma análise perfeita da sua concorrência, possibilita ter controle sobre a “saúde do seu site”, DA, DR, etc.
Entretanto, a ferramenta para análise de concorrência da Ahrefs é paga – custando aproximadamente U$82/mês. As demais ferramentas são gratuitas, como: recomendações técnicas de SEO, backlinks, análise para verificar e monitorar seu website.
Conclusão
Pode parecer uma lista meio grande, mas como visto anteriormente, a análise de concorrentes compõem uma etapa vital para traçar o rumo comercial.
É mais que entender quais são os seus adversários e como estão se colocando no mercado.
É identificar e viabilizar que melhorias sejam adotadas, novas ações fortalecedoras sejam postas em prática, assim como ideias inovadoras para a empresa.
Para realizar uma análise de concorrência mais completa, principalmente quando exige uma mudança no seu design interno e externo, a Sarah Penido Arquitetura e Design está aqui para te ajudar!