Buscando o significado de instagramável? Chegou ao lugar certo!
A Sarah Penido Arquitetura e Design é referência nas buscas quando o assunto é espaço instagramável e para isso, fomos atrás de toda história por trás do significado de instagramável.
Hoje em dia, tudo vira conteúdo! E como diz Bill Gates “se a sua empresa não está na internet, sua empresa estará fora dos negócios”.
Pare para pensar! São 113 milhões de contas, só no Instagram!
Mas além do termo “instagrammable” ter vindo do famoso app “Instagram”, hoje em dia, o seu termo vai muito mais além!
Por isso, neste artigo, vamos te explicar o significado de instagramável, seu conceito e origem. Além disso, vamos te contextualizar como a aplicação de um espaço instagramável é benéfica para um estabelecimento comercial.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
Significado de Instagramável
O termo “instagrammable” surgiu nos Estados Unidos, com a vinda da rede social Instagram. Seu significado compõe a junção de duas palavras: “instagram” e “amable”, em sua tradução “instagram” e “amável”.
No dicionário dos Estados Unidos, a palavra “instagrammable” possui o tem como significado referenciar “tudo o que alguém pode considerar digno de compartilhar”.
Origem do termo
Embora não haja uma história precisa sobre a origem do termo “instagramável”, sabemos que o significado de instagramável foi incluso no dicionário dos Estados Unidos em 2018, junto a palavra “Instagram” – tudo isso, devido à grande influência global da plataforma Instagram.
Assim como o termo “to Google”, no português “dá um Google”, ou “pesquisa no Google”.
Instagramável nos dias de hoje
O crescente uso de hashtags relacionadas a “instagramável” – #instagrammable, #instagramavel – nas legendas das postagens contribuiu para a disseminação do termo e para sua associação com um estilo de vida aspiracional.
Com o tempo, os usuários do Instagram começaram a buscar cada vez mais por conteúdos visualmente atraentes e interessantes para compartilhar com seus seguidores. E isso levou à popularização do termo “instagramável”, que passou a ser usado para descrever esses tipos de conteúdos.
Também é importante destacar que o Instagram possui recursos como filtros e edições de imagem que podem ajudar a realçar a estética das fotos, o que também contribuiu para a popularidade do termo.
Muitas empresas, restaurantes, cafés e destinos turísticos também perceberam a importância de oferecer ambientes ou produtos visualmente atraentes para atrair usuários do Instagram, também contribuindo para dar um boost (impulso) no termo.
Confira alguns exemplos de estabelecimentos comerciais instagramáveis
Lojas Instagramáveis
As lojas instagramaveis são compostas de elementos visuais atrativos que permitam a sua funcionalidade e proporcione uma lucratividade mais elevada.
Escolas Instagramáveis
As escolas instagramáveis tendem a ativar a criatividade e inspirar alunos e colaboradores da instituição. Proporcionando também um fortalecimento de marca e o aumento no número de alunos.
Confeitarias Instagramáveis
As confeitarias instagramáveis além possuírem seus doces e sobremesas totalmente instagramáveis, precisam alinham a identidade de marca com a proposta e essência da empresa, a fim de proporcionar experiências únicas e memoráveis.
Cafeterias Instagramaveis
O core business e o público-alvo devem obrigatoriamente fazer parte de um estudo, se você quiser fazer parte desse mundo de cafeteria instagramáveis!
Isso porque, o tipo de negócio e o tipo de cliente, irão influenciar diretamente no design e estilo mais apropriado para o seu negócio.
Restaurantes Instagramáveis
Os restaurantes instagramáveis, assim como todos estabelecimentos comerciais, precisam se atentar não somente no que servem, mas como servem e todo o seu design. De prato à copo, da fachada ao banheiro!
Padarias Instagramáveis
As padarias instagramáveis são consideradas o primeiro estabelecimento que, em sua grande maioria, vão ao acordarem. Por isso, além de aconchegante, é essencial que a sua padaria instagramável tenha elementos visuais confortáveis e atraentes!
Panificadoras Instagramáveis
Assim como as padarias, as panificadoras instagramáveis precisam oferecer um ambiente aconchegante, confortável, mas acima de tudo, funcional! Isso porque, todo design da sua cozinha e estabelecimento, precisam ser funcionais e lucrativos, sem desperdícios ou gastos em excesso!
Lojas de Açaí e Sorveterias Instagramáveis
As lojas de açaí e as sorveterias instagramáveis, assim como todo o segmento alimentício deve possuir, além de seus produtos e serviços tradicionais, implementar uma experiência imersiva e única!
Pizzarias Instagramáveis
Dica para as pizzarias innstagramáveis! Sejam para o delivery ou para refeições no local, seu ambiente precisa estar alinhado com o público-alvo e a essência da sua marca. A partir daí, será possível criar um espaço, que se torne um gatilho e um “chamariz” de novos clientes!
Farmácias Instagramáveis
As farmácias instagramáveis podem contar com elementos visuais atrativos e criativos, sem perder a seriedade do estabelecimento. Sabe aquela área em que ficam as maquiagens, por exemplo? Que tal incluir um espaço instagramável todo voltado para a beleza?
Pet Shops Instagramáveis
Os pet shops instagramáveis são um encanto e não poderia ser diferente! Afinal de contas, você sabia que só no Brasil há cerca de 139,3 milhões de pets? Por isso, investir em um pet shop intagramável pode ser “a galinha dos ovos de ouro”.
Clínicas Instagramáveis
Além de esteticamente atraentes, as clínicas instagramáveis contam com conceitos pré-determinados a fim de garantir atratividade, funcionalidade e lucratividade para a empresa.
Atrelar elementos visuais em harmonia com a marca, além de promover um maior engajamento nas redes sociais, possibilita a fidelização de clientes, de forma escalável!
Consultórios Instagramáveis
Assim como as clínicas, os consultórios instagramáveis possuem a missão de alinhar a atratividade e funcionalidade com requisitos técnicos e estratégicos, a fim de garantir segurança, além de proporcionar uma experiência única e memorável!
Hospitais Instagramáveis
Os hospitais instagramáveis podem ser utilizados como forma de descontração ou até mesmo como forma de promover uma causa, como: o exame de mama, vacinas, entre outros.
Escritórios Instagramáveis
Os escritórios instagramáveis, sejam em espaços comerciais, salas ou até mesmo home offices, são ambientes onde os colaboradores podem expressar e aumentar sua criatividade, proporcionando também um local de descontração.
Assim como os espaços de descompressão se popularizaram devido a sua eficácia em promover o relaxamento, os escritórios instagramáveis também funcionam como impulso para melhorar a vida dos colaboradores.
Conclusão
E aí, deu pra entender o significado de intagramável? Caso tenha sugestões ou dúvidas, você pode encaminhar uma mensagem que a gente responde!
Agora, se você está pensando em abrir uma empresa ou vai reformar o seu estabelecimento comercial, procure especialistas em arquitetura comercial que vão auxiliar no desenvolvimento e crescimento da sua empresa.
A Sarah Penido Arquitetura e Design por exemplo, desenvolveu o Método AFL que proporciona aumento na atratividade, funcionalidade e lucratividade de um estabelecimento comercial, com eficácia comprovada de pelo menos 30% no aumento das suas vendas!
Já chegamos em casos onde foi possível aumentar 50%, casos de expansão, franquias e muitos outros cases de sucesso.
Venha bater um papo com a nossa equipe de especialistas e garanta um negócio de sucesso!
Até a próxima!