Além de aumentar a visibilidade do seu ponto comercial, um bom projeto de iluminação proporciona maior satisfação ao cliente, gerando a partir daí, uma maior lucratividade para seus negócios.
Já parou para pensar nisso?
A iluminação é uma ferramenta muito poderosa, capaz de valorizar e proporcionar experiências únicas para determinado ambiente ou produto.
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A iluminação auxilia no aumento das vendas
Para alcançar determinada satisfação, é importante que a iluminação invista em contraste, transmitindo emoções e que relembrem a sua marca!
Mas como?! Ok, vamos por partes! Você já ouviu falar em identidade arquitetônica comercial?
A identidade arquitetônica é nada mais do que “a cara do seu negócio” – ou seja, ela irá transmitir automaticamente, cores e formas exclusivas para determinado empreendimento.
Além disso, a iluminação de ambientes comerciais influencia diretamente em suas vendas, estando ela ligada à percepção psicológica capaz de induzir a compra.
Portanto, ela é responsável por comunicar sobre a marca ao consumidor e, consequentemente, como o mesmo irá comportar-se perante sua marca, refletindo assim, em seu comportamento e percepções sobre o local.
Não menos importante, está presente o fator de que uma boa ambiência reflete na produtividade dos funcionários, proporcionando alegrias ou insatisfações.
Por isso a escolha de bons profissionais influencia diretamente em sua lucratividade. E aqui vai o “pulo do gato” para você que está querendo aumentar as suas vendas e ainda fortalecer a marca da sua empresa!
Você já ouviu falar em arquiteto comercial?
Assim como a medicina, por exemplo, possui suas especializações nas áreas, a arquitetura funciona da mesma maneira!
Um arquiteto comercial, atende exclusivamente às demandas do seu ambiente comercial – de forma online – sem perder a essência e cultura do seu negócio!
O nosso escritório de arquitetura, por exemplo, atua com o Método AFL, onde unimos a atratividade, funcionalidade e lucratividade, pensando exclusivamente no core-business da da sua empresa.
Já parou para pensar que é sempre possível lucrar mais? Pois é!
Segundo dados realizado pelo nosso escritório de arquitetura, nossos clientes – após implantação do projeto arquitetônico – conseguem faturar até 50% a mais.
Isso acontece, porque juntos, conseguimos viabilizar a melhor estratégia para o seu negócio, dentro da sua possibilidade financeira.
Temos diversas opções de planos para você que está pensando em abrir ou reformar o seu espaço comercial! Vem bater um papo com nossos especialistas e tenha seu projeto arquitetônico comercial direcionado para o aumento das vendas.
Como planejar um projeto de iluminação?
Iluminar determinado ambiente, vai muito além de somente o ato do “iluminar”! É preciso torná-lo completo, criar cenários e valorizar o aconchego e praticidade.
Agregar conceito e valores à sua marca, de maneira com que contenham elementos arquitetônicos voltados ao seu cliente.
Entender como contratar seu projeto de arquitetura está diretamente alinhado na escolha de bons profissionais!
E para te auxiliar, compilamos 7 dicas para que o seu projeto e a escolha de bons profissionais seja um excelente investimento para seus negócios.
Mas antes de tudo, é imprescindível que saiba! Todo projeto arquitetônico envolve a necessidade de um profissional qualificado, para que seu investimento não se torne um prejuízo.
Repare no projeto arquitetônico abaixo, um exemplo de planejamento, onde estudos apontaram um aumento de mais de 50% nos lucros.
Conte com a ajuda de profissionais especializados
A fim de que você não tenha nenhuma surpresa desagradável, a escolha de bons profissionais é essencial para a lucratividade do seu empreendimento.
Opte por encontrar profissionais que tenham referência de mercado e sejam especializados em seu nicho de atuação. Dessa forma, será possível conciliar ideias criativas e lucrativas para o seu empreendimento!
Imagine sua empresa, mal organizada para o fluxo de trabalho dos seus funcionários, não estruturada para receber seus fornecedores e clientes.
Imagine agora, seus clientes não encontrando os produtos dentro da sua empresa, ou o seu cliente, aquele do tipo ideal, que não vai no seu estabelecimento porque a comunicação não atrai esse perfil de cliente.
Já parou para pensar nisso?!
E imaginem só! A consequência pode ser até pior: seu faturamento danificado, porque o espaço físico não conecta o diálogo entre produto/serviço, o conceito e os clientes.
Como resolver todas essas questões?! Com uma boa conversa com um profissional de arquitetura comercial, especializado no seu segmento de mercado!
Planejamento
Este é o ponto de partida e é a partir dele que podemos aproveitar os benefícios da iluminação, de uma forma exclusiva para o seu empreendimento.
Primeiro ponto a se pensar é sobre a sensação que você, como empreendedor, quer passar para o seu negócio. E acredite, esta é uma etapa muito importante!
Mas para isso é de extrema importância que entenda e conheça o seu público-alvo e o core-business do seu empreendimento – seu negócio principal.
Organização é tudo! Então para que seu planejamento saia do papel e se torne um investimento lucrativo, é muito importante que tenha organização em suas anotações, planejamento, jornada, etc.
O trello, por exemplo, é uma excelente ferramenta para você que está iniciando um planejamento e o melhor de tudo, é gratuito em suas funcionalidades básicas, tendo a opção PRO, caso queira aperfeiçoar com ênfase todo o seu planejamento.
Você conhece sua persona?
Diferente do público alvo – cliente que você deseja atingir – a persona está alinhada à personificação ideal de um determinado público – ela é baseada em dados reais e comportamento.
A criação de uma persona é um processo!
Para que você possa entender melhor, a persona deve apresentar características reais e concretas, baseados em questionários e dados analíticos.
Confira rapidamente um passo a passo para criar a persona do seu negócio:
- Coleta de dados dos seus atuais clientes;
- Questionários para coleta de informações;
- Compilação e análise de dados;
- Compartilhamento de persona com equipe.
Iluminação interna
Saímos da parte “teórica” e partimos para a prática!
Nesta etapa alinhamos a identidade da sua marca, cultura, persona com o design do ambiente e, consequentemente, cause estímulos visuais que o façam passar mais tempo no local.
Por outro lado, temos os empreendimentos característicos como express, onde há a necessidade em deixar bem claro a rota que o cliente fará no estabelecimento – sem fugir da praticidade e rapidez.
Querem alguns exemplos?
Iluminação externa
Você já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”?
Pois é! A iluminação da sua fachada é de extrema importância para impactar – de primeira instância – o seu cliente.
Quando o assunto é divulgação, logo remetemos a ideia do digital, com o marketing e seus aliados. Mas diferente do meio on, os meios off de publicidade ainda são – muito – eficazes!
A fachada de um estabelecimento é um excelente aliado para a conquista de novos clientes. Despertando, muitas das vezes, curiosidade em conhecer o local que lhe causou um impacto positivo.
Aproveite as oportunidades
A iluminação de um ambiente comercial vai além do ato de iluminar, é através dela que se é possível criar sensações, cenários, contrastes, emoções e pontos de atração dentro de seu estabelecimento.
É de extrema importância citarmos sobre as especificações técnicas de seus produtos, a fim de que a escolha da iluminação seja certeira para cada ambiente.
Existem algumas técnicas de iluminação que podem influenciar diretamente em seus negócios. São eles:
- Luz direta;
- Luz indireta;
- Luz difusa;
- Wall washer;
Estas técnicas são de extrema importância para determinar o foco e contraste de seus produtos/ambiente. Influenciando a atenção, por exemplo, para determinado local.
Iluminação não é gasto, é investimento
Bem como a escolha de bons equipamentos para seu comércio ou estabelecimento, a escolha de uma iluminação correta é considerada como um investimento que se compensa ao longo dos anos.
Além de que, o custo da energia, está diretamente ligado ao tempo de funcionamento do estabelecimento, ou seja, um projeto de iluminação pode te auxiliar na escolha de lâmpadas e materiais de fabricação mais sustentável e de uso econômico.
Conclusão
Além de valorizar a sua função estética eficiente, diferenciar e utilizar da criatividade é uma excelente aposta para a conquista e fidelização de clientes.
Atente-se ao estilo do seu empreendimento e faça composições com luminárias e abajures, por exemplo. É hora de soltar a criatividade e inovar.
E não se esqueça! Se vai abrir ou reformar seu espaço comercial, entre em contato com o nosso escritório para contratar um arquiteto comercial especializado no ramo do seu negócio e não saia no prejuízo!
Aumente suas vendas e maximize a força da sua marca com a nossa ajuda.
Até a próxima!