Desde que abrimos a Arquiter, em 2015 escutamos essa pergunta:
Mas o que é um arquiteto comercial?! Qual é a diferença entre um arquiteto, para um arquiteto comercial?
Já parou para pensar que é sempre possível lucrar mais? Pois é!
Segundo dados realizado pelo nosso escritório de arquitetura, nossos clientes – após implantação do projeto arquitetônico – conseguem faturar até 70% a mais.
Não podemos deixar de lado o fato de maximizar, em grande escala, a força da sua marca, em seu segmento de mercado.
Quer saber mais sobre arquiteto comercial? Vem comigo que eu explico!
>> Confira e navegue através dos tópicos:
O que faz um Arquiteto Comercial?
Assim como outras áreas, como a medicina por exemplo, a arquitetura tem suas especializações, e uma delas é a Arquitetura Comercial.
Ouvindo centenas de empresários ao longo desses anos, o que mais ouvimos foi:
- Vou gastar reformando minha loja? E se ela fechar em seguida?
- Em quanto tempo esse investimento vai se pagar?
- Mas reformar para quê, o que isso vai mudar nas minhas vendas?
A resposta é: Arquitetura Comercial!
O arquiteto comercial é o profissional especializado ,que além de trazer beleza e destaque ao seu negócio, ele faz isso com uma base de estudo, que verifica cada estratégia que deverá ser usada, e qual delas vai te trazer mais rendimento.
É sobre inteligência comercial aplicada ao seu negócio! Querem um exemplo?
Em 2022 reformamos a Flakes Brazil e não para por aí!
Em 2023, estávamos lado a lado, realizando seus mais novos projetos: A primeira loja conceito e a primeira fábrica!
O arquiteto comercial sempre inicia seu projeto através de um estudo, que conta com o conhecimento da sua marca, história, público alvo, rotina de trabalho e onde você sonha em chegar.
Realizado esse estudo adotamos a metodologia mais adequada para seu caso.
E a estratégia escolhida sempre varia de acordo com o objetivo que se quer chegar!
Qual a importância de arquiteto comercial?
Seus clientes encontram os produtos com facilidade? Seu estabelecimento está passando a mensagem correta da sua marca? Uma coisa é certa, arquitetura comercial te ajuda a não ter nenhuma dúvida.
Feito isso iniciamos a etapa de ideias, que é a parte mais prazerosa! É aqui que o empresário consegue visualizar a teoria se aliando à arte, e tornando seu sonho realidade.
Cada elemento de decoração, iluminação, posicionamento de layout é milimetricamente pensado para chegar ao resultado que programamos desde o início. Veja um exemplo:
Realizamos o Método AFL na Cantina Ghiotto, e enxergamos uma grande oportunidade para multiplicarem seus lucros e o resultado foi um sucesso!
Quer mais detalhes? É só clicar neste link.
Quer conhecer melhor sobre o Método AFL aplicado pelo nosso escritório de arquitetura?!
Mais pra frente iremos abordar este tópico, mas antes é preciso mencionar alguns detalhes sobre esta etapa.
Também é muito importante discutirmos o valor ideal de investimento na obra, e avaliarmos qual será o up grade no faturamento após as modificações, para saber o tempo que o investimento irá se pagar.
Se prepare para o sucesso!
São estudos envolvendo seus produtos ou serviços, apresentação visual do seu estabelecimento e o perfil de clientes que vão ajudar a sua empresa a crescer, ao invés de fechar em seguida por falta de estratégia.
Essa inteligência estratégica também é arquitetura comercial!
Repito: Não é somente deixar seu projeto lindo – é deixar lindo, inovador e altamente lucrativo.
A ideia é que você seja surpreendido na velocidade que o investimento vai se pagar. Se prepare para o crescimento!
ATENÇÃO! Arquiteto comercial, além de todo o estudo e consultoria do seu negócio, deve possuir domínio e especialidade em normas e legislações que variam para cada setor, nesse artigo mostramos quais os tipos.
Conheça nosso Método AFL
Nós sempre explicamos aos nossos clientes, que o projeto de arquitetura comercial do seu negócio, com o Método AFL é um trabalho feito a “quatro mãos”, porque a participação de quem gerencia o negócio é fundamental.
O Método AFL engloba 17 passos, unindo a atração, funcionalidade e lucratividade para a sua empresa!
Porque afinal, este é o seu sonho, é o que você quer proporcionar ao seu cliente, que está em jogo – concorda comigo?
Todas as etapas que avançamos e explicamos de forma detalhada devem ser validadas e aprovadas pelo dono do negócio.
O projeto está aprovado? Hora de organizar a execução.
E por fim finalizamos com a entrega total do seu projeto, desde a etapa de estudo de caso, até o projeto executivo detalhado e a planilha de custos da sua obra.
Voltando ao começo dessa conversa rapidamente: o projeto é desenhado em cima do orçamento que o cliente planejou para a execução.
É para você tirar o seu sonho do papel o mais rápido que conseguir!
Agora que te mostramos como que a arquitetura comercial vai mudar suas vendas, vamos mostrar mais alguns diferenciais que um arquiteto comercial possui:
- Preocupação com cumprimento e otimização de prazos de entrega. Muitas empresas já vêm nos procurar com pontos locados e com tempo de carência ou aluguel correndo. E nesse caso, tempo é dinheiro!
- Toda tomada de decisão e sugestão apontada em projeto possui uma justificativa que irá impactar seu faturamento. A arquitetura comercial preza sim pelo belo, mas desde que seja funcional e traga lucro! Eu já falei sobre isso, não é? rsrs
- Cuidado redobrado na averiguação e aplicação das normativas. Assim como você não pode perder tempo para abrir seu negócio, ele estar totalmente regularizado é tão importante quanto a agilidade. Imagina como pode ser prejudicial à saúde do seu negócio ter de suspender a operação para arrumar alguma norma da legislação que não está em dia.
- Habilidade de programar a execução do seu projeto em partes ou que seja realizada uma reforma sem precisar fechar o estabelecimento enquanto isso. Sim, nós temos esse super poder;
- Priorizar o quesito de maior importância analisando: o ponto, disponibilidade de orçamento, resultado esperado e conceito da marca.
- Por último e não menos importante, tenha sua obra e seu resultado sem imprevistos. Nada mais frustrante que gastar energia e investimento em algo que não sabemos qual retorno vai dar ou ele sairá diferente do esperado.
Conclusão
Imagine seu empreendimento mal organizado para o fluxo de trabalho dos seus funcionários, não estruturado para receber seus fornecedores.
Imagine seus clientes não encontrando os produtos dentro da sua empresa.
Ou o seu cliente ideal que não vai no seu estabelecimento porque a comunicação não atrai esse perfil de cliente.
A consequência é o pior: seu faturamento danificado porque o espaço físico não conecta o diálogo entre produto/serviço, o conceito e os clientes.
Entre em contato com o nosso escritório para contratar um arquiteto comercial especializado no ramo do seu negócio!
Essa é a especialidade de um arquiteto comercial: planejar e acompanhar o processo de reforma ou construção para uma entrega sólida da sua marca.
Você está pronto para crescer? Fale com um especialista.