Certamente você já visitou um estabelecimento com um espaço Instagramável, onde as pessoas fazem filas IMENSAS para tirar uma foto…
Mas e a palavra “Instagramável”, você já ouviu este termo por aí?!
Muito utilizado nos Estados Unidos, o termo Instagramável virou tendência nas redes sociais e atualmente ele é utilizado para descrever o “enquadro de uma boa foto”, principalmente no Instagram…
Também conhecido como ambiente Instagramável, estes espaços são criados a partir de um planejamento adequado, com os adereços corretos! Tudo isso a fim de que este ambiente se torne realmente Instagramável.
É preciso muito cuidado com o estilo, cores e iluminação – por exemplo – a fim de que seu espaço Instagramável se torne eficiente e lucrativo – seja em questão de engajamento, branding ou até mesmo vendas.
São inúmeras as possibilidades que compõe um espaço Instagramável: arcos decorados, balanços suspensos ou até mesmo pinturas, a fim de torná-la uma parede instagramável!
O termo Instagramável é recente no vocabulário da web e aparece cada vez mais – principalmente nas redes sociais de influencers e publicitários.
Presente na hora de criar posts engajados, o espaço Instagramável vem ganhando mais destaque no mundo da web e profissionais que não aderirem esta ideia podem ficar pra trás na corrida do 1º lugar!
>> Confira e navegue através dos tópicos:
O que é um Espaço Instagramável?
A palavra Instagramável surgiu em meados de 2018 e tem como significado: “propício para o Instagram” ou “ideal para o Instagram”.
Um espaço Instagramável nada mais é do que um local ou objeto – visualmente atrativo – com a intenção de despertar o interesse no cliente de tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais.
O que acontece, é que, muitas vezes estes locais – Instagramável – são publicados e as empresas são “m@rcadas”…
Consequentemente, chamando atenção de outros usuários para visitar o perfil da marca ou até mesmo visitar aquele cantinho especial para tirar uma foto Instagramável.
E qual é o seu objetivo?
Criados de forma proposital, um espaço Instagramável é ideal para tirar fotos incríveis, pois estas instalações são pensadas principalmente com o intuito de captar atenção, interagir e até mesmo “viralizar” nas redes sociais – principalmente no Instagram.
Visto como uma estratégia de marketing digital, o espaço Instagramável vem com o intuito de gerar conteúdo relevante e de alta qualidade.
Consequentemente, escalonando o engajamento de clientes ao proporcionar o compartilhamento orgânico. Além de maximizar o branding da empresa nos meios digitais.
Ideias para criar um ambiente Instagramável
As etapas de criação de um espaço Instagramável requerem muita atenção e cuidado com os detalhes…
É de extrema importância que o desenvolvimento do projeto esteja alinhado com a marca da sua empresa – principalmente quando o assunto é visual – como é o caso do espaço Instagramável.
Para te auxiliar, listamos abaixo os principais cuidados que você deve ter antes de iniciar o seu projeto de espaço Instagramável. São eles:
- O que a marca da sua empresa representa?
- Desenvolva um conceito Instagramável que faça sentido com a sua marca;
- Atenção na infraestrutura e lembre-se de separar um local específico para o seu espaço Instagramável;
- Lembre-se de que o seu ambiente instagramável deve “conversar” com o resto do seu estabelecimento;
- Os pontos de iluminação são essenciais para criar cenários Instagramável e deixarem as fotos e vídeos mais nítidos;
- A decoração interativa é opcional, desde que o espaço Instagramável não tire o foco do seu produto;
- Criar hashtags ou slogans incentivam o seu cliente a engajarem com a sua marca e é uma excelente estratégia Instagramável;
- Converse com seus clientes e explore nas mídias digitais os espaços Instagramável que estão dentro do seu nicho de atuação;
- E principalmente, “saia fora da caixa” e abuse da criatividade para compor o seu ambiente Instagramável!
Mas e aí… Já deu uma olhada nas imagens da web?
Bom… Se o termo Instagramável tende a ser propício para Instagram, então o primeiro passo é compilar o máximo de informações sobre os espaços Instagramável, no próprio Instagram!
E em se tratando de busca por imagens, o PInterest é também, um excelente aliado para esta missão!
Afinal de contas, esta plataforma permite que sejam encontradas grandes tendências – através de imagens ou vídeos – em poucos segundos.
Bater um papo com um arquiteto é de extrema importância para escolha apropriada do seu ambiente Instagramável!
Não está válido sair “abrindo espaço” dentro da sua empresa, sem pensar por exemplo em:
- Este espaço Instagramável, diminuirá o espaço de locomoção de funcionários e/ou clientes?
- O espaço Instagramável será um plus na sua empresa ou irá tirar o foco do seu produto/serviço?
- Quais composições são indispensável para criar seu ambiente Instagramável?
- Quais são os pontos de iluminação?! Infraestrutura?
Claro! Além destas, existem “N” situações que você, como empreendedor, deve estar atento e em sintonia com seu arquiteto.
Além destas, compilamos algumas dicas específicas para criar um espaço Instagramável para sua empresa. Confira no tópico a seguir.
Ambientes pequenos
Você está pensando em criar seu espaço Instagramável, mas seu estabelecimento é pequeno?
Ao invés de optar por espaços na parte interna, você também pode “sair fora da caixa” e criar algo totalmente novo!
Esta primeira imagem retrata a empresa Voodoo Doughnut – Orlando, FL, Estados Unidos. Eles criaram uma poltrona GIGANTE de doughnut – totalmente Instagramável!
Perceba que a poltrona de doughnut fica praticamente na calçada. Tornando aquele estabelecimento atrativo e Instagramável, a metros de distância!
Já no segundo exemplo podemos notar um estabelecimento voltado para o ramo de vinhos.
A entrada nos faz lembrar de uma garrafa e pontos de iluminação são incrementados para dar sofisticação ao ambiente. Totalmente Instagramável, não concordam?
A empresa que aderiu esta entrada Instagramável de vinhos, se chama Wine Store e ela está presente no Melbourne Central Shopping – Melbourne VIC, Austrália.
Se for o caso, e não for possível modificar o espaço externo, você pode reservar um “cantinho” interno para criar seu espaço Instagramável!
Veja esta composição criada pelo nosso escritório, na Kaju Bistrô e Confeitaria.
O contraste vermelho com as poltronas, quadros, estante e vasos incrementam o espaço para que ele se torne aconchegante, sofisticado e propício para fotos Instagramáveis!
💡 Você também pode conferir, além destas, outras imagens em nosso Instagram, é só clicar no link.
Uma excelente alternativa para criar um espaço Instagramável sem ocupar muito espaço, é a criar composições em sua própria parede!
Vejam o design da empresa Sr. e Sra, Alianças como o letreiro, além de criar um ambiente Instagramável, é uma excelente estratégia de branding por dar ênfase ao nome da empresa!
Além dos letreiros e placas, você também pode optar pela pichação na parede e tornar seu ambiente Instagramável, descolado!
Em meados de 2021 a Mc Donald’s lançou no Brasil o projeto grafite, o qual torna Instagramável vários pontos de atendimento, como é o caso desta sorveteria na cidade de Brasília, DF.
A pizzaria Donna Bella Pizzaria, foi um dos projetos onde o grafite trouxe o Instagramável para dentro do ambiente! Perceba como o contraste das cores torna o espaço, além de descolado, único!
Já parou para pensar que o banheiro é um grande aliado, principalmente para dar um retoque na make ou aquela ajeitadinha no cabelo?
Pois é! Um lugar perfeito para tornar o seu espaço Instagramável, sem ocupar muito espaço.
E vale de “tudo” para soltar a imaginação!
A primeira imagem retrata a Crazy Pianos, Portugal. Basicamente a intenção desta empresa é utilizar filmes para composição de diferentes ambientes. Incluindo o banheiro totalmente Instagramável!
Já a segunda imagem, retrata a empresa Arlo Gray, Estados Unidos.
A intenção deste restaurante é de narrar “A Cinderela Coreana”, uma famosa história que a mãe da chef Kristen Kish lhe contava quando criança.
E o que torna o espaço ainda mais Instagramável é que a história é narrada na própria língua coreana! Já imaginou estar em um ambiente como este? Totalmente único! Incrível, não é mesmo?
Ambientes médios/grandes
Ok! Agora vamos partir para os ambientes médios e grandes e como a sua empresa pode tornar-se totalmente Instagramável, além de seus espaços…
Vale lembrar que as ideias acima são válidas para todos os tamanhos de ambientes!
Criar um espaço Instagramável é criar um ambiente propício para fotos e vídeos, por isso soltar a criatividade e “sair fora da caixa” são requisitos básicos.
Que tal criar uma fachada para o seu estabelecimento totalmente Instagramável?!
Vejam como o nosso escritório trouxe uma vitrine de loja Instagramável, criada e alinhada com a proposta da marca – Sonho de Criança.
A empresa MC Donald’s também é exemplo e referência em fachada comercial – quando o assunto é cenário nstagramável!
A Méqui 1000 foi construída sob um casarão histórico, estilo colonial e seu objetivo é representar a milésima franquia da marca no Brasil. Essa foi, encontramos no Twitter e se quiserem conferir mais fotos, é só acessar o link.
A cidade escolhida para receber este unidade única, foi São Paulo. E além de possuir um design totalmente inovador, com uma fachada Instagramável, a empresa desenvolveu uma linha única de produtos, disponíveis somente neste unidade.
Se o seu estabelecimento tem espaço, não há o porquê não investir em um espaço totalmente Instagramável!
Vejam acima como o nosso escritório trouxe a ideia Instagramável para todos os ambientes da Puddinn.
Neste projeto de arquitetura desenvolvemos um design ambiental único, de fácil replicação, que reflete a identidade visual da empresa, desde o primeiro olhar.
E já que estamos falando em estabelecimento totalmente Instagramável. Confiram esta doceria instagramável acima!
Nosso escritório projetou o novo design da Flakes Brasil, tornando possível conciliar o termo Instagramável para todos os ambientes desta doceria!
E que tal transformar a sala de reuniões da sua empresa em um ambiente totalmente Instagramável?
Confira a primeira imagem, como o grafite transforma e cria um espaço Instagramável totalmente único!
E já que o assunto é escritório Instagramável, confiram a segunda ilustração. Projeto realizado para a empresa de Contabilidade Aurus.
Percebam que arquitetura estilo boho trás uma composição de cores harmoniosa e em contraste com os elementos naturais – quando alinhados a uma boa iluminação – torna um ambiente Instagramável e aconchegante.
E aí, curtiu?! Que tal criar um ambiente instagramável para que seus colaboradores compartilhem suas melhores ideias com a hashtag da empresa?
Se o seu estabelecimento têm espaço, invista em um ambiente onde as pessoas se sintam atraídas – como é o caso de um belo espaço Instagramável…
Veja estas imagens acima e perceba que, optamos por projetar um ambiente voltado ao estilo rústico e atemporal, incluindo composições harmoniosas que torna Instagramável todos os seus espaços externos.
Decoração Instagramável: Móveis e design para você se inspirar
Dicas para não ter erro
Além de criar um espaço Instagramável, você também pode deixar todo o seu estabelecimento Instagramável. Confira alguns exemplos:
- Nomes de drinks, cervejas artesanais, bebidas em geral;
- Nomes dos alimentos sejam eles snacks, pizzas, doces, etc;
- Design do cardápio;
- Nome para cada ambiente do seu estabelecimento;
- É válido até mesmo, criar um novo dialeto.
Conseguiu perceber que a palavra Instagramável pode ser aplicada para diferentes vertentes dentro do seu estabelecimento?
Contar com o auxílio de profissionais é uma excelente alternativa para não cometer nenhum erro!
Além da infraestrutura do local, estilo, textura, adereços, o espaço Instagramável deve estar alinhado com a marca da sua empresa e com a sua estratégia de marketing.
É aquele ditado…
“O barato sai caro”.
E nos dias de hoje, cometer erros além de ser um gasto, pode custar o engajamento de clientes do seu estabelecimento e até mesmo em suas vendas.
Vem bater um papo com os arquitetos da Sarah Penido Arquitetura e Design…
Juntos podemos criar um espaço Instagramável único para o seu business!