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Figital, Phygital: Aprenda a vender MUITO no varejo

Você sabia que cerca de 90% dos consumidores antes de irem à uma loja física, realizam buscas na internet?!

O termo “figital” ou “phygital” veio justamente a partir desta análise, com o propósito de otimizar a experiência do cliente, além de aumentar suas oportunidades em vender muito!

À medida em que estamos evoluindo, e a diferença entre as experiências – digital e física – criam a necessidade do modelo figital, e você, como empreendedor, deve começar a pensar na estratégia que melhor funcionará para o seu negócio.

Você não abriu sua loja para ver suas prateleiras e cabides parados, não é mesmo?!

Existem inúmeras maneiras de aprimorar as experiências do figital, que provavelmente você já tem.

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Mas caso esteja no estágio 0, este conteúdo poderá servir como base para implementar este modelo de vendas em seus negócios.

Vamos juntos?!

O que é Figital, Phygital?

A palavra figital ou phygital vem da contração das palavras em ingles “physical” (físico) e “digital” (digital). É, em resumo, a integração entre os dois canais, unindo as experiências em átomos (pessoas) e bits (dados digitais). 

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O que é Figital, Phygital?

O conceito de figital compreende três distintos componentes. Sendo eles:

  • Instantânea: Uma transação em tempo real que proporciona gratificação instantânea ao consumidor;
  • Imersiva e conectada: Participação dos consumidores no processo de vendas figital;
  • Interação envolvente: Comunicação e harmonia com as instalações físicas e digitais.

Ao longo dos anos foi percebido cada vez mais empresas se ajustando extremamente rápidos em colocar em prática suas estratégias figital e realizar digitalmente tarefas que antes eram realizadas, somente pessoalmente. 

Isso inclui coisas como compras de supermercado, compras em lojas de roupas, compras em lojas de calçados, compras em lojas ateliers e por aí vai…

O sucesso das soluções figital, estão na coleta de feedbacks e dos programas de entrega.

E atenção! Os varejistas atestam o fato de que os consumidores agora, se sentem muito mais à vontade utilizando um aplicativo móvel para “caminhar pelos corredores”, ao invés de passar horas e horas andando “pra lá e pra cá”.

Outros exemplos incluem usar o celular para consultar o cardápio de um restaurante, realizar um pagamento via QR Code, ou até mesmo utilizar um dispositivo para monitorar sua saúde. 

A mistura de físico e digital na estratégia de experiência do cliente certamente veio para ficar e empresas que não adotarem este novo estilo, podem acabar fechando suas portas.

Como implementar o Figital?

A criação de uma estratégia figital deve se iniciar a partir de uma avaliação da experiência atual do cliente. Caso você esteja abrindo uma novo negócio, é só avançar para o próximo passo.

Comece se perguntando:

Qual é o seu core-business? Onde seus clientes estão enfrentando desafios ou dificultados? Em que você deseja investir mais? Seu modelo de vendas auxilia o cliente a decidir uma compra, de que forma? 

Para atrair o cliente, é extremamente importante entender quais são suas expectativas e quais são os processos pelos quais ele passa até chegar à sua tomada de decisão. E como captar essas informações?! Conversando, perguntando, interagindo!

Comece na sua loja física com um bate-papo esporádico com as questões, “como você conheceu nossa loja”, “o que você tem gostado mais”, “quais são suas dúvidas”, “qual é a sua intenção”, etc.

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Experiência Figital – Impressoras 3D Toshiba Virtual Profitting Room – Crédito: Design Milk

Confiram este exemplo, onde as câmeras de alta resolução e detecção de movimento, nos permite experimentar roupas virtualmente – de maneira ágil, fácil e super instagramável!

Tenha uma estratégia de venda bem definida e estruture seus canais de contato 

O autoconhecimento é uma poderosa ferramenta para o sucesso desse processo. Não adianta nada você querer vender seus produtos ou serviços, sendo que ainda há muitos aspectos não definidos.

Por isso a listagem de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa é um passo extremamente importante!

Nessa etapa você consegue analisar se essa oferta atende de forma efetiva as necessidades do seu cliente, ou se tem itens em excesso ou faltando nessa lista.

A análise de curva ABC, por exemplo, pode auxiliar nessa etapa. Além de apresentar o ticket médio dos produtos ofertados, em comparativo com o que tem mais e menos saída.

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Curva ABC – Crédito: Umov.me

Depois de analisar sua listagem de produtos, alinhe todos os canais de contato que a sua empresa possui: website, instagram, facebook, linkedin, pinterest e por aí vai.

Crie uma estratégia de marketing e vendas para integrar o modelo figital na sua empresa – no final deste conteúdo, criamos o tópico “dicas bônus”, onde compilamos inúmeras estratégias para aplicar em seus negócios.

Crie uma jornada de compra fluída 

As estratégias de marketing e vendas precisam estar alinhadas, a fim de que o seu consumidor tenha uma boa experiência de compra (se não ele nem volta).

Para oferecer uma experiência positiva, em cada estágio da jornada, acompanhe o pulso do seu consumidor, levando em consideração o que este consumidor vê, o que ele responde e o que acha interessante. 

De nada adianta criar um QR Code para PIX, se no seu estabelecimento não disponibiliza, por exemplo, wi-fi gratuito. Isso acaba gerando “certo desconforto” para o consumidor.

O que pode ser um fator determinante na hora de escolher entre um estabelecimento ou outro.

A melhor maneira de criar uma jornada de compra fluída para o seu cliente é colocando-se em seu lugar, analisando toda a sua jornada de compra e os melhores pontos de contato.

Para realizar uma análise mais completa, principalmente quando exige uma mudança no seu design interno e externo, a Sarah Penido Arquitetura e Design está aqui para te ajudar!

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Facilite a compra híbrida 

Lembra do exemplo do wi-fi com pagamento via PIX ou QR Code? Pois é! É extremamente importante facilitar a compra figital, se a sua intenção é a de vender muito!

Os consumidores, em sua grande maioria, operam em um mundo onde a gratificação instantânea e o atendimento imediato são os padrões mínimos, de uma lista imensa de exigências únicas.

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Figital em Restaurantes – Cardápio Digital com QR Code – Crédito: PInterest, Fonte: oimenu
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Exemplo Figital Varejo – Crédito: PInterest, Fonte: elo7
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Exemplo Figital – Totem caixa autoatendimento – Crédito: cotiaecia

Segundo dados, 45% dos clientes estão prontos para mudar de marca se uma empresa não antecipar suas necessidades, muito menos responder às suas necessidades quando apresentadas.

Por isso muita atenção!

O objetivo de uma estratégia figital é criar os tipos de envolvimentos imersivos, onde seus consumidores consideram tão fáceis que atingem uma utilidade extremamente poderosa e silenciosa.

Funciona tão bem que você nem recebe feedback dos clientes de forma espontânea, porque simplesmente funciona.

Invista em soluções de tecnologia e gestão de dados

Como o próprio termo insinua, o figital, phygital precisa estar conectado: o aspecto físico das compras com o digital. 

Para implementar com sucesso as qualidades de uma estratégia figital, você precisará garantir que a conexão e a imersão estejam no centro.

É importante tornar a experiência do seu cliente figital, conveniente e divertida.

Para obter os melhores resultados, certifique-se de oferecer momentos figitais em seu site e redes sociais, e certos pontos figitais em sua loja, que realmente chamarão a atenção e desperte curiosidade nos clientes.

Quer um exemplo?

Escolher melhor exemplo figital.

Crie uma estratégia de marketing

Achei interessante este tópico entrar nessa lista, pois de nada adianta implementar em sua loja física o modelo figital e seus sites, redes sociais estarem desatualizados dessa nova estratégia.

Se você é o marketing da sua empresa, recomendamos que crie um plano estratégico e vá aplicando aos poucos. Nada de querer “mudar tudo, da noite para o dia.” – isso pode afetar o seu engajamento e satisfação dos clientes.

Uma grande tendência no varejo é o uso do Tik Tok e o Instagram, para promover produtos e serviços. E atenção! Segundo o Instagram, as “compras ao vivo” deixarão de funcionar a partir de 16 de março de 2023.

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Tik Tok Shopping – Crédito: Glossy
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Instagram Shopping. Crédito: Tecnoblog

São inúmeras possibilidades de integrar o seu marketing digital com o seu marketing “offline” (dentro da sua loja física) e cada segmento de mercado se comporta de uma maneira diferente!

Por isso, recomendamos que faça uma análise de concorrência, antes de tudo, a fim de otimizar o seu foco e suas estratégias de vendas.

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A forma com que a sua empresa comunica novas ofertas, divulga seus produtos e configura o suporte ao cliente, será fundamental para vender muito!

Considere a sinalização de suas lojas para educar e converter seus consumidores. Crie ofertas exclusivas que você pode fornecer aos clientes que interagem entre sua loja física e digital – principalmente se suas venda acontecem nas redes sociais. 

Você está adicionando personalização à experiência do seu consumidor? 

Todos esses fatores devem fazer parte de sua estratégia phygital. E não se esqueça de medir, e analisar seus dados para que você possa otimizar constantemente a experiência do cliente.

Dicas bônus para aumentar o lucro da sua empresa

O termo é novo, mas a ideia já é antiga. Por isso, estude seu mercado e compare o que está dando certo e quais tendências podem ser enriquecedoras para o seu negócio.

No futuro, as verdadeiras experiências phygitais terão um modelo de antecipação avançado, como é o caso do ChatGPT, o Bard, a Siri, entre outros.

Em uma entrevista, o varejista de moda Aldo, relatou uma taxa de engajamento digital de aproximadamente 308%, após transmissão de compras ao vivo.

Na maioria dessas transmissões, o host (apresentador) faz perguntas, debatem sobre temáticas, a fim de vender produtos ou serviços específicos. Além desta outras experiências podem ser implementadas, confira no próximo tópico.

Experiências figitais para você implementar

  • Trends no TikTok;
  • Contratar influencers digitais para divulgar produtos ou serviços (caso você tenha vergonha de aparecer);
  • Venda de produtos por transmissão ao vivo;
  • QR Codes (check-in para a sua reserva, exibir o menu do restaurante, cupons, pagamentos, deixe um comentário, inscreva-se em um programa de fidelidade, acessar o wi-fi, etc.);
  • Realidade virtual (óculos de realidade virtual, realidade virtual online, etc.);
  • Inteligência artificial (ex: ao perguntarmos para a siri ou google um “restaurante rústico perto de mim”);
  • Lojas virtuais com entrega no balcão;
  • Quiosques interativos (como em aeroportos, restaurantes, bancos, etc.)

É melhor ver do que escrever, por isso, separei as melhores estratégias phygitais para você. Confira:

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Experiência figital para varejo – Crédito: PInterest, Fonte: arkansasonline
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Experiência figital para varejo
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Experiência figital para lanchonetes, restaurantes e bares – Crédito: Tecnoblog

As opções são inúmeras e o ideal é que a sua estratégia phygital esteja alinhada com a proposta da sua marca. Imagine por exemplo o seu cliente poder conferir seu look direto de um celular super instagramável?!

Poder experimentar o calçado em uma esteira? Utilizar o cardápio digital, seja através de tablets ou QR Codes? Poder personalizar uma roupa do seu jeito, conferir preços, promoções e até mesmo assistir a desfiles de moda através de um óculos?!

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Figital para Varejo – Crédito: PInterest, Fonte: textronic
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Figital para Varejo – Crédito: PInterest, Fonte: textronic
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Figital para Varejo – Crédito: ecommercemag

As experiências figitais mais famosas do mundo

Separamos quatro experiências figitais para varejo de marcas famosas que, deram muito certo e possibilitaram essas empresas a venderem muito!

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Figital no Varejo – Crédito: Cosmetics China Agency, Fonte: Yves Saint Laurent

 A famosa marca Yves Saint Laurent (YSL) desenvolveu uma “verificação de pele”, o qual realiza um diagnóstico, em 5 minutos, para fornecer uma imagem de sua pele e suas recomendações personalizadas de cuidados com a pele. 

Nas máquinas de venda automática “Beauty Matic ”, ainda é possível trocar moedas YSL, por brindes de beleza exclusivos!

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Figital no Varejo – Crédito: Cosmetics China Agency, Fonte: Clarins

A fim de promover o relançamento do Total Eye Lift, a renomada Clarins criou uma campanha impactante, onde a marca de beleza resolveu brincar com o conceito de rapidez . 

Por exemplo, o perfume destina-se a mostrar “eficácia em 60 segundos no topo do Chrono”. Imaginem só criar um gamer Fórmula 1, exclusivo da sua marca?

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Figital no Varejo – Crédito: Cosmetics China Agency, Fonte: B+Tube

A marca chinesa de cosméticos, B+Tube, decidiu criar o “GenZ”, com um espaço instagramável – do piso ao teto.

Esse ambiente foi construído com o propósito de que qualquer pessoa faça parte de um universo especial, feito de fundo iridescente e neon. 

O GenZ oferece inúmeras possibilidades para os jovens criarem conteúdos. E lá é permitido dançar, descobrir a rotina de cuidados com a pele, experimentar a linha de maquiagem e assistir a tutoriais e vídeos.

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Figital no Varejo – Crédito: Cosmetics China Agency, Fonte: Givenchy

A identidade da marca Givenchy tem tudo a ver com alta costura.

A experiência phygital foi completada por um display de parede digital interativo . Os clientes, por sua vez, podem inserir seus nomes e ver uma explosão de pólvora personalizada.

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Experiência Figital na Arquitetura – Crédito: Ecommercemag.FR, Fonte: Target Open House

Este novo tipo de loja figital, está localizado no shopping center Metreon, em San Francisco, e tem como objetivo apresentar tecnologias avançadas no setor, ao mesmo tempo em que direciona o consumidor para o mercado de produtos conectados.

Todo envidraçado, o espaço phygital conta com telas panorâmicas que permitem animar os aparelhos de acordo com a escolha, ou seja, todo o projeto ganha vida.

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Formada em Administração pela Unioeste, especializada em Marketing Digital, SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Pesquisa de Mercado. Apaixonada por projetos arquitetônicos e design de interiores.

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