Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, é fundamental que empresas invistam na reforma e modernização de seus espaços comerciais para manterem-se competitivas e atrativas para o público.
Mas como iniciar o planejamento de uma reforma comercial?
Primeiro, é importante que entenda que a reforma comercial é uma excelente oportunidade para que a sua empresa possa melhorar, e se tornar mais atrativa aos olhos dos clientes.
É uma forma de fortalecer a imagem da empresa, despertando a curiosidade e também a oportunidade de ajustar os pontos fracos que foram identificados, além de atender melhor às necessidades de serviços ou produtos.
No entanto, é importante ressaltar que uma reforma comercial requer planejamento e organização para que o resultado final seja satisfatório. Neste artigo, vamos falar sobre como iniciar o planejamento de uma reforma comercial de sucesso.
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1. Conheça sua persona
Antes de iniciar uma reforma comercial, é essencial conhecer a persona da sua empresa. Persona é a representação fictícia do cliente ideal, que considera informações como faixa etária, gênero, classe social, interesses, entre outras características relevantes.
Com a persona em mente, é possível adequar o projeto de reforma às necessidades e expectativas do público-alvo.
Como se trata de um estabelecimento operante, essa etapa é relativamente mais fácil do que para um negócio que está iniciando e precisa fazer testes de mercado.
- Faça um levantamento do tipo de pessoa que mais frequenta seu estabelecimento e cruze essas informações com o conceito da sua marca. Por exemplo: Seu maior público alvo de vendas são pessoas de 25 a 40 anos que frequentam seu local após o trabalho. E veja se isso está de acordo com a imagem que você quer passar com seu negócio;
- Estudo se o que você está ofertando para essa persona é o que ela realmente necessita ou se você identifica mais uma oportunidade de oferta aí;
- Identifique se seu estabelecimento está acessível o suficiente para seu público alvo, com elementos que facilitem a locomoção e a acessibilidade, como corrimãos e rampas, por exemplo.
Esses são apenas alguns pontos que nós levantamos em nosso estudo inicial antes de iniciar um projeto. Tenha em mente a importância de um projeto especializado no assunto para que consiga identificar e alcançar os melhores resultados possíveis.
2. Organização é fundamental
Antes de começar qualquer reforma comercial, é fundamental ter uma boa organização. É importante que todas as informações estejam registradas e organizadas de forma clara e acessível para todos os envolvidos no projeto.
Além disso, é necessário definir um orçamento realista e estabelecer prazos para cada etapa da reforma.
Nós temos um artigo que trata justamente desse assunto te dando informações do quanto será seu investimento em projeto e obra e o retorno desse valor baseado em seu faturamento.
Reforma por si só já é uma operação em que podem surgir imprevistos. Por esse motivo, em uma reforma comercial, alguns fatores são muito importantes de serem levados em consideração.
- O tempo: seu estabelecimento não pode ficar inoperante, então quanto tempo irá durar essa operação e como ela será feita. Essa reforma será no mesmo local que o negócio já opera ou será uma mudança de endereço?
- Logística: em caso de uma reforma no mesmo local que o negócio já opera, como será o planejamento de execução dela? De forma que não tenha necessidade de fechamento desse período, mas ainda assim atenda as normativas de segurança, vigilância, municipal e também do prédio que ela está.
- Orçamento: o valor destinado a essa reforma deve sempre contar com uma reserva para imprevistos e também habilidade de escolha caso tenha de abrir mão de algo em prol de outro. Lembre-se que imprevistos podem acontecer, ainda mais se tratando de uma edificação já existente.
3. Planejamento é essencial
Após a organização, é hora de pensar no planejamento da reforma comercial.
O projeto deve levar em consideração o espaço disponível, a necessidade de renovação ou substituição de equipamentos e móveis, além da escolha de materiais e cores que transmitem a identidade visual da empresa.
Nessa etapa nós fazemos todo o lançamento das necessidades do empresário junto com o estudo de melhor layout. É uma etapa em que muitas variantes entram para chegar ao resultado desejado. Como:
- Técnicas de visual merchandising;
- Normas e legislação;
- Elaboração do layout;
- Criação do design;
- Escolha de materiais (cores, iluminação, mobiliário e tudo que vai constar no projeto).
4. Profissional de arquitetura comercial
Uma dica importante para iniciar seu planejamento de reforma comercial é contratar um profissional de arquitetura comercial. Um arquiteto comercial é fundamental para o sucesso de uma reforma.
Nós somos capacitados para criar um projeto de acordo com as necessidades do seu negócio, levando em consideração aspectos como funcionalidade, estética, segurança, acessibilidade e normas técnicas.
Orientando em relação à escolha dos materiais, cores, iluminação, além de considerar aspectos legais, como o alvará de funcionamento, inspeção do local e vigilância sanitária.
Somos capazes de compreender as necessidades da empresa e traduzi-las em um projeto arquitetônico que atenda às expectativas e necessidades do cliente, bem como da persona da empresa.
Nós não criamos apenas um ambiente bonito, mas sim uma arquitetura funcional. Onde cada metro quadrado do seu estabelecimento é minimamente pensado para te gerar lucros futuros e recorrentes.
Com nosso projeto bem planejado e executado, você aumenta as chances de sucesso da sua reforma comercial, garantindo que tudo saia dentro do planejado e alcance o resultado esperado no aumento do faturamento.
Dica bônus: para não perder dinheiro
Acredito que conseguimos neste artigo dar um panorama geral dos principais pontos que você precisa se atentar na sua reforma comercial.
Mas você sabia que nós da Sarah Penido Arquitetura e Design desenvolvemos um método exclusivo que aplicamos em todos nossos projetos, para criar resultados diferenciados de toda a concorrência?
O Método AFL é desenvolvido para maximizar a Atratividade, Funcionalidade e Lucratividade do seu negócio.
Sabemos que você, mais que ninguém, conhece seu negócio a fundo, com sua história e planos para o futuro. Mas com esse processo que desenvolvemos, conseguimos fazer com que seu planejamento deixe de ser somente um sonho e se torne realidade.
Conclusão
Iniciar um planejamento de reforma comercial pode ser uma tarefa desafiadora, mas seguindo as dicas acima você estará no caminho certo para obter sucesso na sua empreitada.
Lembre-se sempre de conhecer a sua persona, organizar e planejar bem as etapas da reforma, definir um orçamento realista e também contar com nós da Sarah Penido Arquitetura e Design para ajudar na criação de um projeto adequado às necessidades do seu negócio.
Com tudo isso em mente, você poderá transformar seu estabelecimento em um ambiente funcional para os clientes, aumentando as chances de sucesso do seu negócio e se destacando da concorrência.
A hora de faturar mais é agora, não espere demais para dar esse primeiro passo. Nossos grandes clientes, cases de sucesso, também começaram pequenos e nós ajudamos a chegar onde estão. Conte com a gente!