Abrir sua própria clínica é o grande sonho de muitos profissionais da área da saúde, mas além de todas as questões burocráticas que envolvem a abertura de empresas!
Entretanto, existem aspectos relacionados à arquitetura de clínicas que são muito importantes e DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO, caso queira ter um excelente retorno lucrativo!
O projeto de uma clínica, por exemplo, precisa seguir de forma criteriosa as necessidades de uso do local, assim como a normativa e NBR específica!
Tudo isso deve ser aliado à preocupação com aspectos funcionais e estéticos!
Afinal é de grande importância, é que a clínica se torne um local mais agradável para quem frequenta.
A seguir vamos listar informações cruciais que você precisa saber antes de abrir ou reformar sua clínica.
Tanto na etapa da construção, quanto no planejamento dos ambientes e decoração.
>> Confira e navegue através dos tópicos:
5 pontos importantes para abrir uma clínica
Quando o assunto é arquitetura de clínicas, devemos sempre iniciar pela estruturação do ambiente, independente do seu mercado de atuação, seja ela: clínica de emagrecimento, clínica médica, clínica odontológica, estética e por aí vai…
Esse tipo de layout deve ser adequado ao tipo de especialidade e público atendido, mas em vias gerais se trata de recepção logo na entrada, banheiros, sala de triagem ou atendimento médico, consultórios e salas de exames, quando houver.
Os detalhes são os pontos chaves em projetos de qualquer tipo de clínica, itens que garantam uma acessibilidade (abordado melhor no parágrafo acessibilidade) e transporte rápido de pacientes são fundamentais.
Padrões de tamanhos de portas e aberturas que possibilitem a passagem de cadeiras de rodas e macas.
E tudo faz parte de um conjunto estratégico para alinhar a melhor arquitetura de clínica para o seu tipo de negócio!
Normativas
Em se tratando da arquitetura de clínicas, o primeiro passo é o levantamento e estudo de todas as normativas referente ao projeto.
As primordiais são NBR 9050 é a normativa que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto.
Também deve ser levado em consideração o Código da Vigilância Sanitária Nacional e Estadual.
Nele é onde vemos quais especificações técnicas temos de seguir em ambientes hospitalares e clínicos.
Muita atenção neste tópico, pois até a torneira clínica precisa estar dentro das normativas exigidas!
Escolha do local
Não é novidade que a escolha do local, assim como a do ponto é um passo super importante para o sucesso de qualquer empreendimento – e não seria diferente na arquitetura de clínicas!
Um fator de atenção a se observar é se a edificação já cumpre parte dos pré-requisitos exigidos pelas normativas anteriores e se caso não, se é passível de adaptação.
É importante que o local viabilize o acesso de funcionários, pacientes, alimentos, medicamentos e descartes de forma independente.
Assim como as instalações prediais, dependendo inclusive o nível de uso da clínica, deverão ser previstos geradores e climatizadores de maior porte. Já se tratando de consultórios essa prática não se faz necessária.
Cores e Layout
O layout, etapa que vem em seguida, se não em conjunto com a decisão de escolha do local, é de extrema relevância para definir os fluxos que serão realizados dentro do lugar, tanto por pacientes, quanto pelo corpo clínico.
Apesar de muitas vezes passar batido, a decoração e escolha de cores em clínicas e consultórios médicos deve ser pensada de maneira bem estratégica.
Principalmente para poder amenizar de alguma forma o momento que o paciente está passando, por isso ATENÇÃO!
Separamos a seguir algumas dicas. Confira:
- Opte por cores em tons mais pastéis, de preferência na paleta de cor da marca da clínica;
- Em espaços compartilhados é possível fazer uma diversificação de cores e até mesmo ilustrações sem excessos na paredes;
- Utilize objetos decorativos como quadros para quebrar a sobriedade do ambiente;
- A iluminação é uma grande aliada no destaque das cores.
Iluminação
Já que introduzimos esse tema, vamos dar um tópico somente a ele, pela sua importância dentro do tema arquitetura de clínicas e consultórios!
A iluminação que compõe a arquitetura de clínicas e consultórios vai muito além dos benefícios de valorização de ambiente que a iluminação adequada geralmente trás.
E nesses casos ela se torna um instrumento de trabalho!
Por esse motivo a iluminação deve ser personalizada e seguir todas as especificações exigidas pela NBR e caso seja uma sala de procedimento, dos fabricantes dos aparelhos que serão utilizados no local.
Em áreas mais de uso comum ou esperas deve-se utilizar iluminação que tragam um aspecto mais aconchegante e menos cansativo aos olhos.
Acessibilidade
Não podemos falar de arquitetura de clínicas e consultórios sem mencionar a acessibilidade!
A acessibilidade como fator geral em uma sociedade é de extrema importância, mas em ambientes de saúde como é o caso da arquitetura de clínicas e consultórios, ela se torna primordial.
Através da NBR 9050, podemos identificar e aplicar diversas formas de acessibilidade, que vão desde rampas de acesso, marcação de piso para deficientes visuais, sinais sonoros, placas informativas com uso de braile, banheiros adaptados, entre outros.
Afim de suprir ao máximo as necessidades de todos os frequentadores do local, tornando-o o mais confortável e inclusivo possível.
Como atrair mais clientes através da arquitetura?
Muitas vezes temos em nossas mentes que ambientes de clínicas e consultórios são mais frios. Mas isso vem mudando muito!
Nós da Arquiter, temos recebido muitas solicitações de espaços instagramáveis para clínicas.
E acreditem!
Essa é uma estratégia que além de aumentar a atratividade do seu espaço, maximiza a exposição da sua marca – o que torna uma estratégia de branding, FANTÁSTICA!
Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como materiais utilizados: e que estejam todos dentro do que é permitido em normativa.
Lembre-se de chegar ao objetivo final, mas sem excessos e respeitando sempre o paciente!
💡Dica: O ambiente instagramável em clínicas e consultórios é uma excelente alternativa para mostrar o progresso de tratamentos e também como cenário de criação de conteúdos explicativos.
Conclusão
Como visto a arquitetura de clínicas ou consultório, exige uma série de estampas e cuidados, de início pode parecer um emaranhado de informações, mas com a ajuda de profissionais qualificados esse processo se torna mais organizado e simples.
E não se esqueça!
Se vai abrir ou reformar sua clínica ou consultório, entre em contato com o nosso escritório para contratar um arquiteto especializado no ramo do seu negócio e não saia no prejuízo!
Aumente suas visibilidade e maximize a força da sua marca com a nossa ajuda.
Até a próxima!